27/09/2007

COMO É UMA SESSÃO ESPÍRITA

Por Marina Motomura
Edição: Lauro Henriques Jr.


Não existe uma regra geral que oriente a realização de uma sessão espírita. Elas costumam ser voltadas para um fim específico, como livrar uma pessoa do consumo de drogas ou da presença de um espírito indesejado. “O Espiritismo não tem nenhum tipo de ritual nem adota nenhuma fórmula”, diz Wlademir Lisso, diretor do departamento de Assistência Espiritual da Federação Espírita do Estado de São Paulo. No entanto, alguns personagens estão presentes em todas as sessões espíritas: o doutrinador, que orienta a realização da sessão; os médiuns, que dão passes e fazem comunicações mediúnicas (ligações entre os espíritos encarnados – vivos – e os desencarnados – mortos); e os fiéis.

O cenário onde ocorrem as sessões também costuma ter características próprias. Nas salas dos centros espíritas, estão dispostas cadeiras em círculos ou fileiras e uma mesa coberta com toalha branca, sobre a qual ficam um livro espírita, um jarro com água e um aparelho de som que costuma tocar músicas suaves, tudo iluminado sobriamente. As sessões são abertas por uma prece feita pelo doutrinador, que pede proteção aos espíritos de luz, seguida da leitura de trechos de livros espíritas ou da Bíblia e da vibração (concentração em pensamentos positivos). Uma nova prece agradece os espíritos e encerra a sessão. Em seguida, os médiuns dão passes nos fiéis. A água do jarro, que foi transformada pelos bons espíritos durante a vibração, pode ser bebida pelos fiéis após a sessão ou levada para casa em garrafas.

“O procedimento não é igual de centro para centro. Ao contrário do que se imagina, não é em toda sessão que os médiuns recebem espíritos”, afirma a antropóloga Ceres de Carvalho Medina, da PUC de São Paulo. Nem mesmo as preces feitas na abertura e encerramento das sessões são as mesmas. “Apesar de usar o Pai-Nosso do Cristianismo, os espíritas não fazem preces formais ou escritas”, diz ela.

A especialização das sessões segue os dois dos princípios básicos do Espiritismo: estudo e mediunidade. As sessões de estudo servem para interiorizar a doutrina espírita e incluem leitura, exposição de textos, debates, palestras e produção de artigos. “O Espiritismo é uma religião letrada, em que há valorização do estudo”, afirma a antropóloga Maria Laura de Castro Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Prova disso é a preparação que os médiuns devem fazer antes de começar a atender os fiéis. “Nos centros mais rigorosos, eles fazem cursos de desenvolvimento mediúnico que podem durar até quatro anos”, diz Ceres.

A mais importante entre as sessões mediúnicas é a de desobsessão, em que o médium tenta tirar o domínio de um espírito sobre a pessoa. Na Federação Espírita de São Paulo, existem sessões específicas para atendimento de portadores do vírus HIV, usuários de drogas e pessoas com tendência ao suicídio. Há ainda sessões para cura de doenças e de psicografia de mensagens enviadas por espíritos.

Texto publicado no Especial 150 anos do Espiritismo - Volume 1 (pág. 8) - Seção "Questões d'além vida", do Almanque Abril, da Editora Abril.

Adquira aqui o Especial 150 anos do Espiritismo

4 Comentários:

Anônimo disse...

meu marido tem um geito como estivesse com um espirito mal

Anônimo disse...

A RELIGIAO ESPIRITA E ABENÇOADA POR Deus ou seja ela serve enteramente aos desgnos de Deus?

Anônimo disse...

No passado tive um problema de saúde sério de saúde e recebi a ajuda espiritual de André Luiz (Centro Espirita Tupiara). Fui a outro e em determinado momento passei a me sentir muito bem e vi um "ambiente repleto de cores transparentes".

Anônimo disse...

Procure orientaçao na biblia... Deus tem a cura pro seu esposo. Va a uma igreja, converse,entenda e busque a proteçao de Deus q ele liberta o seu marido. Tenha fé.

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo