A REENCARNAÇÃO E AS RELIGIÕES


Na enquete deste mês, o tema proposto é reencarnação e sobre este conceito pedimos a opinião dos leitores do blog. Bem sabemos que o tema é controverso, mas como é de nossa política, não pretendemos polemizar sobre qualquer assunto. Apenas colocamos na berlinda para colher a impressões dos freqüentadores desta página. E, como subsídio, trago uma breve visão de diversas religiões.

Quem desejar opiniar além dos limites da enquete, fique à vontade para deixar um comentário no link abaixo ou escreva para nossa comunidade no Orkut.

Espiritismo

A reencarnação ou pluralidade das existências é a pedra angular do Espiritismo. Sem ela não se aplicam as diferenças individuais: as aptidões diversas de cada um, independentemente da educação formal adquirida; as aptidões reveladas por crianças, no campo da arte e da ciência; os impulsos precoces para os vícios e virtudes em contraste aos meios onde nasceram; as têndencias institivas para o bem e para o mal reveladas ao longo da existência de cada um. Estas diferenças não podem ser explicadas como obras do acaso ou somente como influências do meio, como dizem os cientistas; e muito menos porque Deus quis assim, como dizem as religiões ligadas à fé cega nos dogmas que se prendem ao conceito da ressureição após uma única vida.


Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Não. Para eles, aceitar a reencarnação é negar a ressureição. Creêm, contudo, na ressureição, que “um dia ressurgirão com Cristo”. “Aqui na terra é uma universidade, onde temos que buscar ou não as qualidades que nos capacitarão para sermos dignos da vida eterna.”

Judaismo

Não. Os místicos acreditam numa reencarnação, mas não faz parte da essência da religião Judaíca. A reencarnação é um conceito muito místico, muito especulativo, mas em si, não tem adeptos dentro da religião judaíca. Os misticos falam numa transmigração da alma, mas é apenas um grupo.

Islamismo

O Islam não aceita a reencarnação das almas e o motivo é que se realmente tem a chamada reencarnação, logo isto vem acontecendo então que a quantidade de alma que morrem é igual a quantidade das almas que vai nascer e assim só teríamos as almas de Adão e Eva, e após ele as almas deles passarão para os próximos ?

Testemunhas de Jeová

A reencarnação também não encontra respaldo dentro da Bíblia. É outra doutrina que se originou entre as religiões não cristãs. Para eles, o propósito de Deus era, e ainda é, que o homem possa viver para sempre na terra, sem morrer, o que torna sem nexo a reencarnação.

Catolicismo

A reencarnação, segundo a doutrina de Allan Kardec e outros, seria uma crença pela qual as almas dos que morreram em culpa teriam que voltar a este mundo tomando outro corpo até se purificar de suas culpas e desencarnarem depois. Esta doutrina a igreja não aceita e é inadmissível pelos seguintes motivos: a ) os casos todos de regressão à vivências anteriores carecem de fundamento científico, não passando de uma projeção do inconsciente da pessoa; b)
a alma é feita para verificar a matéria-prima (óvulo e espermatozóide) e com esta matéria formar um ser individual com seus genes inconfundíveis. Logo com sua personalidade inconfundível, insubstituível. Com a reencarnação, perderia o individualismo. Se a alma humana pudesse voltar a reencarnar-se em outro corpo após a morte, continuaria a ter de escolha na outra vida, mas isso não é o que fala a Bíblia. Diz o catecismo: "todos os homens que morreram, os que tiveram feito o bem, sairão para uma ressurreição de vida; os que tiverem praticado o mal, par auma ressurreição de julgamento". Por isso é insustentável a reencarnação.

Igreja Presbiteriana

Afirma que “o apóstolo Tiago diz que a fé sem as obras é morta. É a presunção humana. É construir por sí só um caminho ao céu, então, se eu posso construir por mim mesmo um caminho e alcançar uma dimensão superior, para que Deus ? Se o homem pode evoluir através de sucessivas reencarnações ou gerações, ele vai purificando-se e conseguindo uma dimensão superior, então, se a reencarnação existe logo todos nós seriamos deuses um dia”. Logo, não crêem nisto. Para tal religião, a Bíblia diz que ao homem está determinado, que morrerá apenas uma só vez, vindo em seguida o Juízo (Hebreus 9).

Religião de Deus

Vamos responder recorrendo ao livro Diretrizes Espiritualistas da Religião de Deus, vol. I: " Inicialmente, ninguém precisa acreditar na reencarnação como dogma, pois que ela existe, creiam nela ou não os homens. Da mesma maneira, não é pelo fato de alguns não crerem em Deus que Ele deixará de existir... Um Espírito necessita conhecer e praticar o Bem, progredir, evoluir e subir tanto, tanto, que chegue, como diz Paulo na Epístola aos Efésios, a ser igual a Jesus. Eis suas palavras: ‘até que todos cheguemos à unidade da Fé, ao pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito à medida da estatura da plenitude do Cristo’(Efésios, IV:13). "Ora, haverá homem sobre a face da Terra que tenha a pretensão de poder chegar até essa altitude numa só vida humana? "Então o Espírito necessita evoluir até esse ponto, evidentemente o fará por intermédio de muitas vidas no corpo, neste tabernáculo no qual habitamos temporariamente, no dizer de São Pedro( II Pedro, I: 13 e 14)".

Umbanda e Candomblé

O Candomblé tem certa resistência ao mistério da reencarnação. Quanto à Umbanda, ela tanto aceita quanto à tem como indispensável à evolução do espírito.

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Não aceita a reencarnação, porque a igreja não crê na vida após a morte. A Igreja compreendeu na Bíblia que os mortos e os vivos não têm parte no mesmo mundo. Portanto, os mortos estão num estado de dormência (Eclesiastes 3).

Assembléia de Deus

Não aceita pelo fato de a Bíblia ensinar que depois da morte aguarda-se o juizo, então quando uma pessoa morre ela fica em um lugar, esperando o grande dia em que todos comparecerão diante do juiz. (Deus). Para eles, a idéia da reencarnação faz do homem o seu próprio salvador. E isso é uma maneira de satanás tentar invalidar a obra redentora de Jesus. Favor ler atentamente, versos que provam ser a reencarnação uma farsa.

Igreja Batista

Crê que a vida é uma só e depois disso o acertar as contas com Deus.

Budismo

Existem várias escolas budistas: chinesas, japonesas, coreanas, tibetanas etc. Algumas delas enfatizam a reencarnação e procuram se aprofundar em seu estudo, outras não.

Seicho-No-Ie

Por o homem não ser um ser carnal, mas um ser espiritual, pode-se dizer que a sua sede é o mundo espiritual. E dependendo do seu grau de evolução, ele renasce nesse mundo terreno, com menor ou maior freqüência, onde passa por experiências que propiciam a sua evolução espiritual.
Hare Krishna

Aceita. As pessoas trocam de corpo como trocam de camisa. Até a pessoa se livrar de toda sua contaminação material, ela continua nascendo aqui.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Fui criada na doutrina espírita e passiei por outros dogmas para ouvir o que pensavam.E,nada me convenceu do contrário quanto a reencarnação. Para mim é a maneira mais sensata de se entender o desdobramento da vida terrena a evolução do espírit, etc.Quem nos garante que quando os livros foram queimados na Inquisição, muitos deles não falava da reencarnação? O catolicismo só admitiria a reencarnação se pudessem nomear o Papa celestial.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Parece que muitas religiões tendem a impor seus dogmas através da tentativa de enfraquecimento do entendimento de outras seitas.Como se fosse a campanha eleitoral onde cada candidato deveria expor seu programa de governo gasta o tempo investindo contra o outro candidato. Cada pessoa tem uma experiência única no que concerne sua fé.
    Respeitemos cada um em sua fé, em seu credo.
    A religião e a fé não são um jogo para ver quem sairá vencedor, ou seja, para ver quem terá razão no final.
    Que os cristãos pratiquem as máximas de Jesus e não a teologia dos homens.

    ResponderExcluir
  4. olá queridos irmãos muita paz a todos´é muito triste que fundamentos como a reencarnação que seria a maior prova da justiça e do amor de DEUS por nós, ainda seja combatida por alguns segumentos que se dizem religiosos, apenas por desconhecimento pela falta de estudo, ou por intereces pessoas os quais não estou aqui para julga-los. so gostaria de citar dois pontos, uma determinada religião diz que não há fundamento biblico que comprove a reencarnação, esses pra min onterpretam a biblia a seu bel prazer. a outra fala que não ha fundamento cientifico esta ainda é pior, pois se diz uma religião baseada no cristianismo e busca provas ciêtificas para fundamentar suas crenças, não que isso seja impossivel eu concordo que não tem como vivermos os encinamentos de Jesus sem buscarmos a união das inteligencias pois todas foram inspiradas por DEUS.mais a maneira de sua justificativa é completamente sem nexo. se desejarem converssas e discurções pacificas meu email é olhodegatocaninde@yahoo.com.br eu posso dá provas da reencarnação na biblia do genesis ao apocalipse. mais na maioria das vzs as crenças são tão superficiais e sem nada de fé, que os que se dizem crentes n~em se quer se permitem ouvir ou ler uma reflexão de um irmão ou religião diferente, o julga antes de conhecer, e quebra complatemente omandamento do Mestre, mesmo se dizendo seguidor dEle, portanto primeiro ama teu irmão como a ti mesmo, depois faz tuas observações em relação a ele mais sempre com intuito de ajuda-lo. muita paz a todos.

    ResponderExcluir
  5. olá queridos irmãos muita paz a todos´é muito triste que fundamentos como a reencarnação que seria a maior prova da justiça e do amor de DEUS por nós, ainda seja combatida por alguns segumentos que se dizem religiosos, apenas por desconhecimento pela falta de estudo, ou por intereces pessoas os quais não estou aqui para julga-los. so gostaria de citar dois pontos, uma determinada religião diz que não há fundamento biblico que comprove a reencarnação, esses pra min onterpretam a biblia a seu bel prazer. a outra fala que não ha fundamento cientifico esta ainda é pior, pois se diz uma religião baseada no cristianismo e busca provas ciêtificas para fundamentar suas crenças, não que isso seja impossivel eu concordo que não tem como vivermos os encinamentos de Jesus sem buscarmos a união das inteligencias pois todas foram inspiradas por DEUS.mais a maneira de sua justificativa é completamente sem nexo. se desejarem converssas e discurções pacificas meu email é olhodegatocaninde@yahoo.com.br eu posso dá provas da reencarnação na biblia do genesis ao apocalipse. mais na maioria das vzs as crenças são tão superficiais e sem nada de fé, que os que se dizem crentes n~em se quer se permitem ouvir ou ler uma reflexão de um irmão ou religião diferente, o julga antes de conhecer, e quebra complatemente omandamento do Mestre, mesmo se dizendo seguidor dEle, portanto primeiro ama teu irmão como a ti mesmo, depois faz tuas observações em relação a ele mais sempre com intuito de ajuda-lo. muita paz a todos.

    ResponderExcluir
  6. Se um dia, alguém me explicar como pode no mundo existir tantas desigualdades sem ser pela reencarnação, pois não posso acreditar que meu pai celestial ama mais um filho e ama menos o outro. portanto sim acredito fielmente na reencarnação e só por acreditar nela, não me senti mais depremida com minha vida.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!