12 de out de 2007

ORAÇÃO DE SANTO AGOSTINHO


A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu. Tu és tu.

O que fomos um para o outro ainda o somos.

Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.

Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou.


Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou:
continua sendo o que era.


O cordão de união não se quebrou.
Porque eu estaria for a de teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista ?


Não estou longe,
Somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem.
Redescobrirás o meu coração,
e nele redescobrirás a ternura mais pura.


Seca tuas lágrimas e se me amas,
não chores mais.


* * *

Na verdade, a passagem acima é de autoria controversa.
1.
Mundialmente, em pelo menos três idiomas (inglês, italiano e espanhol), o texto é atribuído ao religioso católico argelino, radicado na Itália,  Santo Agostinho de Hipona (354 a 430), em pelo menos duas versões.
2.
De outro lado, é tido como um sermão pregado na Catedral de St Paul's, em Londres, no domingo 15 de maio de 1910, na sequência da morte do Rei Eduardo VII, pelo pároco da Catedral de St. Paul (Londres) e professor de Teologia da Univerdade de Oxford, na Inglaterra, Henry Scott Holland.
3.
Em terceiro lugar, consta como de autoria do padre Giacomo Perico (Ranica, 1911 - Milão, 2000), um sacerdote da "Companhia de Jesus" desde 1940, organização católica especializada em questões de bioética e da vida social e familiar, fundada em 1946. Em 1960, Perico criou o "Instituto Giulio Salvadori" e suas obras mais populares tratam de aborto, ética médica e direito à vida.
4.
Finalmente, um texto semelhante é encontrado no livro "Setembro" (Bertrand Brasil, 16a. edição, Tradução de Angela do Nascimento Machado, pág. 450), da autora Rosamunde  Pilcher, uma escritora inglesa nascida na Cornualha (24/09/1924) e falecida aos 85 anos depois de uma carreira bissexta, em que seu mais famoso livro foi "Os Catadores de Conchas", publicado em 1987, aos 63 anos de idade.
À falta de uma fonte precisa, que credite autoria a Santo Agostinho, faço este registro para conhecimento dos leitores, eis que impossível sanar a dúvida.

29 Comentários:

Partida e Chegada disse...

"Muito bacana seu trabalho, ajudando as pessoas...incrível nesse mundão que é o orkut eu vir parar aqui na sua comunidade... estou realmente muito feliz.
Vou deixar aqui uma Oração de Santo Agostinho que tbm vai ajudar àqueles que ainda ñ puderam obter respostas. Lindo ,lindo...palavras que encantam nosas almas.
Grande Beijo da nova amiga, Dezinha"

Oração De Santo Agostinho"

Recado recebido em nossa Comunidade no Orkut

Partida e Chegada disse...

Olá Dézinha,

Recebi teu convite pelo Orkut e, como deve ter visto, te respondi através de um scrap. Antes, entrei na tua página e li uma bela oração de Santo Agostinho, que achei interessante compartilhar através do blog.

Curioso agora acessar a comunidade e ver que nos enviou a mesma mensagem. Interessante, curioso e coincidente.... rs. Se não soubéssemos que nada acontece por acaso.

Um abraço e, novamente, obrigado.

Pandora disse...

Boa tarde,recebi a oração do Santo Agostinho após a morte de um amigo e a pouco tempo tb perdi minha Mãe(infelizmente),e essa oração é simplismente linda,emocionei demais ao lê.A recebi em um momento muito difícil da minha vida,sofri com a perda da minha Mãe e nao deixarei de sofrer,mas Ela esta em um bom lugar e descansando.Mãe TE AMO(DIVA ARLETTE CRUZ),descanse em Paz e obrigada por tudo.

Anônimo disse...

BOA NOITE,DESCULPE EM ESCREVER PEDINDO UMA MENSAGEM DE MEU PAI QUE DESENCARNOU NO DIA 08.06.2009 ÁS 13.35 DA TARDE NO HOSPITAL ,ENTERNADO JÁ A 20 DIAS COM UM TUMOR NA CABEÇA DO LADO DIREITO DO CÉREBRO,MAS O MOTIVO DE SUA MORTE FOI A INFECTIÇÃO GENERALIZADA NA QUAL LEVO ELE AO ÓBITO,ENTÃO POR ESTE MOTIVO PEÇO QUE SE PUDER FAZER UMA MENSAGEM DELE PARA MIM SERIA MUITO ALIVIADOR PARA TODOS SINTO MUITA SUA FALTA NÃO PARO DE PENSAR NELE UM SÓ MINUTO,SERÁ QUE ELE SOFREU? PEÇO SUA AJUDA.OBRIGADA SANDRA MARA TEIXEIRA.O NOME DE MEU PAI É ZENI PEDRO TEIXEIRA NASCIDO NO DIA 06.03.1945,E DESENCARNOU NO DIA 08.06.2009 ÁS 13.35 HORAS DA TARDE.OBRIGADA.

Anônimo disse...

PAZ PRA TODOS ,MEU NOME E PRISCILA E INFELIZMENTE PERDI UMA PESSOA MUITO ESPECIAL PRA MIM MEU PRIMEIRO E UNICO AMOR MORREU EM UM ACIDENTE DE CARRO E GOSTARIA MUITO DE RECEBER UMA PSICOGRAFIA DELE SE DEUS PERMITIR ,ESTOU COM MUITAS SAUDADES E GOSTARIA DE UMA LUZ,O NOME DELE E *LUIS FABIANO DE SOUZA* NASCIDO EM 07/09/1980 E DESENCARNADO EM 21/02/2010 DES DE JA AGRADEÇO MEU EMAIL;PRI.AZARA@YAHOO.COM.BR E PRI.AZARA@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

bom dia estou escrevendo,para peder-les uma ajuda gostaria muito de receber uma psicografia de uma pessoa que amei muito o nome dele e LUIS FABIANO DE SOUZA nascido em 07.09.1980 descenarnado em 21.02.2010 .agradeço des de ja. email.pri.azara@yahoo.com.br /pri.azara@hotmai.com o meu nome e priscila obrigada.

Anônimo disse...

OLA GOSTARIA DE RECEBER UMA MENSAGENS DA MINHA MAEZINHA ELA FOI ASSASINADA EM 13 DE NOVEMBRO DE 2008 ELA NASCEU EM 26 DE JANEIRO DE 1954... ATE HJ NAO SABEMOS QUER FEZ TANTA CRUELDADE COM ELA ..NAO TENHO PAZ SOU MUITO INFELIZ COM TUDO ISSO PEÇO AJUDA PINCKLILI@HOTMAIL.COM AGRADEÇO DESTE JA FIQUEM COM DEUS

Partida e Chegada disse...

Olá a todos.

As mensagens foram respondidas por e-mail.

Blog PARTIDA E CHEGADA
www.partidaechegada.com

Anônimo disse...

sinto muita falta da minha mãe me de uma luz eu estou sofrendo muito

ONG ALERTA disse...

Maravilhosa oracáo, de esperanca...
Beijo Lisette.

Anônimo disse...

Gostaria de recer uma carta psicografada de minha irma que partiu dia 26 de abril de 2009.Atenciosamente.....

Anônimo disse...

Maravilhosa mensagem.........
e é isso mesmo. Temos que seguir nosso caminho e com isso deixaremos a pessoa que amamos e que se foi seguir o caminho dela....
Eu perdi meu namorado, pai de meu filho a 3 anos.....
No início foi mto dificil, mas quando se tem fé, nada é impossível!

Anônimo disse...

uma mensagem de cariho para amenizar o momento de de dor...obrigada ...

fátima disse...

Boa noite, saúde e paz.Meu nome é Fátima de Castro Pereira e escrevo humildemente pra deixar meu email tb: fatimacpereira@ig.com.br.
Parabéns pelo site e esta oração me deu muito conforto. Saúde e paz a todos,

Anônimo disse...

BOA NOITE GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO APÓS O FALESCIMENTO PODE SER FEITO O PEDIDO DE UMA CARTA PSICOGRAFADA.
ATT:ANA

Anônimo disse...

é preciso rezar muito pelas almas pelos nossos pecados,santo agostinho me diz que os nossos queridos partiram da vida fisica para outra espiritual onde se vão instruir para regressar de novo á vida fisica.
Não tenho pai nem mãe mas sei que estão comigo todos os dias,santo agostinho após de ler teu livro as confiçoes me tornei um méduim para ajudar meus irmaos .Rezo por todos que sofrem amen.

Anônimo disse...

Santo Agostinho,me diz que irmã mimi partiu me pede para rezar muito por todos os meus irmãos ,que partiram.
Irmãos tende FÉ rezai muito que Deus é bondade é amor.Obrigado irmã Mimi por me teres dito que eu era um grande Méduim,tens a minha promessa já ajudo muinta gente e vou ajudar ainda mais.
Rezo por todos que sofrem amem.

eudir disse...

Boa tarde,
Descobri este site qundo procurava poemas de santo agostinho, amei. sou catolica mas acredito que temos varias vidas. Perdi minha mãe há 10 anos e até hoje sinto muito sua falta. Gostaria que se possível me mandasse noticias dela pos não deixo de pensar nela um só dia. Ela desencarnou no dia 12/06/2002 seu nome na terra era Maria Félix Domingos Alves.

Agradeço muito pela sua atenção.

Karool Costa disse...

Boa noite,
Gostariamos de receber noticías do meu tio Edimilson gonçalves costa nascido 20/04/1975 e falescido no dia 07/04/2010,deixou dois filhos e sua esposa.Aconteceu o acidente, ele estava com uma bicicleta e bateu de frente com um ônibus rural,foi uma tragédia para nós,ele ficou em coma uma semana que veio a falescer de morte celebral,já se pasaram 2 anos e nós não o esqueceu, pois estamos conformados porque deus está nos dando muitas forsas, e gostariamos de ter noticías dele, para nos confortar mais a saudade que sentimos dele , e se ele quer esta entrando em contato com a famiía, e se tem algun a declarar.

aqui está meu contato para qualquer coisa: karolinda_11@hotmail.co.uk ou
karol_tkm@hotmail.com

precisavamos de respostas urgentimente obrigada pela atenção fique em paz.

Anônimo disse...

queridos amigos Jesus nosso grande irmão esta conosco todos os momentos de nossas vidas,ele nos dá o seu amor,o seu espirito vive dentro de cada um de nós,que Deus pai,Deus filho e Deus Espirito Santo os abençoe.Amem.

Anônimo disse...

Aos amigos que perderam seus ente queridos,não sofram tanto pois nossos desencarnados,estão ao lado do pai,eles já cumpriram suas jornadas,e estão vivos dentro dos nossos corações,tenhamos coragem e fé no encontro futuro com eles.

solimara1 disse...

OLA,PERDI MEU AMADOPAI EM 19/10/11 SINTO SAUDADES IMENSAS,CHORO,CHEGA A DOER A VONTADE DE SONHAR COM ELEVE-LO MAIS UMA VEZ.E TORNAR A DIZER QUE O AMO.GOSTARIA MUITO DE SABER SE ELE ESTABEM?EU ORO FALO COM ELE ENFIM,MAS ME PREOCUPO POIS ATE MESMO APOS SUA DESENCARNAÇAO EU QUERIA TER CERTEZA QUE ELE ESTA BEM EU SEI QUE DEUS E OS IRMAOS DE LUZ ESTAO AMPARANDO ELE.POREM UMA NOTICIA DELE SERIA PARA MIM MUITO GRATIFICANTE. MEUS PAIS ERAM SEPARADOS E EU NAO CONTEI A MINHA MAE SUA MORTE POIS ELA ESTA NUMA CAMA SEM ANDAR COM 4 A V C AS VEZES ACHO QUE NAO SONHO COM ELE PORQUE ELE ESTA BRAVO COMIGO POR NAO CONTAR POR FVR AGUARDO UMA PALAVRA.
MEU EMAIL
SOLIMARACARVALHO@UOL.COM.BR

Anônimo disse...

GOSTARIA MUITO DE RECEBER UMA CARTA PSICOGRAFADA DE MEU PAI QUE PARTIU EM NOVEMBRO DE 2007, SINTO MUITA SAUDADES, MEU EMAIL É VFLAVIA2@GMAIL.COM

Anônimo disse...

Boa noite para todos quantos vão ler o meu pedido, no fundo o que peço é que me digam se a pessoa que eu amava mais, neste mundo , meu filho se encontra bem, partiu no dia 8-4-2012, inesperadamente para todos nós que o amamos, de acidente de automovél, vivo num tormento, era filho unico e "não consigo acho eu" viver sem ele, por favor se possivel respondam-me, brevemente para ver se alivio um pouco esta minha dor. email é crisduarte@facebook.com

Anônimo disse...

Gostaria de receber uma mensagem do meu pai e da minha mãe que ja partiram e sinto muita falta deles...nome deles Alberto Zanello e Conceição Aparecida Nogues Zanello.Meu email é:
cleusamazeto@ymail.com
Aguardo resposta.
Obrigada!

Anônimo disse...

Piedade
Acabei de perder meu filho querido de apenas 18 anos em um acidente de moto com carro dia 14\08\2013 e estou sentindo uma dor tao grande que as vezes acho que nao vou suportar,ja li varios livros espiritas de zibia gaspareto me ajude peco uma carta dele piscografada piedadesantos45@hotmail.com

Anônimo disse...

Por favor gostaria d recebe uma carta da minha querida mae Maria de Fatima da Silva de Paula morreu dia 17/01/2012 sinto muita falta dela ela era minha grande amiga e companheira to sofrendo muito sem ela tenho 18 anos desde ja eu lhe agradeço ellencdp@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, passei por aqui e ñ sei nem pq estou escrevendo.Perdi meu marido no dia 13 de agosto de 2013 tudo foi muito rapido. Ele estava fazendo um tratamento com um pneumologista a uns 3 meses ... No dia 8 de agosto faltou-lhe ar chamei o resgate ele falando, fomos para o hospital lá falei com ele tb ... entubarão ele ... no dia 13 ele morreu rapido ... queria ouvir algo que sossega-se o meu coração obrigado.bthbranco@hotmail.com

Anônimo disse...

A vida é breve vamos aproveitar!!!adeus amigo snoooowwwww

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo