REENCARNAÇÃO - COMEÇANDO PELO FIM

O que há depois da morte? Essa é sem dúvida uma pergunta que intriga o homem há milênios. Nossa enquete de setembro tratou do assunto, a partir da seguinte frase de Chico Xavier : "Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive, para a existência de Deus” ("O Evangelho de Chico Xavier", de Carlos A. Baccelli). O tema despertou interesse e decidimos nos aprofundar.

A partir desta semana traremos uma série de postagens, elaboradas a partir de um trabalho original de Eddie Van Feu, uma escritora que identifica-se como bruxa, mas que, com um texto ágil e clareza, faz do assunto vidas sucessivas um tema apaixonante.

Falar de reencarnação é como começar pelo fim! Aprendemos a encarar a morte de uma forma diferente e um mundo completamente novo se descortina diante de nossos olhos. Fica­mos confusos entre a saudade e a curiosidade, sem saber se ficamos tristes ou felizes com a passagem de alguém. Ou a nossa! Pois é, imaginar que eu e você também vamos passar desta pra melhor al­gum dia pode ser um choque para algumas pesso­as! Temos o hábito de achar que certas coisas só acontecem com os outros...

E outra coisa! Quando batemos as bo­tas, passamos mesmo desta pra melhor ou é uma propaganda en­ganosa? Descan­samos eterna­mente esperan­do as trombetas do Juízo Final nos acordarem ou passamos os dias flutuando numa nuvem tocando harpa? O que, afinal, nos aguarda?

Eu posso lhe responder isso: trabalho! É isso aí! Lembra quando dizem: "você vai ter muito tempo pra dormir depois que mor­rer' Lorota... O que temos é um período (que pode ser longo ou breve, depende da pessoa) de adaptação, um pe­ríodo de estudo e aprendizado (onde você tenta entender as lambanças que rez em vida) e, finalmente, um feliz retorno à vida encarnada (onde você vai tentar não fazer as mesmas lambanças... Tem muitas outras para você experimentar...).

A este ciclo eterno de começo e fim chamamos de Reencarnação. Popularizada na atualidade pelo Espiritismo, ela era a base de antigas religiões que formaram a cultura do mundo. Na verdade, a ideia da vida após a morte era conhecida pelos egípcios e pelos celtas, pelos indianos e pelos orientais, pelos africanos e pelos maias. Enquanto alguns povos acreditavam que o espírito correto ia para um lugar paradisíaco, outros, como os indianos, acreditavam que a alma podia migrar de um corpo para o outro em seu eterno aprendizado. A idéia de reencarnação foi obscurecida no Ocidente com o conceito de Céu e Inferno que dominou a religião cristã nos últimos dois mil anos.

Mas conceitos universais não morrem. Podem dormir, até mesmo por dois mil anos, mas ainda existem, lá no fundo da alma de cada um. Não é algo em que temos fé. Há algo que sabemos. Por isso tantas pessoas estão às voltas procuran­do explicações para o que acontece depois que fechamos os olhos num sono sem fim.

Nesta série, partiremos numa viagem surpreendente e, ao mesmo tempo, familiar. Va­mos conhecer o conceito de reencarnação, kharma, dnarma e o que esperar ver quando apa­gam a luz. Como sempre, não na nada a temer. Se você não se sente confortável com o que for apresentado aqui, não force a barra. Cada um de nós vive num determinado momento de aprendi­zado e não devemos nos forçar a aceitar algo que nosso coração ainda não reconhece. Nesse caso, basta que você leia, conheça e se divirta, pois é um passeio interessante, independente do que você espera encontrar nos bas­tidores, quando for nora de deixar o palco.

Por Eddie Van Feu
Este é o primeiro artigo de uma série de postagens, elaboradas a partir de um trabalho original de Eddie Van Feu, escritora e jornalista, que faz do assunto vidas sucessivas um tema apaixonante.
Extraído da série "
Wicca", n. 35 (Reencarnação), Editora Modus

Postar um comentário

0 Comentários