REENCARNAÇÃO - A RODA DA VIDA

A reencarnação consiste na idéia de que voltarmos diversas vezes à vida. Esse eterno reinício mantém a “Roda da Vida” em constante movimento, tornando assim a morte física uma simples transição para uma outra vida. Mas exatamente o quê reencarna? A alma? A personalidade? O ego? A psique?

Para responder isso precisamos definir o que somos. Olhe pra você. O que o definiria? Você tem um estilo próprio reconhecível, mas se estivesse nu, ainda seria você. Você pode dizer que é seu cérebro, mas se um dia bater com a cabeça num poste e começar a conversar com samambaias, ainda será você. Podemos dizer que você é sua personalidade. Mas qual é a sua personalidade? Quando tinha cinco anos de idade, você era diferente. E será diferente daqui a dez anos. Se sua personalidade sobrevive a um par décadas, o que dirá à eternidade. Então, o quê exatamente participa dessa ciranda de vidas eternas?

Jung falava de dois termos que pareciam definir, juntos, o conceito do Eu. Um é o Inconsciente Coletivo, do qual já falamos recentemente. O Inconsciente Coletivo seria um nível da mente comum a toda a Humanidade, uma mente grupal da raça. Já o Ego, numa visão mais simples, seria o ponto central da psique. Podemos até tentar anular o ego, mas é quase impossível anular o Inconsciente Coletivo. Por isso é tão surpreendente quando vemos uma coisa que vai contra todos os padrões de comportamento vigentes. Um homem matar um bebê, por exemplo, é algo que choca, pois seu instinto mais básico serias o de proteger aquele bebê. É o que milênios de convivência social ensinou a todos os membros da Humanidade.

O Inconsciente Coletivo é um dos responsáveis para que reencarnemos constantemente. O Ego, mesmo que poderoso, ainda poderia ser esquecido ou anulado em determinadas circunstâncias. Então, a pergunta continua. O que passa de um corpo físico a outro?

Creio que a melhor palavra para definirmos quem somos seja a alma. Ela é a centelha divina que ultrapassa fronteiras de tempo e espaço. Assim, passamos a ver a reencarnação como um processo de caminhada em que, de tempos em tempos, trocamos de veículo.

O porque desse vai-e-vem

O ciclo das encarnações é movimento. O universo foi criado como movimento. Em magia, sempre estudamos as energias e aprendemos que energia parada não é bom. Para que os chakras estejam sempre saudáveis, eles devem estar sempre girando. Seu coração está sempre batendo e seu corpo está em movimento, mesmo que você esteja aparentemente parado. Você respira, seu sangue corre, milhões de células apressadas correm pra lá e pra cá pra entregar relatórios e moléculas de oxigênio para seu cérebro. Se, no entanto, tudo estiver parado, lamento, você morreu. Movimento é vida.

Não na morte conforme fomos ensinados a acreditar. Há uma passagem, um salto de uma realidade para outra. Quando morremos aqui, renascemos em outro lugar e continuamos nossa estrada. Assim, o movimento prossegue, gerando energia e mantendo o Universo funcionando perfeitamente. Essa é uma explicação simplista para que saibamos o porque das reencarnações a nível universal. Mas e a nível pessoal? Ou seja, o que você ganha com isso?O de sempre... Pontos de experiência. Parece pouco, mas não é. A cada vez que reencarnamos, aprendemos coisas importantes para evoluirmos. E como se o planeta fosse uma grande escola e cada um de nós passasse por aulas e lições. Nessa escola, não dá pra enrolar. Se ficar cabulando aula, volta para o primeiro ano. Note que você é um microverso e que o que lhe acontece é um reflexo do que acontece no Universo. Logo, podemos imaginar o Universo como um ser em evolução, cada planeta e estrela como um ser em evolução. Talvez elas também estejam em um caminho de aprendizado num amplo universo que somos nós.

Por Eddie Van Feu
Este é o quinto artigo de uma série de postagens, elaboradas a partir de um trabalho original de Eddie Van Feu, escritora e jornalista, que faz do assunto vidas sucessivas um tema apaixonante.
Extraído da série "
Wicca", n. 35 (Reencarnação), Editora Modus

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!