PREVISÕES QUE DERAM ERRADO

Como você lida com os obstáculos que o mundo apresenta? Como você recebe as oposições das pessoas? Do que realmente somos capazes? Alguns casos célebres, talvez possam iluminar estas reflexões. Foi assim após o primeiro teste cinematográfico de Fred Astaire, o memorando do Diretor de testes da MGM, datado de 1933, dizia assim: "Não sabe representar! Ligeiramente calvo! Dança um pouco". Já Beethoven segurava o violino desajeitadamente, e preferia tocar suas próprias composições, ao invés de aperfeiçoar sua técnica. Seu professor julgava-o um compositor sem futuro.

Os pais do famoso cantor de ópera Enrico Caruso, queriam que ele fosse engenheiro. Seu professor lhe disse que ele não tinha voz e que não poderia cantar. Um dos professores de Albert Einstein o descreveu como: "Mentalmente lento, insociável e eternamente mergulhado em seus sonhos imbecis". Louis Pasteur foi apenas um aluno mediano nos estudos do ensino fundamental. Ficou em décimo quinto lugar entre os 22 alunos de Química. Dezoito editores recusaram a história de Richard Bach sobre uma gaivota, que, em cinco anos, vendeu mais de sete milhões de exemplares só nos Estados Unidos.

Todos mostraram ao mundo que seu julgamento estava errado. Mostraram que apenas nós, na intimidade, sabemos do que somos capazes. Avaliam situações momentâneas, cenas estanques, experiências isoladas, mas nunca aquilatam a potencialidade da alma. Apenas os gênios encararam as adversidades de maneira positiva. Onde ainda vemos impedimento, oposição, eles viram superação. Instauremos este hábito em nossos filhos, mostrando-lhes que as derrotas fazem parte do caminho.

Equipe de Redação do Momento Espírita. Leia texto integral

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!