"NÃO SEI O QUE FAZER PARA MUDAR MINHA VIDA"

"Estou precisando muito de orientações, um caminho certo a seguir... Desde os meus 15 anos me envolvi com uma pessoa muito carente, porém seus caminhos não são muito certos.Temos uma ligação muito forte. Infelizmente ele fez o que não devia e acabou sendo preso, passei 6 anos (dos 19 ate os 24) visitando ele, conversando, mostrando que ele poderia ser uma pessoa diferente .. E ele acreditou em mim. No final de 2006 quando voltei de uma visita feita a ele, não consegui entrar em casa, as portas estavam fechadas e minha família não me deixou entrar... Acabei indo morar de favor com uma amiga, então resolvi alugar uma casa e morar sozinha. No final de 2007 ele saiu e veio morar comigo, outra pessoa, estava muito feliz, outra cabeça, decidido a mudar de vida... Foi duro a batalha por emprego, nessa época estava de ferias e durante 1 mês consegui ajuda-lo a percorrer o caminho da procura por emprego, como era apenas eu trabalhando passávamos um pouco apertado, mas íamos seguindo, ate que ele conseguiu um emprego, mas foi demitido. Passados 4 meses ele já estava se desesperando para arrumar emprego. Foi quando eu comecei a mudar, devido ao desgaste do dia a dia fui perdendo a paciência por qualquer coisa, (...) acabei humilhando ele muito em palavras "Dizendo que ele dependia de mim"... Não era eu sabe? No mês seguinte ele começou a conhecer novas amizades, que abriram as portas para ele voltar a vida antiga que levava, infelizmente sempre a única coisa que ele soube fazer...Ele me escondeu durante alguns meses, acabei descobrindo e brigamos feio... Ele está sofrendo, vejo em seu semblante e eu também... Já não consigo mais trabalhar, estou afastada do serviço a 4 meses, me tratando, não tenho mais ânimo para nada e não sei o que fazer para mudar toda essa situação, peço a Deus todos os dias e para os bons espíritos para me orientarem. PS: minha família ainda não aceita, moramos a mais de 1 ano juntos e eles não sabem, tenho medo de contar, de decepcionar as pessoas, da reação das pessoas, mas também não quero abrir mão dele, eu o amo e sinto que tenho algo inacabado com ele, algo que preciso concluir..." - T.N.

Sabe, crescemos na maioria das vezes, ouvindo que a família é a única instituição criada por Deus. E num dado momento, mais cedo ou mais tarde, nos perguntamos: "Ora, se Deus é perfeito, santo, paz, amor e alegria, por quê tantas famílias, que deveriam ser instituições de paz, amor, carinho, fraternidade, são na maioria das vezes o foco dos nossos maiores problemas?"

Como bem acentuado pela jornalista Marcela Melo, no filme “Casamento Grego”, podemos ver claramente isso. A personagem principal, cuja característica apresentada é totalmente inversa à de sua família, se vê numa enroscada quando tem que apresentar o primeiro e único namorado à parentela que é totalmente unida, mas, possui seus traços que para ela nada condizem com sua realidade de vida. Pessoas escandalosas, desequilibradas, um tanto quanto loucas talvez.

Quem nunca passou uma situação semelhante? Somos seres humanos, e temos neuroses; e isso já foi comprovado pelo Ministério da Saúde. Mas mesmo assim, não admitimos, não acreditamos, e seria interessante cuidarmos disso, e o quanto antes melhor!

O interessante de toda essa história, é que somos capazes de compreender, dar conselhos, e até mesmo ajudar pessoas com problemas semelhantes, mas alheios aos nossos, e quando chega nossa vez, tudo se desmorona! E vem sempre aquela perguntinha: O que fazer?? O problema certamente está em querer se ajudar e isso só depende de nós. O grande golpe de mestre, é se desligar de todas as dependências e co- dependências que muitas vezes carregamos das nossas famílias e não queremos nos desprender. Muitas vezes nem nos damos conta disso. E inconscientemente tudo isso vira parte de nós. Ficam enraizados!

O ideal é nos conscientizar que cada ser humano é único no mundo e a nossa felicidade é individual. Não devemos, aliás, não podemos depender do outro para ser feliz, mas sim e somente de nós mesmos. De nos querer bem, nos amar incondicionalmente e nos permitir ou até mesmo nos obrigar a nos fazer felizes!

Outro cuidado importante é não sair de toda essa guerra e levar todas as neuroses familiares e problemas criados ao longo dos anos para os nossos relacionamentos futuros ou para nossa vida pessoal, pois como falamos, somos únicos, e encontraremos , claro, se quisermos, nossa maneira saudável e equilibrada de viver, se quisermos.

É óbvio que existem famílias ótimas, lares quase perfeitos, verdadeiros portos seguros, onde se pode viver equilibradamente, ter paz e muita alegria. Mas qual é o segredo dessas famílias? Nota-se que 90% dessas famílias, ou mais, vem de casamentos baseados em sinceridade, amor, cumplicidade. A criação dos filhos é feita a dois mesmo. O Casal assume a posição de um só. Ambos participam de tudo e em tudo estão unidos na mesma opinião cedendo e compreendendo. Não existe competitividade em nenhum ângulo. São relacionamentos desenvolvidos à base de conversas, diálogos abertos, carinho, troca, e apoio mútuo..

Existem sim, os problemas, afinal de contas, nunca viveremos sem eles, mas acredite: Podemos viver com nossos problemas do dia a dia sem deixar que ele nos domine. Vamos nos permitir ser felizes em nossas próprias casas, com nossas famílias, deixando que os problemas venham sim. Vamos ajudar, compartilhar, mas nunca deixar que eles nos dominem, pois somos, cada um nesse universo, responsável pela nossa própria felicidade e temos o direito de achá-la, onde quer que ela esteja. Deixemos que a paz, o amor e a compreensão sejam bases sólidas para nosso relacionamento familiar hoje e sempre.

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Meu nome é Cilene e tenho mtos problemas na minha familia,na verdade até hj não consegui me encontrar dentro dela.
    Amei o texto...obrigada por esse minuto de sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito e uma verdadeira liçao de vida!belas palavras!muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. se eu fosse contar minha historia daria um livro e pode ter serteza que tudo vai passar e só ficara lembranças , eu pedia a Deus que fizesse um milagre em munha vida e eu esquecesse tudo o que se passa nela , ai resolvi dar este milagre a ela e Deus conduzio meus caminhos , sei que fui forte e nao abaixei a cabeça , parti para um outro lugar muito distante , recomeçar,,, este foi o milagre, ma não deixe nada inacabado como eu fiz , fugi do mundo e de todos depois de 4 anos voltei para resolver o que nao havia acabado e retornei partindo para longe de novo,,, hoje vivo em outro cenário do meu destino e ai tentando mais e mais ,,,

    ResponderExcluir
  4. Sou um recem formado, recem mesmo, finalizei meu curso em 10/07/2010 e estou preocupado com meu futuro profissional, meu pai, possui um comercio e toda vez que me ve em casa, procura algo pra mim fazer, e eu para não decepcionalo, vo e faço, ai deixo de lado a minha carreira para pode-lo ajudar. As vezes acho que é di proposito, mas por tudo que nos passamos em fevereiro de 2009, não sei mais o que diz.. sei que existe uma agônia dentro de mim e não sei como aliviar, ja tentei conversar mas de nada adiante, tento resolver os problemas do pessoal daqui de casa e deixo de lado os meus.. não sei o que fazer e nem por onde começar!!

    ResponderExcluir
  5. Basta aceitar a Jesus como Senhor
    e Salvador de sua vida!
    na palavra diz que no mundo tereis afliçoes,
    mas nao desanimes pois o Senhor venceu o mundo.

    ResponderExcluir
  6. Perdi meu emprego, passei na universidade federal do paraná mas não vou poder começar meus estudos porque minha namorada está grávida, estou em começo de depressão, e com uma séria vontade de largar tudo e fugir da minha casa. além disso, tenho 17 anos. não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  7. Coloquei Anonimo por ser mais facil Meu nome é Mauricio A Pellegrini, creio que a familia é nosso maior tesouro, e é sim estituida por Deus, de fato as pessoas que mais nos magoam são as pessoas que mais amamos, são as pessoas que mais esperamos um conselho uma ajuda um abraço, as pessoas que mais confiamos são as que mais nos desepcionam, por hoje existe uma grande luta no mundo espiritual que não temos idéia, Mal vs Bem, estamos sim nos fim dos tempos, não estou aqui para falar de religião mais todos pode comprovar o que esta escrito em mateus cap24, no fim dos tempos aconteceram guerras nação contra nação, povos contra povos, terremostos, pestes etc, minha familia não é a melhor do mundo mais sempre declaro que minha famlia é meu maior tesouro, eu e minha casa serviremos ao senhor, não busque ajuda em uma igreja mais sim e Jesus Cristo ele é seu melhor amigo.
    mauricio_pellegrini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não vou relatar meu nome..mas queria dizer que vivo vivendo a vida das pessoas da minha familia desde q eu tinha 10 anos de idade..me tornei adulta sem perceber passei pela adolecencia e nem vi..amo eles mas vivo o problema deles não sei o q fazer parece ser da minha personalidade..sendo assim não consigo estudar..emprego nenhum me da segurança não tenho segurança em nada que faço..isso me atrapalha em todas as areas..mais minha familia é tudo que tenho e não gosto de decepcionalos!!

    ResponderExcluir
  9. Deixo um recado para a pessoa que não sabe o que fazer pois sua namorada está gravida e ele tem 17 anos ,vou lhe dar um consselho acho que deve ir para a universidade do Paraná e acompanhar mesmo de longe tudo o que acontece com seu filho,o que importa é a qualidade não a quantidade.Seja feliz enquanto pode e se forme, seu filho irá ter orgulho de você.Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou uma mulher de meia idade mãe solteira de um filho. Eu e meu filho temos uma vida saudável e mais ou menos estável. Desde os meus 10 anos tenho uma vida sem controle, minha família sempre ficou controlando minha vida, e agradeço a DEUS por terem feito isso, caso eles não fizessem eu talvez estaria morta ou drogada.
    Eu me formei aos 30 anos e fiquei grávida aos 31 anos desde então eu fiquei mais centrada e equilibrada. Meu filho foi um presente de DEUS. A gente sempre reclama da família mas a verdade que nós não vivemos isolados no mundo. Quando eu deitava a noite sentia uma depressão e conversava com DEUS como criar meu filho neste mundo já que eu sou mãe solteira e nossa sociedade é preconceituosa? DEUS mostrou o único caminho e não há outro senão por Jesus Cristo, agora sou batista, e dizer que a vida tá mais fácil é mentira só que agora quando eu leio a bíblia eu tenho mais esperança a dor passa rápido e em pouco tem some, as respostas vem na mesmo hora e eu indico para todos.

    ResponderExcluir
  11. Oi nao te conheço e nao tenho ideia do que vc esta Passando. Mas todos passamos por dificuldades e realmente nao e facil mais quero te dizer algo: tenha força e lute nao desista dos seus sonhos, se espelhe na que vieram antes de nos e todas as suas aflições. Ex.: Jesus,Paulo e outros. tenho 17 ano e no entanto as vezes fico triste por diversas coisas na minha vida. Vida sentimental principalmente.
    Deus sabe oq ja passei nessa area,mais Deus me sustentou muito e so tenho Ele. Quantas vezes pensei em desistir, mais naum consegui para..
    São os meus sonhos a minha vida;preciso lutar e no mais eu tbm quero encontrar o mestre. Ele morreu por mim e tbm por vc. Não pare de lutar continue pois aquele que perseverar ate o fim sera salvo. e pense bem antes de tomar qualquer atitude, antes de tomar uma decisão para que nauum se arrependa depois. tenhu que aprender a fazer isso tbm .
    Fica com Deus e lembre-se: O choro pode durar uma noite mais a alegria ou bonança vem pela manha, quando a alvorada floresce. bjoo

    ResponderExcluir
  12. Nao sei o que fazer da minha vida , meu casamento esta acabando e isso é o que a de mais certo a fazer , pois nao sou feliz e ele tambem nao, mas agora que estamos tentando nos separar nao estamos conseguindo devido ao costume de 13 anos juntos, estamos sofrendo mais ainda tentando nos separar , mas sei que se continuarmos juntos vamos sofrer a vida inteira.Estou desesperada me sinto doente , fraca, se animo pra viver...parece que se nos separarmos a vida acaba e juntos parece que ela ja acabou.....socorro....

    ResponderExcluir
  13. anônima disse...
    amada pelo que vejo,vc deve lutar pelo seu casamento.quando tudo parece perdido quando parece que é o fim.ai sim Deus vai restaurar restituir o seu casamento,o seu lar. numca desista não faça isso não é isso que DEUS quer para vcs..

    ResponderExcluir
  14. Oi pessoal...li os depoimentos de voces..minha vida tambem nao e facil..vivo nos estados unidos...tenho trabalho...moro so mas sinto uma solidao enorme..comecei a frequentar uma igreija evangelica e asseguro ali sim me sinto bem..deveriam fazer o mesmo...

    ResponderExcluir
  15. sinceramente de um "fodasse" para tudo, e pense que o importante e os seus momentos de micro felicidade, que é importante para você, e que se dane se um idiota está olhando para o seu nariz ou para seu queixo ou para seu cabelo ou para o que você ACHA QUE SEJA, por que essa pessoa ridicula que está te julgando eu tenho a certeza que é muito mais julgada que ti, e muito mais triste que você.

    ResponderExcluir
  16. bom dia eu me chamo neide to muito triste todos os dia meu companheiro me chiga com palavras orivesnão sei oque faço ja pensei em separa mas tenho dois filho meu filho e especia não posso trabalha e por isso que sofro mas de não poder trabalho ele me homilha não saiu pra lugar nenhum choro todo dia as escondida para minha filha não ver meu sofrimento deus me ajuda senhor as vezes tenho vontadade de me mata pra esse sofrimeto acaba

    ResponderExcluir
  17. coragem irmã pois Jesus te ama e tem muitos ,, planos em sua vida,, e nao desista, pois todos nos temos problemas,,, uns mais outros menos, , mas tenha uma certeza Jesus nos dar forças de acordo com as nossas dificuldades,, por isso va em frente,,, e saiba Jesus esta com tigo e nao te abandonarar, jamais.. bjoos e boa sorte..

    ResponderExcluir
  18. estou passando por um momento muito difícil em minha vida. tenho 35 anos e um filho de 6 anos, sou casada a 13 anos. A mais ou menos 1 ano e meio a trás, percebi que meu casamento já ñ ia muito bem, já ñ sentia mais amor pelo meu marido,só que tinha dúvidas se realmente era isso mesmo, hoje já ñ tenho mais dúvida,tenho certeza que ñ o amo mais. Hoje o que sinto por ele é um carinho muito grande, mas ñ sei oque fazer, porque sei que ele gosta de mim, só que isso tá me machucando muito. Como viver ao lado de uma pessoa que vc ñ ama mais? Tenho medo, vergonha de comentar isso com alguém, tó precisando de conselho, alguém que me entenda, ñ sei mais oque fazer, ñ aguento mais fingir que tá tudo bem, mas também ñ quero magoa-lo, ele é um homem maravilhoso, um pai excelente, mas infelismente acabou. Os anos que passamos foram maravilhosos. Me ajudem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!