A PRIMEIRA ENTREVISTA DE CHICO PARA A TV

Lançado no início de dezembro, pode ser encontrada nas livrarias ou no site DVD Versátil, a primeira entrevista do médium espírita Chico Xavier (1910 -2002) na televisão brasileira gravada três anos antes de sua participação no programa "Pinga-Fogo". Além dessa entrevista histórica realizada pelo jornalista Saulo Gomes, a obra traz mais de uma hora de extras, incluindo raros vídeos da época com Chico Xavier. Abaixo, acompanhe depoimento do jornalista sobre seu encontro com o médium mineiro.

"Em maio de 1968 consegui minha primeira entrevista com o médium Chico Xavier, para a TV Tupi de São Paulo. A missão parecia impossível.Vários repórteres, inclusive jornalistas espíritas, tentaram, em vão, furar a grande barreira que separava o médium Chico Xavier da imprensa. Havia uma explicação para essa barreira.Chico, na década de 50, havia sido alvo de uma reportagem assinada pelos repórteres David Nasser e Jean Manzon, na Revista "O Cruzeiro", focalizando a materialização de espíritos e, nessa reportagem, realizada em Pedro Leopoldo - MG, o médium foi ridicularizado.

"Em 1967, após um trabalho jornalístico na cidade de Itapira (SP), mostrando a obra espírita do "Instituto Psiquiátrico Américo Bairral", pedi o apoio de seus diretores, especialmente do promotor de justiça José Carlos Ferraz, para fazer minha aproximação com Chico Xavier. Em novembro desse ano, ele levou ao Chico o meu pedido para uma entrevista Como era esperado, a resposta que recebi foi um "não". Insisti. Fiz outros contatos e, em maio de 1968, finalmente fui ao encontro de Chico Xavier. Ele aceitou conversar comigo, sem câmeras e sem microfones, para nos conhecermos melhor.

"Segui para Uberaba com o caminhão de externa da TV Tupi, equipado com 3 câmeras e 9 técnicos, chefiados pelo companheiro Nivaldo Matos. Atendi a exigência de Chico e fui sozinho conversar com ele. Após a sessão, na Comunhão Espírita Cristã, ele me convidou para conversarmos, na cozinha de sua casa, tomando café de chaleira com pão de queijo e bolo de fubá.

"A conversa, que começou por volta das 22:30 hs, só terminou às 4:00 hs da manhã. Nos conhecemos, nos confraternizamos, e fechamos o compromisso de, na noite seguinte, gravarmos a sessão espírita e realizarmos a sonhada entrevista. Foi uma noite de Gala para este repórter! Eu tinha ao meu lado, e diante das câmeras, o intocável Chico Xavier! Haja coração!!!Gravamos a reunião, que terminou com Chico psicografando uma mensagem assinada por Emmanuel. Terminado o encontro espiritual iniciei a entrevista. Mostrei, pela primeira vez na televisão, ao público espírita e não espírita, o médium Chico Xavier psicografando uma mensagem.

"O impacto dessa reportagem, em 1968, foi extraordinário e grandes órgãos de imprensa repercutiram o acontecido.Depois dessa entrevista Chico passou a participar de alguns programas, sempre em minha companhia, inclusive em 1970, no programa "Cidade contra Cidade", apresentado por Sílvio Santos. O material desse DVD é de meu arquivo pessoal".

Postar um comentário

0 Comentários