CHICO XAVIER: ENTREVISTAS COM ATOR E DIRETOR

ENTREVISTA COM O ATOR NELSON XAVIER

Fantástico: Como é para você interpretar um dos maiores nomes do espiritismo brasileiro?

Nelson Xavier: O Chico Xavier está realmente transformando a minha vida, minhas opiniões, minhas crenças. Estou acreditando profundamente nas coisas que estão sendo reveladas a mim, e estou conseguindo alcançar uma posição crítica em relação a esse assunto. É uma emoção que está me conduzindo.

Você é espírita? Já vivenciou situações consideradas paranormais?

Não sou espírita, mas minha mãe era. Durante toda a minha vida isso foi familiar para mim. Minha mãe me chamava para o espiritismo, mas eu nunca a atendi. Já aconteceram fatos coincidentes e inexplicáveis comigo, mas não posso chamá-los de paranormais.

Como se preparou para o papel?

Em março, fomos para Uberaba, em Minas Gerais, na casa onde Chico morou, e para Pedro Leopoldo (cidade onde Chico nasceu). Lá tem recortes lindos. Delirei, queria morar lá. É um lugar de paz. Todos os lugares que ele frequentou são carregados de uma energia arrebatadora. Nessas visitas tive notícias de muitos colegas que visitavam o Chico.


ENTREVISTA COM O DIRETOR DANIEL FILHO

Como surgiu a ideia de filmar a(s) vida(s) de Chico Xavier?

Daniel Filho: Fui convidado por Bruno Wainer, há cinco anos atrás. Ele tinha adquirido os direitos do livro do Marcel Souto Maior “As vidas de Chico Xavier” e me ofereceu a sociedade para a Lereby (minha companhia) produzir. Tentei vários diretores e por um ou outro motivo acabava não dando. Finalmente o Rodrigo Saturnino me convenceu que além de produzir eu devia dirigir, em homenagem a Augusto César Vanucci, que era um espírita de quatro costados e amigo do Chico.

Você considera Chico Xavier uma figura paranormal?

Sem dúvida, vários fatos comprovadamente atribuídos a ele o classificam como paranormal.

Você já pensou como vai se comportar se acontecer alguma situação sobrenatural durante as gravações do filme?

Comprovadamente sobrenatural acho difícil. Não creio nisto. Mas, fazer um filme no Brasil é coisa meio sobrenatural. Realmente respondendo a pergunta, será ótimo para minha curiosidade! Mas sem duvida a "vibração" a favor que o filme tem recebido do publico tem sido algo que bate no coração. O mesmo não se pode dizer de patrocinadores.
Deixe uma mensagem para os seguidores de Chico Xavier no Brasil!

Não são restritos aos espíritas, os seguidores do Chico Xavier são ecumênicos. A mensagem de tolerância, amor, honestidade, humildade e alegria que ele nos deixou vale para todos os seres humanos. E é este filme que gostaria de conseguir fazer. Precisamos ver esta vida exemplar. Tomara que eu, a equipe, e o grande elenco reunidos consigamos passar a emoção que nos juntou neste desafio.

Daniel Targueta
A partir do programa Fantástico(TV Globo). Leia texto integral

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Eu tive a pesquisar sobre si, para o meu pai que sofre de Esclerose lateral Amiotrófica, anda de muletas, está a perder cada vez mais o andar.
    Eu gostaria que indica-se os passos que devo seguir para poder mandar o meu pai aí.
    Gostaria de saber onde isso fica e onde se dirigir.
    Eu posso mandar-lhe os respectivos exames, por via email e numero de telefone.

    Muito obrigado pela ajuda
    (28/6/2009 16:03:56) - (IP: 89.180.103.0)
    Liliana Gil (liligilster@gmail.com)
    Boa tarde

    ResponderExcluir
  2. minha mae faleceu no dia 11/4/2009.
    ela morreu de insuficiencia respiratoria,somos em 5 irmaos e meu sobrinho so sonha com ela chorando e eu quanto sonho abraco tanto de saudades mais sei que ela esta triste ela so vem no sonho chorando sei que esta com meu pai mais isso me encomada e fico triste quero ajudar o espirito dela amo minha mae demais nao me conformo da morte dela por favor me ajude quando nao sonho com ela peco aos anjos guardioes para me ajudar e ai acabo sonhando me ajude
    (26/6/2009 17:30:49) - (IP: 189.32.209.67)
    rosmari cardoso (mari221claudio@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Ola meu nome e Claudia e eu tambem li o seu artigo.Ja tentei o suicidio uma vez mas me socorreram a tempo e ainda aqui estou.Nessa altura eu tinha um parceiro malandro bebedo e que nao me tinha amor.Agora passados alguns anos com um novo parceiro maravilhosamente amoroso e com um filho em comum de 2 anos lindo e saudavel,com a graça de Deus,encontro-me com uma depressao em ultimo grau.Estou orientada por um psiquiatra e medicada convenientemente.Existem dias bons e dias horriveis.Estou de baixa desde abril e as melhoras do meu cerebro sao estranhas a meu ver,porque se hoje consigo cantar e fazer qualquer trabalho em casa e ate pintar-me e vestir-me com gosto,amanha ja e tudo diferente,totalmente o oposto. Quando me tentei suicidar,embora eu reconheça que foi uma falha perante mim e perante Deus,nessa altura eu tinha todos os motivos do mundo para me sentir so e sem amor e sem nada que me agarrar a vida.Mas agora com esta depressao instalada no meu cerebro e com todos os que me rodeiam a fazerem-me sentir o amor que tÊm por mim,mesmo assim eu ja pensei em tomar todas as pastilhas que tenho em casa e dar fim ao meu sofrimento interior,que nem eu sei bem defenir...Mas penso no meu filho e no meu marido e em todos os que iriam sofrer com tal brutalidade que acabo em pousar as pastilhas todas e fujo para o meu quintal e dou uma mirada ao ceu e choro desesperadamente.Desculpe este desabafo,nao pretendo com isto que me ajude.So eu o poderei fazer,mas foi bom escrever-lhe,Obrigada
    (26/6/2009 5:22:02) - (IP: 213.22.20.67)
    claudia (www.claudiacatira@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe faleceu no dia 27/05/02009,foi um infarto fulminante,choro muito,tenho muita saudade,e,esta noite sonhei muito com ela,no sonho estamos no quarto dela,ela me faz tchau,ai eu pergunto pra ela se foi ruim quando ela morreu,ela diz que não,mas o que mais me emociona,é que eu senti a mão dela pegando na minha,a mão estava quente,como se fosse muito real,ela diz que está bem,e,com meu pai,depois o sonho continua na minha casa,eu continuo vendo ela,e,meu marido no sonho não consegue ver ela,mas ai então ela não fala mais,ta sorridente.Nós somos em nove irmãos,e,nenhum deles sonha com ela,pq isso acontece comigo?
    (25/6/2009 10:40:58) - (IP: 201.35.234.163)
    Simoni (nicinhaa28@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. estou muito perdida em minha vida pessaoal e profissional, peço ajuda quais os caminhos devo tomar para eu mudar a minha vida. por favor me ajudem. já estive em abadiana várias vezes. fiz cirurgias e eu não sei o tipo de cirurgia que fiz. por favor me ajude para que eu possa continuar a minha caminha aqui na terra.me responde o que devo fazer ou que tipo de tratamento eu devo continuar fazendo.
    junia pinheiro
    rua vereador jose batista , 30, bairro: centro
    Nova Lima - MG - BRASIL
    (22/6/2009 17:21:31) - (IP: 189.83.3.167)
    JUNIA PINHEIRO (junia.pinheiro@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  6. NÃO SÓ EU MAS, TENHO CERTEZA QUE MUITAS PESSOAS GOSTARIAM DE TÊ-LO AQUI EM SÃO PAULO (CAPITAL).HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE?
    ESPERAREI CHEIA DE ESPERANÇAS!!
    UM FORTE ABRAÇO
    LUZ E AMOR
    INÊS
    (20/6/2009 18:38:15) - (IP: 189.102.239.3)
    Inês Bueno (mantraines@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!