EQM : EXPLICAÇÕES DA CIÊNCIA SOBRE A MORTE

Em 1991, Pam Reynolds, moradora de Atlanta, Georgia, teve uma experiência de quase morte (EQM). Reynolds se submeteu a uma cirurgia de aneurisma cerebral e o procedimento exigiu que os médicos drenassem todo o sangue de seu cérebro. Ela foi mantida literalmente com morte cerebral pela equipe médica durante 45 minutos. Apesar de ter estado clinicamente morta, quando foi ressuscitada ela descreveu coisas incríveis. Relatou experiências que teve enquanto estava morta, como conversar com parentes mortos. O mais surpreendente de tudo é que Reynolds conseguiu descrever aspectos do procedimento cirúrgico, como a serra de ossos usada para remover parte de seu crânio (em inglês) [fonte: Parker (em inglês)].

O que é extraordinário (embora não seja único) no caso de Reynolds é que se trata de uma combinação de experiência de quase morte e experiência fora do corpo (EFC). A ciência também progrediu na explicação desses estranhos fenômenos. Dois estudos sobre esses dois aspectos da experiência de Reynolds aconteceram em 2007. Cada um parece explicar como uma pessoa pode ter uma EQM, mas explicam experiências como as de Reynolds?

Near-death experiences
Courtesy StockXchng
Estima-se que aproximadamente 18% das
pessoas que ressuscitaram depois de ataques
cardíacos relataram experiências de quase morte

Aproximadamente 18% das pessoas trazidas novamente da morte após um ataque cardíaco disseram ter tido uma EQM [fonte: Time (em inglês)]. Muitos religiosos podem não se surpreender com essas descrições, mas a idéia de que a consciência e o corpo humano existem separadamente intriga a ciência. Uma pessoa com morte cerebral não deveria ser capaz de formar novas memórias - ela não deveria ter nenhum tipo de consciência, na verdade. Então, como pode algo além da metafísica explicar as EQMs?

Um estudo da Universidade de Kentucky rapidamente ganhou território entre os cientistas como possivelmente a melhor explicação para as EQMs. Os pesquisadores dessa universidade teorizaram que o misterioso fenômeno é, na verdade, um exemplo de disfunção do sono, invasão de movimento rápido dos olhos ou invasão MRO. Nesse distúrbio, a mente de uma pessoa pode acordar antes de seu corpo, tendo alucinações e a sensação de estar fisicamente solta do corpo.

Os pesquisadores de Kentucky acreditam que as EQMs são, na verdade, invasões MRO acionadas no cérebro por eventos traumáticos, como ataques cardíacos. Se isso for verdade, significa que as experiências de algumas pessoas após a quase morte são uma confusão por terem entrado rápida e inesperadamente em um estado de sonho.

Essa teoria ajuda a explicar o que sempre foi um aspecto complicado sobre as EQMs: como as pessoas podem experienciar visões e sons depois de confirmada a morte cerebral? A área em que a invasão MRO é acionada fica no tronco cerebral - região que controla a maioria das funções básicas do corpo - e ela pode funcionar independentemente da parte superior do cérebro. Então, mesmo depois de as partes superiores do cérebro terem morrido, o tronco cerebral pode continuar funcionando e a invasão MRO ainda pode acontecer [fonte: BBC (em inglês)].

Essa parece ser uma boa explicação para as EQMs, mas e as EFCs? Elas são a mesma coisa? Leia a próxima seção para descobrir as diferenças entre as experiências de quase morte e as experiências fora do corpo.

Josh Clark. "HowStuffWorks - A ciência explica a vida após a morte?". Publicado em 23 de outubro de 2007 (atualizado em 15 de janeiro de 2009) http://pessoas.hsw.uol.com.br/ciencia-vida-apos-morte.htm (20 de julho de 2009)

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Gostaria de saber notícias de minha mãe que desencarnou 24/12/08.Estou sofrendo muito com a separação.Rezo todos os dias para ela que encontre aluz ereceba ajuda dos bons espíritos.Obrigada.Maria Alice.
    alice.meurer@hotmail.com
    URL : http://alice.meurer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"
    (Fernando Pessoa)
    (20/6/2009 3:18:17) - (IP: 87.196.247.245)
    Luís (luiscamposcruz@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. voce tem as referencias destes dados, estou fazendo um TCC e gostaria de incluir.

    obrigado


    cpcristiano@hotmail.com
    (18/6/2009 12:10:48) - (IP: 187.7.102.215)

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza, estou passando a alguns meses com um problema de tendinite patelar no meu joelho esquerdo. Fiz radiografia , fui em um médico especialista de joelho e ele pediu radiografia e foi diagnosticada tendinite na patela e no tendão patelar do joelho esquerdo, ambos com uma pequena calcificação no tendão. Eu sou um praticante de atividades fisicas e no momento não posso jogar futebol e nem fazer artes marciais. Eu já fiz 30 sessões de fisioterapia e não resolveu nada, estou muito angustiado, por favor me ajudem. Pretendo ir ao centro ramatis, más no momento não disponho de dinheiro pois resido no interior de são paulo, gostaria que o medium valdemar coelho fizesse uma cirurgia espiritual a distância em mim. Por favor me mande resposta por email, estou mal.
    (15/6/2009 22:23:23) - (IP: 189.56.110.38)
    vanderley augusto (vanderleyaugusto@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe faleceu no dia 31/05/2009 e estava para vim ate a minha casa fez as unhas e iria pintar os cabelos pois dia 05 de junho era o meu aniversario.
    Foi um infarto fuminante morreu na casa de minha irmã,moramos 180km de distancia.
    so que em uma semana atras fui ve-la ,nos divertimos muitoso que percebi um olhar triste ate tirei uma foto e na hora deeu ir emboraveio uma imagem de minha mãe no caixão igual a do velorio dela.
    porque eu vejo estas coisas sem fundamento não e aprimeira vez.
    (15/6/2009 19:39:04) - (IP: 189.20.218.245)
    Claudio fleury rodrigues (clauddio@linksat.com.br)

    ResponderExcluir
  6. meu nome é keilah, perdi minha de uma hora para outra,de infarto no dia 04 de agosto de 2005, e ate hoje não consigo aceitar a morte dela, choro muito, tem dias acho que não vou dar conta, que tambem vou infartar de tanto nervo, de tanta tristeza, ja fui varias vezes no cenro aqui chamado nosso lar, na esperança que me mande uma carta psicografada, mas ate hoje nada sei dela depois que partiu. Neste momento choro, sinto que ela vai abrir a porta de casa e que vai entar, mas nada. me ajude.....
    (29/5/2009 16:11:54) - (IP: 201.58.198.101)
    keilah Rocha (keilahrocha@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Meu avo faleceu no 26 de marco desce ano
    bem no dia do meu aniverssario nossa foi a maior dor q eu jah senti em toda minha vida.nem sei como descreve-la.Mais deus sabe oq faz i tenho certeza d q nos reencontraremos
    (28/5/2009 15:50:52) - (IP: 192.168.1.1)
    Luana Carla (lulu_karlita@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. meu nome fernando rodrigues minha mae tem um cancer lesao em dorso adenocarcinoma em pele fez uma sessao de quimioterapia mais peço ajuda espiritual moro em pelotas rs como agendar para levar minha mae ai ao sr.joao de deus que jesus sempre ilumine os caminhos da bençao ajudai-me minha mae se possivel telef. para contato grato pela sua atençao
    (27/5/2009 1:25:38) - (IP: 200.163.184.92)
    fernando rodrigues (fernandorreis2009@HOTMAIL.COM)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Gostaria de saber se é possível a realização de uma cirurgia espíritual á distãncia e quais os procedimentos tomados para q seja realizada
    em minha casa na cidade de Santarém-Pá. O motivo q me leva a essa pergunta, é pelo fato de não poder me deslocar no momento para outro estado ou cidade. Sou espírita KARDECISTA a 13anos aproximadamente e é acreditando na DOUTRINA e na
    fé q tenho q busco em João de Deus a cura para os meus problemas espirituais e
    fisicos. É possível? Qual o procedimento a tomar? Sem mais para o momento é q
    agradeço desde já ao Pai e a Jesus pela atenção dispensada por vcsa este amigo q lhes bate a porta. Que Paz esteja sempre com vosco hj e sempre.
    (26/5/2009 1:42:47) - (IP: 189.97.225.251)
    Aurecildes Gomes da Silva (philebitta@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. Os relatos de eqm deveriam ser mais divulgados. A morte a meu ver, seria o maior castigo para qualquer ser vivente, principalmente para o ser humano que detém o senso da razão. Após ler alguns relatos, passei a não ver a morte como algo terrível e sim uma passagem natural de uma dimensão para outra. Portanto a divulgação dos relatos certamente vai tornar a compreensão deste fato algo mais provritoso.É fantástico saber que nós não desaparecemos como se fosemos a chama de uma vela após ser apagado. É muito confortante saber disso.
    (7/10/2009 22:13:19)

    ResponderExcluir
  11. Os relatos de eqm deveriam ser mais divulgados. A morte a meu ver, seria o maior castigo para qualquer ser vivente, principalmente para o ser humano que detém o senso da razão. Após ler alguns relatos, passei a não ver a morte como algo terrível e sim uma passagem natural de uma dimensão para outra. Portanto a divulgação dos relatos certamente vai tornar a compreensão deste fato algo mais provritoso.É fantástico saber que nós não desaparecemos como se fosemos a chama de uma vela após ser apagado. É muito confortante saber disso.
    (7/10/2009 22:13:19)

    ResponderExcluir
  12. Vida e morte se entrelaçam, se completam, se fundem.. Assim como a luz e a escuridão, uma somente sobrevive em função da outra...como valorizar a vida, se não conhecer a morte?

    Religiões à parte, resta ao homem buscar fazer de sua jornada a mais correta possível, não em função de alguma recompensa, mas para que possa deixar algo de bom, exemplos que seus filhos possam seguir...

    Nada há de fantástico em ver a luz....Como criaturas, incompletas, confusas, incoerentes, por mais que tentemos, não poderemos, jamais, compreender os designios do Criador.

    Bastaria que todos os homens olhassem para seus irmãos, independentemente de cor, credo e religião e reconhecessem a igualdade, a forma naturalissima que a natureza nos trata: todos que provam da luz (nascimento) certamente conhecerão a escuridão! Isso nos torna irmãos, passageiros de uma agonia que se denomina vida e que, na verdade, diante do mistério que nos espera no pós vida, se reveste muito mais de um arduo trabalho, pelo qual não sabemos sequer qual será o salário a ser recebido.

    Fazer do bem, da honestidade, da amizade, do carinho, da educação, enfim de todos os atos que possam contribuir para nos enaltecer como seres humanos é agir de forma coerente com o Pai...o resto, é vibrar pelo pipocar dos fogos em nossas passagens pelos anos, até que no momento final possamos merecer o amor verdadeiro daquele que em nos confia....

    (8/10/2009 22:55:11)

    ResponderExcluir
  13. A vida,amorte,o dia,a noite,as horas,o tempo.O que sabemos nós alem aquilo que inventamos com a nossa ciência...queremos respostas,nos damos respostas dentro do limitado conhecimento que temos a respeito de nós.Eu somente acredito ou quero acreditar que dentro da logica que empregamos,no pratico e palpavel,alguma coisa responda a toda essa inconsequencia da chamada existencia. Espero por um deus.Não um que me aponte ceu ou inferno,mas que me deixe convencido que valeu a pena.
    (3/12/2009 3:25:10)

    ResponderExcluir
  14. Isso é tudo teoria cientifica dos cientistas eles não tem como mandar uma pessoa para depois da morte e traze-la de volta a vida três dias depois,e as experiências dos cientistas podem sofrer alteraões de suas convicções, no caso se eles não acreditam na vida após a morte sempre irão procurar uma explicação que desqualifique tal experiência.....

    ResponderExcluir
  15. Os cientistas descobriram que a paixão é um fenômeno químico, depois explicaram o sofrimento de Roberto Carlos após a morte de Maria Rita como sendo ..., enfim, a ciência está transformando sentimentos humanos em potencial econômico e, daqui há pouco termos remédio contra a paixão, tristeza, Deus, diabo, ... Essas pessoas precisam de humildade o suficiente para aceitar as barreiras entre a ciência e algo que ela nunca explicará satisfatoriamente. Seria muito mais plausível aceitar a Deus e honrá-lo fazendo da vida um sucesso que não precisa de explicação.

    ResponderExcluir
  16. a vida vaiu além do corpo físico,ela se expande, se transforma, evolui, não acabamos quando morremos,tudo se inicia com a morte.
    Os relatos de EQM não se limitam a explicações científicas e sim uma pequena amostra que Deus existe e tem um plkano para cada um de nós.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!