COMEMORAÇÃO DO HALLOWEEN AINDA É CONTROVERSA

Apesar de o Halloween vir parcialmente de tradições cristãs, muitos grupos cristãos não querem saber de nada da festa por causa de seus elementos pagãos. Figuras famosas de Halloween, tais como bruxas e demônios, carregam uma conotação satânica desconfortável para alguns cristãos, que não querem expor seus filhos a estas imagens. Alguns grupos também se incomodam com as origens desta festa, já que é uma crença comum que o festival Samhain era uma celebração de um diabólico deus dos mortos chamado Samhain. A maioria das evidências mostra que na verdade não é esse o caso - a principal documentação de tal deus vem de um material aparentemente produzido pela igreja católica há centenas de anos, como meio de converter pessoas do druidismo.

Os grupos cristãos se incomodam também com os boatos de que os druidas e wiccanos atuais guardam o Halloween como uma ocasião para adorar Satanás e outras forças do mal. As organizações estabelecidas desses grupos negam com veemência qualquer conhecimento de tais práticas, apesar de dizerem que o Halloween é uma data importante do ano em sua religião. Todo ano, há alguns relatos de rituais satânicos e até de sacrifícios de animais, mas a maioria dessas histórias são invenções comprovadas. Quaisquer sacrifícios reais são práticas de indivíduos em grupos extremistas menores, operando fora de qualquer organização maior.

Muitos Wiccanos, bruxos de hoje, irritam-se quanto ao Halloween porque sentem que são mal-representados por alguns oradores cristãos e pela mídia. Eles querem separar a sua religião da noção popular de bruxas como figuras malvadas compactuadas com o diabo. Eles dizem que a bruxaria moderna é baseada nas antigas crenças Druidas e Wiccanas que nada tinham a ver com Satanás ou outras figuras da teologia judaico-cristã. Os Wiccanos dizem que a sua religião é baseada em uma conexão da natureza e do universo, não em forças obscuras e magias malignas, como sugere a idéia popular sobre as bruxas.

Em geral, o Halloween gera controvérsia porque alguns pais pensam que é uma festa imprópria e possivelmente perigosa para as crianças. Na sociedade moderna, as crianças estão correndo algum tipo de perigo físico ao brincar de "travessuras ou gostosuras" porque elas caminham pelo bairro no escuro e aceitam doces de estranhos. As imagens assustadoras que envolvem o Halloween também geram preocupação. Muitos pais temem que monstros e fantasmas sejam perturbadores demais para as crianças, notando-se que as crianças menores que brincam de "travessuras ou gostosuras" têm dificuldade em distinguir fantasia e realidade e podem se assustar demais com pessoas vestidas de monstros. Nos últimos anos, cada vez mais pais têm desviado suas crianças do "travessuras ou gostosuras", levando seus filhos a festas de Halloween na escola ou na igreja.

Este é um assunto difícil para os pais, pois freqüentemente eles têm ótimas lembranças da brincadeira quando eram crianças, porém não se sentem seguros em deixar seus próprios filhos saírem. Eles dizem que o Halloween era menos assustador quando eles eram crianças porque era mais a diversão de usar fantasias engraçadas, e as crianças não eram expostas a tantas imagens perturbadoras na cultura popular. Os filmes de terror se tornaram um ponto particularmente sensível para os pais preocupados, por serem muito violentos.

Outros acham que muitos aspectos do Halloween são importantes para as crianças. Fantasiar-se pode fazer com que uma criança tímida tenha mais autoconfiança, e o "travessuras ou gostosuras" pode criar um sentimento saudável de comunidade em uma vizinhança. Na maioria das vezes, os adultos que gostam do Halloween detestariam ver suas tradições favoritas acabarem aos poucos, pois eles se lembram de como eles as adoravam quando eram crianças. Neste ponto, o Halloween parece estar realmente direcionado a algumas mudanças, mas há muitas idéias diferentes de quais sejam essas mudanças.

Postar um comentário

0 Comentários