POR QUÊ TEMOS QUE RENASCER NESTE MUNDO ?


Por quê temos que renascer neste mundo? Não progrediremos melhor nos planos espirituais onde, segundo o Espiritismo, tudo é melhor?

A evolução é um progresso contínuo. Nós temos que conceber o problema, não apenas através da nossa concepção humana das coisas. Precisamos ir um pouco além. Precisamos compreender que estamos lidando com um processo universal, cósmico e que todo o Cosmo está implicado neste processo. Assim, quando estamos aqui na Terra passando por uma evolução necessária, é porque o nosso Espírito, dotado de potências que ainda não foram desenvolvidas, precisa, na vida terrena, dos choques da vida material, do contato, ainda, com a condição dos reinos inferiores, de que ele partiu.

O senhor pode ler na Bíblia aquele trecho alegórico, bastante importante, que diz assim: “Deus fez o homem do barro e da terra”. Ora, esta expressão nos coloca diante de uma verdade, que o Espiritismo comprova pela experiência. Deus tira o Espírito humano do Princípio Inteligente do Universo, que é um motivo de organização e de estruturação de todas as formas da matéria, desde o reino mineral até o reino hominal. Assim sendo, esse Princípio Inteligente tem potências que vão sendo desenvolvidas, através desses reinos. Portanto, se ainda estamos aqui na Terra é porque não estamos em condições,não poderíamos viver num mundo superior, onde nossa inteligência, a nossa sensibilidade, não estariam em condições de se relacionarem com as coisas circundantes. Não teríamos sensibilidade para captarmos as sutilezas deste mundo, para percebermos as coisas que nele existem e para convivermos com os seus habitantes. É por isso que continuamos a nos preparar na Terra até que atinjamos a condição necessária, para subirmos a mundos mais elevados.

A partir do livro “No Limiar do Amanhã
Lições de Espiritismo, do programa "No Limiar do Amanhã", de José Herculano Pires
Imagem: Flickr. Autor: h.koppdelaney

Postar um comentário

2 Comentários

  1. oi, estou muito deprimida pois perdi meu filho de 19 anos a quase seis meses, os comentarios que encontro aqui tem me ajudado um pouco gostaria de saber se podem piscografar uma carta de meu filho Lucas.

    ResponderExcluir
  2. Meu marido as vezes parece não ser a mesma pessoa. Ele muda constantemente suas atitudes e atos, tentando após humilhar alguém se fazer de vitima.Sei que ele é uma pessoa muito boa e que está sempre tentando ajudar alguem, mas as vezes torna´se agressivo moralmente após se arrepende. E um homem aparentemente triste descontente com tudo e coloca a culpa de todos os erros em mim sua esposa.Como poderei ajudar xe ele não acredita em nada.Ele parece as vezes outra pessoa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!