SAGRADO : O ESPAÇO DE TODAS AS RELIGIÕES



Desde o mês de outubro, a diversidade religiosa ganhou um espaço na programação da Rede Globo com o programa "Sagrado", uma co-produção da Rede Globo com o Canal Futura. A série discute um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como: violência urbana, liberdade de expressão, sexualidade, novas famílias, entre outros. Para atingir um público maior, "Sagrado" passou a ser exibido em diversos formatos. Na Rede Globo, uma peça de dois minutos de duração vai ao ar diariamente pela manhã, às 6h05. Às sextas-feiras, o programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, debate o tema da semana, utilizando o material da série. Aos domingos, às 6h50, os programas são reunidos em uma edição especial de 10 minutos. Já o Canal Futura, exibirá diariamente a versão integral das peças em dois horários, às 7h15 e às 18h45.

Diferentes religiões, cada uma delas contextualizada por um de seus representantes, estarão presentes na série. Além do catolicismo, que faz do Brasil o país com o maior número de católicos do mundo, e das igrejas protestantes, que tiveram grande crescimento nos últimos anos, o programa Sagrado abre espaço também para as religiões afro-brasileiras, o espiritismo e para outras crenças trazidas por imigrantes, como o islamismo, o budismo e o judaísmo. A série teve a consultoria do antropólogo Emerson Giumbelli:

"O programa é um convite para o telespectador aprofundar seu interesse pela diversidade que caracteriza o mundo religioso no Brasil. Proliferam na sociedade preconceitos e desinformações sobre esse mundo. A série procura dar uma contribuição para o estabelecimento de uma relação mais igualitária entre diferentes tradições religiosas, ao propiciar a várias delas visibilidade e expressão públicas", explica Giumbelli.

Postar um comentário

0 Comentários