GLOBO REPÓRTER ANALISA MITO E LEGADO DE CHICO XAVIER

Como Chico teve tanta força? Com voz mansa, ele convencia a todos, até os incrédulos. Que homem foi esse que trazia conforto através de mensagens?


Como um homem pobre de saúde frágil conseguiu ter tanta força? O que havia por trás dos óculos, da peruca e da voz mansa que convencia até mesmo os mais incrédulos? Afinal, quem era Chico Xavier? Para cada um, uma resposta.

“Ele veio com uma missão maravilhosa, isso ninguém tem dúvida”, afirma a dona de casa Ana Lúcia Davanzo. “Para mim, ele era simplesmente meu pai”, diz Eurípedes Higino dos Reis, filho de Chico Xavier.

Quem era esse mineiro de pouco estudo?

“Chico Xavier foi o maior paranormal ou o maior sensitivo da história da humanidade”, declara médium Carlos Baccelli. “Ele é um grande professor”, destaca o médium Celso Afonso. “É um marco divisor no espiritismo”, aponta a antropóloga Sandra Stoll.

Que poder tinha esse homem?

“Esse homem veio enviado de Deus”, afirma um homem. “Era o Chico, nosso amigo, nosso apoio para tudo”, comenta um outro senhor.

Que homem foi esse que trazia para as mães o conforto de mensagens dos filhos mortos?

“Ele nos envolvia com tanto amor, com tanto carinho e com uma empatia que ele sofria conosco. Ele nos consolava”, revela a professora aposentada Célia Diniz.

Célia é da mesma cidade de Minas Gerais onde Chico nasceu, Pedro Leopoldo. Ela conheceu o médium quando ainda era criança. Em 1983, ela perdeu o filho, Rangel, com 3 anos de idade, em um acidente banal. Foi a Chico a quem recorreu.

“Eu coloquei os dois braços no joelho, abaixei a cabeça e chorei. Naquele momento, eu fui envolvida por uma paz tão grande, por um bem estar tão grande. As mães que já perderam filhos sabem o que estou dizendo. Aquele nó na garganta, aquele coração como se tivesse mãos de ferro apertando. E naquele momento tudo tinha ido embora”, lembra Célia. “Eu levanto os olhos e ele estava olhando para mim e disse assim: ‘não sou eu, minha filha. É o seu filhinho que chegou aí por trás e te abraçou’”.

Mas não foi só. Chico psicografou mensagens que teriam vindo de Rangel. E a mãe não duvida que as palavras eram do filho. “Eu não precisava de nenhuma prova de que era ele, e ele me deu muitas. A gente encontra na mensagem de Chico os nomes do meu pai, da minha irmã que havia partido em 1972, de uma tia do meu marido que havia partido aos 18 anos, em 1954”, conta.

A vida foi muito dura com ela. Tempos depois, mais uma dor imensa. Veio a morte da filha, Mariana, com 27 anos. Desta vez, Chico já tinha morrido, mas os ensinamentos dele ficaram.

“Acho que o Chico, de alguma forma, amparava minha filha do lado de lá. Então, ele não fez falta, nesse sentido de não estar mais aqui com a gente”, diz Célia.

O maior médium brasileiro deixou um rastro de admiração que resiste ao tempo, aos credos, às teorias científicas. Mas Chico deixou como herança também, um enorme mistério, perguntas sem respostas.

ISABELA ASSUMPÇÃO

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Muito obrigada pela sua atenção e pela informação.
    Mandarei contato através de uma carta.
    É muito bom saber que existe pessoas como você que da atenção as dores alheias e procura ajudar.
    Que Deus te abençõe.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer,a vc Marcos por ter respondido de pronto minha indagação ,agradeço pelo interesse pelo qual pedi a vc. quanto as palavras ,Mãe que é Mãe ate nosso reencontro não duvidaria da grande escola da vida a qual me falou em outra ou primeira psicografia.Me responda como entre tantas mensagens como essa lhe chamou atenção/?O que poderia atraves da exencia explicar coisas lindas?tenho vontade de escrever uma pequena linha que me foi levada ate sua viagem, é uma historia de uma orientação maravilhosa .quem sabe um dia.Aguardo resposta Que nosso Pai Maior lhe Ilumine.Eliana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia !Meu nome é Lucinda .Sou mãe de uma linda jovem de 19 anos que partiu para o plano espiritual dia 24/09/2008.Desde então criei um blog onde escrevo para ela sempre que posso .Faço isso pois acredito que uma carta vinda de alguem que nos ama é um grande incentivo e balsamo.Não sei se a Amanda teve a graça de ir morar em nosso lar mas acredito que esta bem amparada devido ao seu lindo coração.Aguardo ansiosa para assistir o filme !Recebi uma pscicografia no grupo espirita Caminho do Cristo em Santos com a medium Eulália Bueno onde a Amanda me pede para não desistir da vida,pois ela é feita de transformações constantes e a morte é só mais uma.
    Agradeço a voce por me ouvir e pela iniciativa do site.Envio um beijo a todas as mães como eu companheiras de saudade!Fica o meu convite para que visite o meu blog ,http/amandaluz-amandaluz.blogspot.com.br
    Um grande abraço!!!
    lucinda (lu.ramos11@bol.com.br)
    (21/11/2009 8:59:18) - (IP: 189.34.166.194)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia !Meu nome é Lucinda .Sou mãe de uma linda jovem de 19 anos que partiu para o plano espiritual dia 24/09/2008.Desde então criei um blog onde escrevo para ela sempre que posso .Faço isso pois acredito que uma carta vinda de alguem que nos ama é um grande incentivo e balsamo.Não sei se a Amanda teve a graça de ir morar em nosso lar mas acredito que esta bem amparada devido ao seu lindo coração.Aguardo ansiosa para assistir o filme !Recebi uma pscicografia no grupo espirita Caminho do Cristo em Santos com a medium Eulália Bueno onde a Amanda me pede para não desistir da vida,pois ela é feita de transformações constantes e a morte é só mais uma.
    Agradeço a voce por me ouvir e pela iniciativa do site.Envio um beijo a todas as mães como eu companheiras de saudade!Fica o meu convite para que visite o meu blog ,http/amandaluz-amandaluz.blogspot.com.br
    Um grande abraço!!!
    (21/11/2009 8:59:18) - (IP: 189.34.166.194)
    lucinda (lu.ramos11@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  5. acredito e estudo a doutrina espirita.
    porem, estou muito no inicio do estudo, mas ja posso dizer que minha vida tem outro sentido.
    um dia terei a graça de ter tanta fe como vc luciana!!!!
    vamos em frente, pois todo dia e dia de aprendizado.
    que as benção de Deus te amapare sempre!!1
    com amor desta irmã de caminhada.
    belquiz carvalho bernardes (badvogada@terra.com.br)
    (28/3/2010 14:41:01) - (IP: 189.73.184.76)

    ResponderExcluir
  6. Estou na Espanha, meu marido faleceu dia 19/02, ele lia muitos livros Kartensista...
    Volto ao Brasil em julho, vou para Osasco e gostaria de saber como posso participar de uma encontro espirita de psicografia... Preciso saber dele, para me confortar um pouco, porque nao sei como enfretar a minha vida , ele era meu porto seguro!
    Eliane da Mata Rafael (elianedamata3@hotmail.com)
    (27/3/2010 14:58:29) - (IP: 79.146.191.144)

    ResponderExcluir
  7. tenho mediunidade e não sei muito bem lidar com ela
    isso me angustia muito

    ResponderExcluir
  8. Tania Maria Gomes Magalhãessegunda-feira, 29 março, 2010

    Sabe,o espiritismo me fascina cada vez mais.Eu sei que ainda to engatinhando ,mas atravez da força de vontade e do estudo continuo podemos compreender melhor as diferenças,os sofrimentos,a pobreza,as doenças etc.Faz dezoito anos que estou pelejando estudando e posso falar que a minha vida ganhou outro sentindo.Sou muito grata a Deus pela oportunidade que tenho recebido dele de estar
    estudar e já trabalhar na doutrina.

    ResponderExcluir
  9. quero receber uma psicografia de Maximo bento da silva que faleceu do dia 11/04/2006 , por favor me ajudem meu email (juninhospfctri@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!