A BIBLIOTECA BÁSICA DE CHICO XAVIER

Algumas obras de Chico são quase tão importantes quanto os livros de Allan Kardec

É o livro da estréia de Chico Xavier. Trata-se de uma antologia com 259 poemas psicografados de 56 autores, tanto brasileiros (como Castro Alves e Olavo Bilac) quanto portugueses (Antero de Quental, entre outros). Nem todos os poemas entraram nas várias edições que a obra teve. O espírito Emmanuel teria orientado o médium na escolha - priorizando os de temática espiritual.

PRIMEIRA EDIÇÃO: 1932 Espírito que ditou: Vários poetas Edição mais recente: 2002


Várias dissertações de Emmanuel sobre ciência e religião foram reunidas aqui. O guia espiritual de Chico Xavier defende neste livro a comunhão de conhecimento científico e fé religiosa. Diz que o homem, para chegar ao estágio de ser racional, passou por vários estágios "animais" (argumento claramente evolucionista, também verificado nas obras de Allan Kardec).

PRIMEIRA EDIÇÃO: 1938 . Espírito que ditou: Emmanuel 12 Edição mais recente: 2008

Enquanto Gilberto Freire publicava Casa Grande e Senzala (1933) e Sérgio Buarque de Holanda lançava Raízes do Brasil (1941), Chico psícografava uma versão espírita da história. O domínio de Portugal sobre o Brasil até a independência, por exemplo, só teria ocorrido graças a uma intervenção divina.
PRIMEIRA EDIÇÃO: 1938. Espírito que ditou: Humberto de Campos Edição mais recente: 2008
PRIMEIRA EDIÇÃO: 1942 Espírito que ditou: Emmanuel £,2 Edição mais recente: 2008
Um dos cinco romances históricos narrados por Emmanuel. Conta a história do cristianismo desde os seus primórdios e reconstitui a vida do apóstolo Paulo de Tarso - que se converteu à fé cristã quando teve uma visão de Jesus. Depois de desencarnar, Paulo teria ajudado a resgatar outros espíritos de grande inteligência que haviam enveredado pelo caminho do mal.

Foi a primeira de 16 obras ditadas por André Luiz. O espírito conta seus primeiros anos de vida após a morte e descreve a comunidade espiritual que acolhe a alma dos brasileiros que morrem. Nos 66 anos desde a sua primeira edição, "Nosso Lar" já acumula quase 2 milhões de cópias vendidas - o livro espírita de maior sucesso na história da literatura brasileira. 

A primeira edição: 1944 Espírito que ditou: André Luiz Edição mais recente: 2008

Postar um comentário

0 Comentários