A HISTÓRIA DO ESPIRITISMO NAS NOVELAS

Alex Carvalho, TV Globo

Em Escrito nas Estrelas, a nova novela das 18h, o espírito de Daniel (Jayme Matarazzo) continuará circulando ao longo da trama. Mas o Espiritismo não é novidade na teledramaturgia. Desde a primeira versão de A Viagem, em 1975, o tema atrai milhões de espectadores. Não é para menos, já que o Brasil é o país com maior número de adeptos da doutrina Espírita. Vale relembrar algumas novelas que abordaram o tema:

A viagem (1994): O remake da história de Ivani Ribeiro fez tanto sucesso que já foi reprisado duas vezes no Vale a Pena ver de Novo. O mau-caráter Alexandre (Guilherme Fontes) continua atormentando a família mesmo depois de morto. Enquanto isso, Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni) vivem uma grande paixão, que continua mesmo após a morte dos dois. No último capítulo, a novela traz uma bela mensagem: “A vida continua… E a morte é uma VIAGEM…”

Anjo de mim (1996): Na trama de Walter Negrão, Floriano (Tony Ramos) vive assombrado por visões de sua vida passada, na qual uma mulher morre diante de seus olhos. Através de terapias de regressão, o protagonista tenta buscar no presente a reencarnação de sua amada da outra vida. A novela não teve muita repercussão, mesmo com a presença de Tony Ramos, Herson Capri e outros nomes de peso no elenco.

Alma gêmea (2005): Recentemente exibida no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Walcyr Carrasco é uma das mais bem-sucedidas no horário das 18h. Na história, Luna (Liliana Castro) morre tragicamente pouco depois de se casar com Rafael (Eduardo Moscovis). Anos depois, Rafael reencontra a amada reencarnada em Serena (Priscila Fantin), uma jovem índia com grande sensibilidade e consciente de seu destino. O último capítulo mostrou a morte do casal protagonista, fugindo à regra do “Felizes para sempre”. Mas foi bonito mostrar a ideia de que o amor continua além da vida terrena.

O profeta (2006): Outro sucesso de Ivani Ribeiro que foi reeditado, a trama contava a história de Marcos (Thiago Fragoso), jovem sensitivo que quase sucumbiu ao poder e à ambição. Desde pequeno, o rapaz demonstrava poderes sobrenaturais e, após a morte do irmão, passa a ter um contato maior com o mundo espiritual.

A partir do site Noveleiros. Leia no original

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Penso que seja importante a TV mostrar, de forma responsável, os temas envolvendo os espíritos. A novela A viagem foi um marco nesse sentido.
    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!