'CHICO' : LANÇAMENTO DE DVD TERÁ SESSÃO ESPECIAL

No próximo sábado, dia 31 de julho, às 10h30, a Sony Pictures Home Entertainment realizará uma sessão especial de cinema no Espaço Unibanco (Rua Augusta, 1475 – São Paulo) para marcar o lançamento do filme “Chico Xavier”, em DVD e Blu-ray.
A sessão será fechada para um público convidado, formado exclusivamente por pessoas com deficiências visuais, já que os produtos, que chegam às lojas e locadoras, contam com um recurso denominado audiodescrição. 

Um dos filmes mais esperados do ano chega às lojas e locadoras no fim de julho. E a história de um dos homens mais respeitados e admirados do país, que sempre prezou pela acessibilidade, caridade e amor ao próximo, traz um grande diferencial: a audiodescrição.
 

Depois de ser visto por cerca de 3,5 milhões de pessoas nas telonas, chegou a hora de levar esse fenômeno do cinema nacional para a casa. Dirigido pelo exigente e competente Daniel Filho, o filme “Chico Xavier” é baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior, e conta a trajetória do médium que viveu 92 anos desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica.
 

Com uma vida conturbada, cheia de lutas e muito amor, Chico Xavier escreveu mais de 400 livros psicografados, consolou milhares de pessoas, pregou a paz e estimulou a caridade. Ele faleceu após o Brasil se consagrar Pentacampeão mundial, e agora, no ano em que completaria seu centenário, sua história pode ser conhecida por todos. Isso porque tanto o DVD quanto o Blu-ray do filme chegam com recursos que fazem deles produtos acessíveis inclusive para pessoas com deficiências auditivas - já que contam com legendas também em Português - e também para quem apresenta deficiência visual. Nesse último caso, o recurso utilizado é a audiodescrição, ainda pouquíssimo explorado no Brasil. 

A audiodescrição é o detalhamento em áudio de informações veiculadas visualmente, mas que não estão contidas nos diálogos de um filme, comportando-se como um o áudio extra, integrado ao som original, que contém descrições, por exemplo, de cenários, expressões faciais e corporais dos personagens, conteúdo de texto, figurinos, indicação de tempo e espaço, movimentações em geral e outros elementos relevantes para a captação e compreensão da obra por pessoas impossibilitadas de usufruir total ou parcialmente dos recursos visuais.
 

Inserida nos intervalos dos diálogos e ruídos importantes, a audiodescrição não atrapalha o andamento do filme. Por conta disso, o recurso também não pode ser entendido como uma espécie de livro-falado, ou como as antigas novelas de rádio, pois precisa se harmonizar com o filme, motivo pelo qual o/a audiodescritor (a) deve ser um profissional sensível à linguagem cinematográfica e com capacidade de síntese. Além disso, a busca da fidelidade ao filme deve ser perseguida pelo audiodescritor (a), evitando antecipar, julgar ou interpretar o filme.
 

É muito bom, ao término de um espetáculo ou filme, a pessoa com deficiência estar em sintonia com a conversa e as interpretações de cada um. Meu grande sonho é que, em breve, a audiodescrição seja uma prática disponível em larga escala e que todos possam ter acesso a tudo que se interessarem, seja na TV, no teatro, no cinema, na internet, no museu, nos parques, nas praças, coretos, etc”, comenta Rosângela Ribeiro Mucci Barqueiro, psicóloga, audiodescritora e Relações Institucionais da Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

Disponível nas lojas e locadoras a partir de 28 de julho,
os valores sugeridos dos produtos são: DVD a R$ 29,90 e Blu-ray a R$ 89,90. Para os sócios do 'Clube de Amigos da TVCEI", o DVD faz parte da relação de títulos. Ou compre pelo Submarino.

Postar um comentário

0 Comentários