30 de jul de 2010

A MISSÃO DO BRASIL NA EVOLUÇÃO ESPÍRITA



Acima, o leitor tem trechos da palestra onde Richard Simonetti, escritor e palestrante espírita, tendo por referência os livros "A Caminho da Luz" e "Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho", ambos psicografados por Chico Xavier, fala dos compromissos espirituais do povo brasileiro. O tema foi convertido para DVD e está sendo lançado, em edição elaborada por Roberto Bisognini, com arte da capa assinada pela artista digital  Mel Gama, do blog Mensagens Cadentes. O lucro obtido com a venda será revertido em favor da Creche Nova Esperança. Para adquirir a palestra, entre em contato com o CEAC (por e-mail) ou através do site

Ainda sobre o tema, indicamos também o livro "A missão do Brasil como Pátria do Evangelho",  de Célia Urquiza de Sá (Federação Espírita da Paraíba). Abaixo, um trecho da obra, que pode ser baixada aqui, em PDF, ou solicitada por e-mail

* * *
Somos o Coração do Mundo, Pátria do Evangelho? Ou não somos? É verdade que aqui se encontram pessoas de todas as raças, de todas as nações, de todas as religiões, e, aqui, todos convivem num clima de fraternidade. Aqui, não temos conflitos religiosos. Mesmo sendo o Brasil o maior país espírita do mundo; o maior país católico do mundo; e se ainda não somos o maior pais protestante do mundo, estamos perto de ser, e todas essas religiões convivem sem agressões, sem ataques. Sabemos conviver como irmãos, mesmo tendo crenças diferentes. Pensando no mapa da América do Sul, nos vem logo à memória uma colcha de retalhos, tão numerosa é a sua divisão em pequenas áreas. Só o Brasil se conservou o gigante que sempre foi. Mas, se nos conservamos esse gigante, foi porque contamos com o apoio e a ajuda constantes da equipe espiritual. Para cá vieram os invasores, tais como os franceses e holandeses, que embora fortemente armados, foram vencidos pelos colonizadores, auxiliados por nós, os brasileiros, que tínhamos muito menos condições.

Sem nenhuma sombra de dúvida, contamos para isso com a ajuda dos irmãos espirituais. Sem eles não teríamos conseguido conservar a nossa integridade territorial. Nesse País tão grande, se fala um só idioma. Se ainda temos diferenças, se ainda não temos um só pensamento, mesmo assim, não temos conflitos raciais e conflitos internos de grandes proporções. Os nossos problemas internos se resolvem pacificamente. Somos um País que já nasceu rezando. Para que estivéssemos sempre nos voltando para Deus, foi que, por orientação dos nossos irmãos espirituais, logo após o descobrimento, tivemos uma missa nas caravelas. Dias depois, tivemos outra já em terra firme, e isso fez com que o nosso povo traga sempre Deus presente em todos os pensamentos.

Somos a Pátria do Evangelho? Que é Pátria do Evangelho? (...) O Brasil será o que nós fizermos dele. Isso quer dizer que esta missão que nos foi confiada poderá ter ou não ter sucesso. O palco está armado, mas os atores somos nós. O projeto é grandioso, a oportunidade é valiosa, mas depende de nós. É importante observar que, mesmo tendo sido escolhidos por Jesus, para viver, aprender e espalhar o Seu Evangelho, além da generosidade e boa vontade de seu povo, encontramos também, no Brasil, egoísmo, ódio, violência, o que índica que ainda não somos um povo evangelizado. Então o Brasil ainda não é a Pátria do Evangelho. Ainda não conseguimos superar a mágoa pela injustiça e o ódio pelas humilhações sofridas que trazemos em nossas raízes. Em compensação, temos também a resignação e a boa vontade do coração puro o que nos torna um povo pacato, sensível, resignado e sempre pronto a ajudar, fruto da miscigenação de que fomos formados; e temos também o essencial: a fé e a confiança em Deus. Isso poderá nos levar a incorporar, nos atos diários, aquilo que dizemos acreditar.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo