2 de jul de 2010

PESQUISA SOBRE PSICOGRAFIAS DE CHICO XAVIER GERA POLÊMICA

A extensa reportagem da revista Superinteressante sobre Chico Xavier, publicada na íntegra pelo blog (leia aqui), continua causando discussões. Isto porque o texto utilizou informações de uma pesquisa desenvolvida pela Associação dos Médicos Espíritas (AME), mas de forma parcial, dando margem a dúvidas sobre o procedimento do médium mineiro nas sessões de psicografia. Por conta disso, o autor do livro "A Vida Triunfa", Paulo Rossi Severino, e a presidente da Associação Médico-Espírita de São Paulo, Marlene Rossi Severino Nobre, responsável pela pesquisa, divulgaram uma nota de esclarecimento sobre os dados da pesquisa desenvolvidas por ambos.
*  *  *
"O médium Chico Xavier atendia 60 pessoas, das 14h às 18h, em Uberaba (MG), dispondo, portanto, de quatro minutos, em média, para cada consulente. Este tipo de atendimento passou a ser feito dessa forma, depois da participação do médium no primeiro programa “Pinga-Fogo”, na extinta TV Tupi, em julho de 1971, e se estendeu por cerca de 20 anos, quando o médium teve que interromper o atendimento por longos períodos em virtude de problemas de saúde.

"Devido à escassez do tempo de consulta e ao grande número de pessoas a serem atendidas, somente em alguns casos o médium tinha necessidade de conversar um pouco mais com a família, estendendo a entrevista para além dos quatro minutos. Em geral, esse tempo maior era concedido pelo próprio médium, não para obter mais informações da família quanto às circunstâncias da morte, mas para fornecer às mães desalentadas dados que lhe eram revelados naqueles instantes de entrevista por espíritos familiares, ali presentes, que vinham consolá-las e que eram, em sua maioria, desconhecidos do próprio médium.

"Conforme consta do capítulo terceiro do livro, “cada entrevista tinha a duração de cinco a dez minutos, tempo exíguo, mas suficiente para que o entrevistado declarasse seu nome e o da pessoa falecida, e, eventualmente, fizesse algum rápido comentário”. Em alguns casos, revela a pesquisa, “durante o breve encontro, o sensitivo registrava a presença, através da clarividência, de parentes falecidos, citando seus nomes ou referindo-se a um fato qualquer relativo ao desenlace ou a problema familiar”.

"De qualquer forma, não foram poucos os casos em que pessoas receberam mensagens mesmo sem terem passado por entrevista com o médium. Além de A Vida Triunfa, da Editora FE, há cerca de 130 livros publicados com as mensagens que Chico Xavier recebeu, dirigidas aos que perderam seus entes queridos. É um farto material para aqueles que queiram conhecer histórias autênticas".

3 Comentários:

valéria disse...

É muito fácil para quem nunca perdeu um ente querido questionar a psicografia.

Maria de Fátima disse...

Quero agradecer pelas confortantes palavras. Não sabe como me fizeram bem apesar das incessantes lágrimas.
Sonhei com meu pai há uns 2 ou 3 dias atrás. Mas não sei se é a verdade...aliás como saber?
Ele estava conversando comigo por telefone numa felicidade impressionante.
O engraçado é que no sonho eu estava exatamente sentindo a dor da perda e chorava enquanto eu falava com ele, enquanto ele estava animado.
Bom...mais uma vez, obrigada e que Deus o abençoe.

Abraços
Maria de Fátima

ANDRE LUIS disse...

MEU NOME É ANDRE LUIS O PROPRIO NOME JÁ DIZ, EU SOU CONVICTO SOBRE A EXISTENCIA DE DEUS E DO ESPIRITISMO. VOU RESUMIR UMA HISTORIA ENTERRESANTE: MINHA SOBRINA NASCEU COM UM PROBLEMA URINARIO ATÉ QUE AOS 12 MESES DE VIDA FOI ENTERNADA NA UTI COM UMA IMFECSÃO QUE AGRAVOU E SE TORNOU EM GENERALIZADA. ATÉ QUE UM DIA MINHA IRMÃ LIVIA ME LIGOU AOS PRANTOS E DISSE: O BEBE VAI MORRER PORQUE ACABOU DE TER UM INFARTO.E EU DISSE MEU MESTRE ME ENSINOU A BUSCAR QUE EU ACHARIA. E ELA ME PERGUNTOU O QUE VOCE SUGERE ? EU DEI A SUGESTÃO E HOJE A MENINA
ESTA EM CASA LINDA BRINCANDO E COM MUITA SAUDE !!!! ESTOU INDO AMANHÃ PARA GOIANIA EM ABADIANIA, SE ALGUNS DE VOCEIS CONHECER UMA PESSOA QUE ESTEJA VERDADEIRAMENTE NECESSITADA ME LIGUE O QUANTO ANTES. PORQUE EU IREI VIAJAR PARA FAZER O MESMO QUE FIZ PELA MINHA SOBRINHA PARA UMA PESSOA COM CANCER.... 011-55725250 COMERCIAL OU 71268926 OU 69811195... É TUDO DE GRAÇA

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo