PRECE POR AQUELES QUE AMAMOS

Dia desses falei nesse espaço sobre os filhos que se foram (ver postagem de 19/07/2010) e sobre como devemos encarar a partida, de maneira que possamos crescer individualmente e, ao mesmo tempo, ajudar quem mora em nosso coração, ainda que esteja vivendo um outra e aparentemente distante vida. Recebi muitas mensagens sobre o assunto e felizmente a maioria concordava com meus argumentos. Mas como temos muitos não espíritas, que chegam aqui movidos tão-só pela dor e em busca de um conforto, fui me inspirar no "Evangelho Segundo o Espiritismo" para buscar algo mais a dizer para quem não se conforma com a despedida.

Nesse passo, o primordial é afastar a idéia do nada. Não pense que  tudo morre com o corpo; "que o gênio, depois de iluminar o mundo com a sua poderosa inteligência, extingue-se como um sopro";  "que do ser mais querido, como o pai, a mãe ou  um filho, não resta mais do que um punhado de poeira" (ESE). Então, que seja apenas para afastar a terrível idéia de aniquilamento absoluto, desejemos que assim não seja? 

Mas o Espiritismo, felizmente, nos traz fortes evidências de existência de vida após a morte.; "que a vida terrena é apenas uma rápida passagem,que conduz a uma vida melhor". Entendamos, então, a necessidade de ajudar aquele que se foi e, ao mesmo tempo, apaziguar nosso coração. Falei outro dia que a melhor maneira de nos ligarmos a nossos entes queridos e ajudá-los é através da oração, que evidentemente não precisa ser nada elaborado ou com palavras escolhidas com rigor. A prece, entenda bem, nada mais é do que um pensamento dirigido a um determinado fim. Pode ser um pedido, pode ser um agradecimento, mas nunca passa de um pensamento, uma projeção de seus próprios sentimentos. Até por isto, e com muito propósito, muitas casas espíritas ostentam em seus salões (como na "Casa da Prece", de Chico Xavier), um singelo aviso: "O silêncio é uma prece".

Ainda assim, para dar uma idéia de como devemos dirigir nosso pensamento, reproduzo abaixo a "Oração por aqueles que amamos", que consta do item 63 do Evangelho Segundo o Espiritismo. Leia com atenção, assimile e faça sua própria e silenciosa prece: com o coração.

" PreceAcolhe favoravelmente, ó Deus de bondade, a prece que vos dirijo pelo Espírito de Fulano!
Faze-lhe perceber as tuas luzes divinas, e facilita-lhe o caminho da felicidade eterna! Permite que os Bons Espíritos levem até ele as minhas palavras e o meu pensamento.
E tu, que eu tanto queria neste mundo, ouve a minha voz que te chama para dar-te uma nova prova da minha afeição!
Deus permitiu que fosses libertado antes de mim, e eu não poderia lamentá-lo sem demonstrar egoísmo, porque equivaleria a desejar que continuasse sujeito às penas e aos sofrimentos da vida. Espero, pois, com resignação, o momento da nossa união, nesse mundo mais feliz, a que chegaste antes de mim.
Bem sei que a nossa separação é apenas momentânea, e que, por mais longa ela possa me parecer, sua duração se esvai diante da eternidade de ventura que Deus promete aos seus eleitos. Que a sua bondade me livre de fazer qualquer coisa que possa retardar esse instante desejado, e que assim me poupe à dor de não te encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.
Oh, como é doce e consoladora a certeza de não haver, entre nós, mais do que um véu material, que te esconde ao meu olhar; a certeza de podes estar aqui, ao meu lado, ver-me e ouvir-me como outrora; de que não me esqueces, da mesma maneira como não te esqueço; de que os nossos pensamentos se confundem incessantemente, e de que o teu me segue e me ampara sempre! Que a paz do Senhor esteja contigo!"

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Ao ler tal "post", vejo que não estou equivocado em pensar o quanto é fino o véu que nos separa daqueles que amamos e que já foram contemplados em não mais pertencer a este mundo de expiações. Quando remeto meus pensamentos as boas lembranças vividas junto a meu querido pai, que já teve a graça de partir, percebo que as coisas por aqui (terra), são passageiras e muito rápidas. Meus dias tem sido melhores, desde que aceitei a condição que Deus nos impõe, para que possamos evoluir cada vez mais. Hoje aquele sentimento de angústia que tomava minha alma, logo que meu Pai desencarnou, transformou-se numa saudade gostosa, e uma certeza invadiu minha alma, a certeza de que mais cedo ou mais tarde, estaremos juntos, para confidenciarmos mais uma vez, e vivemos mais uma vez, lado a lado. Obrigado Pai, por ter feito parte de minha trajetória, aqui, pelos conselhos e atitudes, e por tudo o que representa pra mim. De teu eterno Filho Vinicius Menegol.

    ResponderExcluir
  2. Hoje foi o primeiro acesso a esta pagina e estou muito emocionada e feliz em ter encontrado esta pagina com os texto e prece.

    ResponderExcluir
  3. Hj uma pessoa muito querida partiu deixando uma legião de amigos mudos...
    Ele se foi de forma abrupta,sem aviso,sem nos preparar para a sua partida,mas sei que ele foi no tempo determinado como sei tb que ele está bem,está em um outro plano e que estará sempre vivo em nossos corações!
    Descanse em paz Luiz Carlos(Zizo)!
    Sei que todos os seus amigos estão com o pensamento voltado para vc e que um dia todos nós nos reencontraremos,e sou grata por vc ter feito parte da vida dos meus filhos e compartilhado conosco momentos de alegria.
    Fique em paz!!!
    Vc não morreu,apenas mudou de plano...

    ResponderExcluir
  4. Há 3.8 meses meu amado filho foi chamado para o plano espiritual foi para mim como se o mundo tivesse caído dobre inha cabeça em plena saúde. Não é fácil a separação tão brusca, mas Jesus tdo sabe, obrigada filho pelos 38 anos q tivemos a oportunidade de caminhar lado a lado, VC pode me ver com olhos espirituais para mim VC estará eternamente vivo dentro do meu coração, um dia nos nos encontraremos. A prece nos torna cada vez mais juntos, fique em paz meu amor.obrigada por tudo Senhor Jesus, sei q o Senhor me carrega no colo TDs os dias.

    ResponderExcluir
  5. Filho querido muita luz pra VC.um dia nos reencontraremos no Plano Maior

    ResponderExcluir
  6. Filho querido muita luz pra VC.um dia nos reencontraremos no Plano Maior

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!