27/08/2010

AS FASES DO LUTO E COMO AMENIZAR A DOR

As principais fases do luto

Não existe regra ou prazo de duração para o luto. Mas ele ocorre em quatro fases. Veja como Alice Lanalice descreve o processo..

1. Entorpecimento
Choque, descrença. A pessoa se sente perdida.

2. Raiva ou protesto
Fase de emoções fortes, com muito sofrimento e agitação física. Revolta ao pensar que não poderia ter acontecido com você.

3. Desespero
É o auge do sofrimento. A ficha cai e a dor é tão grande que a pessoa fica isolada, deprimida.

4. Recuperação e restituição
Começa a elaboração do sentimento. A dor vai continuar ali, mas, agora, guardada em algum lugar dentro de você para que possa dar seguimento à vida de forma diferente de antes, mas com esperança.
Atitudes que são comuns

- Achar que ninguém nunca sentiu uma dor desse tamanho. Procure conversar com quem já viveu o problema.

- Pensar na pessoa amada de uma forma presente, falar com ela.

- Cobrar demais uma superação. Não tenha pressa, chore o tempo que for, respeite o seu momento e saiba que uma hora, tudo passa.

- Querer que a vida volte a ser como antes. Não dá. Algo de diferente vai ficar para sempre com a falta daquela pessoa, o que não quer dizer que você não será mais feliz.

- Sentir-se culpada por sorrir. É comum achar que, passando por isso, não pode achar graça numa piada, no neto etc. Não só pode, como se deve fazer isso.
Como tentar amenizar a dor

- Fale com amigos.
- Não se culpe por nada.
- Perdoe-se pelo que fez ou deixou de fazer.
- Cuide da própria saúde.
- Procure uma instituição ou grupo de autoajuda.
- Volte ao trabalho.
- Aceite a dor.
- Cultive a fé.
- Faça exercícios físicos, que vão lhe ajudar a dormir melhor.
Transforme a dor em ajuda

Alice Lanalice fundou a Associação CASULO um ano depois da morte da filha Eliana, aos 27 anos. "Escrevi um ano num caderno. Quando fui passar a limpo, nasceu o livro Perfume de Eliana e a associação", conta.

A vontade de fundar a associação - que já tem dez anos - veio da necessidade de conversar com quem tivesse passado pela mesma dor. "Mostramos que temos que aprender a conviver com a dor", explica. De onde tirar essa força? "Tenho um neto de dois anos que me fez renascer. Ajudar as pessoas também me fez sentir melhor", resume Alice. 

A partir do site Ana Maria. Leia no original

9 Comentários:

Anônimo disse...

BOA NOITE,PERDI MEU PAI GERALDO MENDES A POUCO MAIS DE UM MES,TUDO MUITO RAPIDO 26 DE ABRIL INFARTEI,19 DE MAIO OPEREI DO CORAÇAO 27 DE MAIO TIVE ALTA,31 DE MAIO MEU PAI SE HOSPITALIZOU E 22 DE JULHO FALECEU.ESTOU TRISTE E ARRAZADO ELE TINHA 82 ANOS,MINHA ESTA VIVA MAIS DEPRIMIDA 86 ANOS.ESTAMOS PASSANDO POR ESSE MOMENTO TAO DIFICIL.Q DEUS NOS DE FORÇA E SABEDORIA.A MORTE NAO E NADA-SANTO AGOSTINHO:BOTAMOS NO LIVRINHO DE SETIMO DIA DO MEU PAI,BELA ORAÇAO,QUANDO LEIO CHORO MUITO,MUITA SAUDADES DELE UM PAI BOM,PRESENTE,CARIDOSO E MARAVILHOSO.EU JOSE LUIZ MENDES,MINHA MAE DORIS MENDES E O NOSSO CAO O BETTOWEM Q ESTA COM MUITA SAUDADES DELE TAMBEM.OBRIGADO A TODOS.Q DEUS ESTEJA SEMPRE COM A GENTE.

Anônimo disse...

Há um mês, perdi meu pai adorado.Não me conformo e sinto muito remorso por não ter sido mais carinhosa,tolerante e atenciosa com ele,principalmente por ser ele um velhinho de 93 anos.Estou sofrendo muito, muitas vezes tenho vontade de acabar com a minha vida,para poder encontrá-lo,pedir perdao e cobrí-lo de beijos.

Anônimo disse...

meu pai partiu a 2 anos, eu ainda sofro tanto. a dor e muita. está tudo muito dolorido. esta muito dificil.

Anônimo disse...

Tudo que eu queria era ter mais algum tempo com ele, por morar longe, não pude realizar este sonho. quando pude voltar para ficar com ele, faltando poucos meses de me encontrar com ele, ele teve um Avc, e ficou em coma. ver meu pai entubado, foi uma das coisas piores que pude ver na vida. estou sofrendo tanto. paiiiiiiiiiii te amooooooo..antidepressivo não está adiantando, nada.. só saudadesssssss

Anônimo disse...

li tuudo, e espero que me ajude muito !

Anônimo disse...

Tambem li tudo e vai ajudando saber como alguem vai lidando com a dor da perda de entes queridos que amamos muito . E agora o que fazer?só o tempo e a vida nos dirá . Resignaçao , será a palavra que vamos aprendendo , o consolo da religiosidade , dos amigos e familiares, tb sao muito importantes para vencer esta etape e continuar com a vida , esse grande misterio. Vou pedindo a DEUS para continuar a ter muita Fé

Anônimo disse...

25/02/2009 essa data Deus levou minha mae,tenho certeza q para um lugar melhor,mais a falta q sinto é muito grande a tristeza é profunda e no dia 25 vai fazer quatro anos,tem sido anos dificeis,sonho com minha mae viva quando acordo e vejo q foi só um sonho é insuportavel,eu tenho certeza q se ela estivesse aqui tudo seria diferente,acho q ja passei por todas as fases do luto as cinco,e todos os dias estou repetindo essas fases,esse sofrimento nao tem fim,parece q as pessoas nao entendem,eu nao imagino dor pior q essa

Anônimo disse...

Há um mês (14/02/2013) perdi meu filho com apenas 56 dias de vida, a dor é muita, a ngustia sufoca e aperta o peito parecendo que vou explodir, a vida parece não ter mais alegria e nem sentido, mas oque me faz buscar forças é o meu outro filho de 2 anos que é a alegria da casa ...

Erika Duarte disse...

Eu quero que meu paizinho esteja bem no ceu com minha mae que saudades

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo