FILME TRAZ VISÃO TAILANDESA SOBRE VIDAS PASSADAS


Não é só na TV e no cinema brasileiros que o tema espiritualista vem ganhando destaque. Último vencedor da Palma de Ouro do "Festival de Cannes", em sua 63a. edição, o filme de nome diferente "O Tio Booonmee, Que Se Lembra das Suas Vidas Passadas", do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, conta a história de um homem à beira da morte que resolve retornar à floresta para viver seus últimos dias próximo às suas raízes. Acompanhado de sua irmã, Jen, e de um sobrinho, Tong, Boonmee revê então sua falecida mulher, que reaparece na forma de um espírito e o aconselha na jornada final, e um filho há muito desaparecido, que, descobre-se, acabou unindo-se (social e sexualmente) a um grupo de macacos-fantasmas que habitariam as florestas da região, segundo lendas locais.

O reencontro com o irmão transformado em macaco (uma mistura de Chewbacca com um gorila saído de "Planeta dos macacos") é um dos momentos mais estranhos e engraçados do filme. Em outro momento que provocou na platéia francesa de Cannes, Boonmee relembra a história de uma princesa que, num dia de banho de rio, acaba fazendo amor com um bagre (possivelmente, uma encarnação anterior de Tio Boonmee).

Mesmo se encaradas com humor, os episódios sintetizam a crença de que a alma é capaz de trocar constantemente de lugares entre homens, animais e quaisquer elementos da natureza. Além disso, há um componente político na história, com referências ao comunismo e os diversos golpes militares que ocorreram na Tailândia nas últimas décadas.

Ao ser apresentado no "Festival de Cannes 2010", o filme de Apichatpong Weerasethakul recebeu críticas elogiosas da imprensa. No jornal "Le Monde", Isabelle Regnier o classificou de "absolutamente maravilhoso" e que merecidamente deveria receber a Palma de Ouro. O Libéracion reconhece a obra como '"delirante e magistral". Já os críticos do "Figaro" chamaram o filme de "lamentável", "interminável" e "cheio de visões desinteressantes".

O filme estreou em Portugal dentro de um festival de curtas, no mês de julho, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários