12 de out de 2010

NOSSO LAR: SAIBA O SEGREDO DOS EFEITOS ESPECIAIS

Baseado em romance de Chico Xavier, filme Nosso Lar, lançado em setembro, tem efeitos especiais de produtora responsável pelos gráficos de Watchmen.O filme narra a vida após a morte do médico André Luiz, que acorda numa dimensão escura e deserta após sofrer um ataque cardíaco fatal. Em seu caminho, ele encontra a cidade espiritual Nosso Lar, que paria nas camadas da atmosfera terrestre.


Para recriar as dimensões surreais descritas por Xavier na história, o diretor Wagner de Assis convidou a empresa canadense Intelligent Creatures, a mesma responsável por filmes como Sr. e Sra. Smith, Fonte da Vida, Babel e Watchmen. O processo de inserção das animações digitais durou de junho de 2009 a maio de 2010, período que Assis visitou mensalmente os canadenses.

"Foi bem difícil desenvolver as áreas surreais e uma cidade virtual (Nosso Lar) em grande escala. Nós recebemos várias imagens para entender sua estrutura, pavimentação e até como seriam suas flores", afirma Geoff Scott, supervisor de efeitos visuais da Intelligent Creatures.  

Veja aqui as cenas antes e depois dos efeitos especiais e abaixo a entrevista com Scott abaixo.

* * *

Quando a Intelligent Creatures foi convidada para fazer o filme? Como surgiu o convite?
No final de 2007, Wagner esteve em contato com uma pessoa da nossa equipe, o que foi passado para mim. E nós inicialmente lemos o script e o achamos muito interessante, recheado de efeitos especiais, era um filme bem surreal. Em fevereiro de 2009, nós voltamos a nos comunicar e começamos a trabalhar na produção para fazer os efeitos especiais do filme.

Vocês acham que a produção enfrentou algum tipo de barreira linguística para fazer os efeitos especiais, atingir os efeitos que o diretor queria?
Eu e o Wagner nos demos muito bem. Nós conseguimos nos comunicar enquanto viajávamos. Nós sempre falávamos por Skype, fazíamos videoconferências, por telefone ou até aqui mesmo. Houve algumas vezes em que um de nós falava mais rápido do que o outro, mas não tivemos nenhum problema de linguagem. O script foi traduzido em inglês para nós, e nós lemos cópias em inglês do livro. O Wagner também fala inglês muito bem.


Todos os efeitos visuais foram inseridos no filme após o fim das gravações?
Sim. Sempre houve essa coisa efeitos visuais preliminares, um trabalho de pré-visualização, para tentar ajudar a nossa equipe e a deles. Mas a maioria dos efeitos foi inserida depois das gravações.

E quanto tempo o estúdio gastou para criar os efeitos especiais?
Bem, eu entreguei para o supervisor no set em outubro de 2009. Neste ponto, os efeitos já estavam em seu caminho, e nós terminamos em maio de 2010. Então o tempo total, no set até o produto final, tomou aproximadamente um ano. De junho de 2009 a maio de 2010.

E no final disso o diretor foi até o Canadá para ajudá-los?
Nosso estúdio é localizado em Toronto, no Canadá, e o Wagner vinha aqui mensalmente. Algumas vezes tomava um mês e meio. Ele estava fazendo bastante processo de pós-produção aqui, e nós passamos um bom tempo aqui vendo as cenas e melhorando-as aqui em nosso escritório.

Como o processo de criação das regiões surreais no filme funcionou? A equipe brasileira tinha algum tipo de rascunho ou referência para ajudá-los?
Inicialmente, nosso departamento, com vários arquitetos, tinha vários arquivos em CAD (software para desenvolver estruturas em 3D). Nós demos a eles uma impressão digital tridimensional das estruturas da cidade e recebemos muitos materiais fotográficos para ver como os prédios eram pavimentados, e que tipos de flores eram usadas. Nós tínhamos uma boa base inicial, mas reconstruímos tudo a partir dela. Nós basicamente expandimos o que a produção desenvolveu, desenhou, e o Wagner criou um filme com efeitos visuais crus para atingir uma boa parte dos efeitos práticos.

Em sua opinião, qual foi o maior desafio em desenvolver o filme? Teve alguma parte especialmente complicada?
Nós tivemos que construir uma cidade digital, foi difícil de fazer isso em grande escala. As estruturas surreais também foram complicadas.

Em quais outros filmes vocês trabalharam?
Entre eles estão Watchmen, Babel, Underworld: Rise of the Lycans, Sr. e Sra. Smith e Fonte da Vida. O Wagner nos convidou para fazer Nosso Lar após assistir a este filme, em 2007.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo