26 de out de 2010

REENCARNAÇÃO : A TEORIA DE QUE A VIDA É CÍCLICA

© iStockphoto.com/Peter Zelei
A vida é cíclica. O  dia desaparece com  a chegada da noite e torna a ser dia com o nascer do sol. Uma estação gradativamente dá lugar à outra. Com o passar do tempo, novas gerações nascem e outras velhas morrem. A sucessão contínua de nascimento, morte e renascimento permeia a natureza, embora a nossa própria vida pareça ser linear. Então não é surpresa que alguns observadores antigos tenham olhado para a aparente linearidade da existência humana e decidido que a vida, assim como o mundo natural, pode ser bem mais cíclica do que linear. Várias religiões, filosofias e movimentos adotaram a crença de que a vida é cíclica, ou em outras palavras, de que a reencarnação existe.

Reencarnação, também chamada de transmigração ou metempsicose, é o conceito de que a alma, ou algum aspecto dela, renasce em novas vidas. Dependendo da religião ou filosofia, a alma pode aparecer encarnada em humanos, animais ou plantas – sempre em direção a um caminho que leve ao fim deste ciclo de nascimento, morte e renascimento. A grande maioria das religiões que acredita em reencarnação considera este o caminho para a purificação e salvação.

* * *
A deusa Lakshmi e o gêmeo parasítico

Em novembro de 2007, uma menina indiana de 2 anos foi submetida a uma cirurgia para remover seus membros extras já que ela havia nascido com quatro braços e quatro pernas. Ainda como feto, a menina absorveu os membros assim como rim de seu irmão gêmeo que não se desenvolveu. Alguns moradores da região onde a menina nasceu acreditavam que a criança era a reencarnação da deusa hindu Lakshmi que também tinha quatro braços. Os pais da menina, acreditando ou não, deram a ela o nome de Lakshmi em homenagem à deus.

* * *

A reencarnação é amplamente aceita pela grande maioria das religiões orientais – sendo mais proeminente no hinduísmo e no budismo. Ela também faz parte da história da filosofia grega antiga. No entanto, para as pessoas mais familiarizadas com as religiões monoteístas – cristianismo, judaísmo e islamismo – a ideia da reencarnação parece estranha. Isso porque o cristianismo, judaísmo e o islamismo concebem o tempo como algo linear. A vida aqui na Terra é simplesmente um passo curto que determina a qualidade da vida que teremos após a morte. Para aqueles que acreditam na existência de uma única vida terrena seguida de uma vida eterna após a morte, a reencarnação é como correr uma interminável maratona no lugar de um sprint curto e conciso.

Neste artigo, aprenderemos como as diferentes religiões e filosofias interpretam a transmigração. Também investigaremos como a comunidade científica tem estudado a reencarnação. 

Sarah Dowdey.  "HowStuffWorks - Como funciona a reencarnação".
Publicado em 10 de agosto de 2010. Leia no original
Leia também:

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo