9 de dez de 2010

EQM : PESQUISAS INVESTIGAM O FENÔMENO

Em 1982, o pesquisador George Gallup Jr. e o autor William Proctor publicaram "Aventuras na imortalidade", um livro sobre EQM baseado em duas pesquisas do Instituto Gallup abordando especificamente a quase morte e a crença na vida após a morte. Esse levantamento continua sendo a fonte mais usada para estatísticas sobre EQM.

Foto cortesia de HowStuffWorks Shopper
Os livros sobre EQM incluem tanto relatos pessoais quanto estudos científicos
Gallup e Proctor descobriram que 15% de todos os americanos que passaram por situações de quase-morte relataram EQMs. Dessas, 9% incluíam uma "experiência clássica fora do corpo", 11% incluíam entrar em outro domínio ou dimensão e 8% salientavam a presença de seres espirituais. Somente 1% relatou EQMs negativas. Mas esses dados têm mais de 20 anos e outros pesquisadores, cujos estudos foram, geralmente, feitos em menor escala, relatam estatísticas sobre EQMs, que podem variar bastante do levantamento feito em 1982.

Uma análise estatística de mais de 100 indivíduos que tiveram EQM revelou que as crenças religiosas prévias e o conhecimento prévio destas experiências não tinham um efeito considerável na probabilidade de se ter uma EQM.

Outra pesquisa enfocou o efeito de uma EQM sobre a vida do indivíduo. Kenneth Ring, um dos mais prolíficos pesquisadores e autores de estudos sobre EQM, relata um grande número de indivíduos que adquiriram autoconfiança e se tornaram mais extrovertidos após a experiência. Um dos estudos de Ring quantificou as mudanças nas atitudes do indivíduo para com a vida, que geralmente incluem um maior senso de propósito e apreciação da vida, um aumento na compaixão, paciência e compreensão, assim como uma sensação geral de força pessoal. Uma pequena porcentagem de indivíduos relatou sensações de medo, depressão e enfoque na morte. Ring também verificou que as pessoas que passam por EQM tendem a perceber um aumento no senso de sentimentos religiosos e crença em um mundo espiritual. Contudo, ele observa que isso não necessariamente se traduz em uma freqüência maior na igreja - é mais crescimento pessoal e interior nos sentimentos religiosos e espirituais. Finalmente, pessoas que passam por EQMs geralmente percebem que não temem a morte e sentem que uma experiência positiva estará esperando por elas quando realmente morrerem.

Amanhã examinaremos as teorias espirituais e sobrenaturais que tentam explicar as experiências de quase morte.

* * *
Relato pessoal
"No momento mais desesperador, o pequeno quarto começou a se encher de luz... a luz que entrou naquele quarto era Cristo; eu sabia porque um pensamento foi colocado profundamente dentro de mim: 'Você está na presença do Filho de Deus'. Era uma presença tão confortante, tão alegre e satisfatória, que eu queria me perder para sempre dentro dessa maravilha. Junto com a presença de Cristo apareceu também cada episódio único de toda a minha vida. Lá estavam eles, cada evento, pensamento e conversa, tão palpáveis quanto uma série de fotografias... e então uma nova onda de luz se alastrou pelo quarto que já estava incrivelmente iluminado e subitamente nós estávamos em outro mundo. Ou melhor, eu percebia ao redor de nós um mundo diferente ocupando o mesmo espaço... Do mundo final eu só tive um vislumbre. E agora não parece mais que estamos na Terra e sim muito, muito longe, sem nenhuma relação com ela. E lá, ainda a uma grande distância, eu vi uma cidade, mas uma cidade... feita de luz. Movendo-se entre as construções, havia seres tão fortemente luminosos quanto Aquele que estava de pé ao meu lado".
- George G. Ritchie Jr., após quase ter morrido devido a uma febre
(trecho de "O vestíbulo", de Jess E. Weiss).

Ed Grabianowski. "HowStuffWorks - As Experiência de Quase Morte".
Publicado em 16 de junho de 2008. Leia no original
Leia também:

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo