16 de mar de 2012

JOSÉ MEDRADO : O DOM DE FALAR COM SIMPLICIDADE

O médium baiano José Medrado, nascido José Alberto Lima Medrado, é escritor e membro da Academia Brasileira de Ciências Mentais (ABCM) e ficou conhecido por suas palestras, nas quais analisa assuntos da vida cotidiana por meio do diálogo direto e exemplos do cotidiano. A irreverência e o bom humor de Medrado são a tônica de seu trabalho, em que assuntos de grande seriedade são tratados com profundidade, espiritualidade e descontração.

Nascido em Salvador (BA), em 1961, é diplomado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador, onde também cursou filosofia; funcionário público federal concursado do Tribunal Regional do Trabalho, ocupando, atualmente, o cargo de Diretor de Projetos Especiais; professor da Escola de Magistratura Trabalhista, em Salvador; membro da Academia Brasileira de Ciências Mentais; mestre em "Família na Sociedade Contemporânea" (UCSal); idealizador e fundador da "Cidade da Luz", em Salvador, onde fundou o "Centro Espírita Cavaleiros da Luz", na cidade baixa de Salvador, no bairro pobre do Uruguai.

No espiritismo, é conhecido por suas múltiplas faculdades mediúnicas, mas a faculdade mediúnica que mais chamou a atenção foi a pictografia. Medrado nunca foi de desenhar nada e até hoje tem dificuldades até mesmo de traçar uma linha reta, caracteristica comum em qualquer pessoas que não tem afinidade com desenho. Mas recebe espíritos que identificam-se por Renoir, Modiglianni, Picasso, Portinari, Monet, Manet, Van Gogh e inúmeros outros, para pintar quadros em curto espaço de tempo.

Hoje, além de comandar a Cidade da Luz, complexo que oferece assistência médica, religiosa, além de uma escola e um orfanato, o médium baiano apresenta um programa de televisão com transmissão para a Bahia, Minas Gerais e São Paulo, um programa de rádio, e ainda publica uma coluna semanal em um jornal da cidade.

“Nada disso eu almejei para mim. As coisas foram acontecendo. Mas acho que, talvez, eles (os espíritos) quisessem que alguém expandisse essa forma mais leve de conviver com a espiritualidade”, diz Medrado, que viu um espírito pela primeira vez - o da avó que morreu antes dele nascer - aos 7 anos.

Descontração

E foi justamente essa forma descontraída de pregar o espiritismo que o fez tão querido e respeitado. Em suas sessões ou nos programas que apresenta, entre uma reflexão e outra, Medrado comenta sobre política, fala sobre as novelas, faz piada, batuca na mesa, põe músicas e já chegou até a recomendar um médico para um homem que acreditava estar dominado por espírito obsessor.

“Aos poucos, fui quebrando alguns paradigmas. Mas as discussões precisam ser mesmo mais naturais. Vivemos num mundo plural e temos diversas formas de conversar. Mas é preciso ter cuidado para não fantasiar e confundir as coisas. E também ter respeito por todas as religiões”, explica o médium, que, por sinal, usa um anel de São Jorge e decora seu escritório - que serve também para gravação de seu programa televisivo - com um quadro de Preto Velho, entidade da umbanda.

“Este anel é lindo, não é? Recebo muitos presentes de todas as religiões. Desde esse anel até uma estátua de São Francisco de Assis de quase um metro, que está lá em casa. Já ganhei também um terço muçulmano e o torá judeu”, revela.

Encontros

Talvez por conta desse diálogo com todas as religiões, Medrado consiga reunir até duas mil pessoas nos encontros mensais, chamados de Combaiá, que realiza na Cidade da Luz, em Pituaçu, sempre na primeira terça-feira do mês. Entre os frequentadores estão os cantores Mariene de Castro e Tuca Fernandes.

“Conheci Medrado em 2000. Sonhava com minha avó me levando para um lugar especial. E quando entrei na Cidade da Luz pela primeira vez reconheci o lugar do sonho e tive uma crise de choro”, conta Tuca, que a partir daí começou a frequentar o centro. “Nunca fui lá para não ouvir uma mensagem que não precisasse. Ele merece todo meu respeito”, diz.

Mas não é só durante as sessões que Medrado dá conselhos. Além dos e-mails, uma média de 100 por dia, ele liga para algumas pessoas que deixam o número de telefone nas mensagens.

“Nem sempre elas acreditam que sou eu, mas depois relaxam e querem até virar amigas e passar horas no telefone. Mas também faço o seguinte: tenho um celular velhinho só para isso e nunca atendo ligações nele (risos). Se atender toda vez que toca, eu não vou ter tempo para mais nada”, confessa.

Jornada dupla

Medrado tem uma rotina bem corrida. Além de administrar a Cidade da Luz, ele é formado em Letras pela Universidade Católica e trabalha no Tribunal Regional do Trabalho com projetos sociais. Ele acorda todos os dias às 6h e vai dormir às 23h.

Por isso, resolveu contratar um motorista para ganhar tempo e dar conta dos e-mails em um notebook, enquanto se desloca de um lugar para o outro. “Só consigo descansar dia de sexta-feira. É dia de cinema, pizza e petit gateau. Preciso recarregar as energias”, brinca.

Mediunidade na juventude

No mesmo dia em que descobriu na escola o que era mediunidade, aos 15 anos, José Medrado foi com o professor a um centro espírita. Dois anos depois, fundou o próprio, em uma casa no Uruguai, até construir uma estrutura maior em Pituaçu, onde hoje funciona a Cidade da Luz.

O complexo "Cidade da Luz" abriga centro espírita, abrigo e escola 
Hoje, o complexo, sem fins lucrativos, é composto pelo Centro Espírita Cavaleiros da Luz, Abrigo Lar Luz do Amanhã, Pavilhão Assistencial Francisco de Assis, Escola Carlos Murion e Núcleo Assistencial, que, em 2010, fez mais de 240 mil atendimentos. Toda a estrutura é mantida por doações, convênios com o governo do estado e com a prefeitura, além de vendas de livros psicografados por Medrado. O último deles é "Para Melhor Compreender a Vida - Apontamentos de Psicologia", ditado pelo espírito do psicólogo Pablo Duran e lançado recentemente.

Cidade da Luz
A Cidade da Luz está localizada na Rua Barreto Pedroso, nº 295, em Pituaçu. As palestras acontecem segundas e quintas, às 20h; terças, 19h30; e domingos, às 8h30. A primeira terça-feira do mês é dia de uma reunião especial, chamada Combaiá, às 19h30. Há também atendimento médico, cursos e reuniões. Mais informações pelos telefones 3363-5538 e 3363-5161.

Livros mediúnicos publicados:
- Cavaleiros da Luz, Missão Socorro;
- Construção Interior;
- O Socorro dos Espíritos.
- Para Melhor Compreender a Vida - Apontamentos de Psicologia.

Saiba mais:

2 Comentários:

deise disse...

boa noite eu queria muito falar com vc,se puder falar comigo entre em contato pelo email que passo meu telefone,email giselerodrigues7@hotmail.com. obrigado.

Anônimo disse...

Medrado
Um dia Deus teve um sonho. Sonhou com alguém amável, doce, alegre, não se contentou em só sonhar e deu a vida ao sonho. CRIOU VOCÊ.
Feliz aniversário.
Paz, luz, amor e muito sucesso em sua caminhada. E o que eu te desejo.
Idma Santos

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo