17 de jun de 2012

PERDA DE UM FILHO E A DIFÍCIL COMPREENSÃO

Perdi meu neto de 18 anos. Revoltada , eu me perguntava: como Deus permitiu que a mão de um assassino se erguesse para matar a sangue frio um inocente? Inicialmente, paralelo à minha dor, crescia uma revolta enorme. Até que um dia conversei com Deus. Conversei mesmo e , lendo e ouvindo muito, pude entender e aceitar o acontecido. Voltei a ser a pessoa que sempre fui e, acho que até melhor pois nas minhas orações peço que o jovem que tirou a vida do meu menino encontre a paz.

Quando um dos seus pais morre, você perde o seu passado; quando um dos seus filhos morre, você perde o seu futuro.
(Anônimo)

A morte produz inúmeras formas de desordem emocional e de despertar espiritual. O mais importante, no entanto, é compreender que, apesar do forte sentimento de solidão, nunca estamos verdadeiramente sozinhos. Nossos entes queridos estão sempre por perto para nos ajudar a atravessar os momentos mais dolorosos, nos guiar para fora da escuridão e nos conduzir para a luz da nossa própria força. 


Há anos venho orientando milhares de pais que perderam seus filhos. A perda de um filho é, talvez, a coisa mais difícil de ser compreendida. Os pais se recusam a aceitar e acreditar: “Não é natural que um filho morra antes dos pais. Isso não faz sentido!” O ciclo natural da vida é que o filho cresça, se desenvolva, tenha seus próprios filhos e morra depois dos pais. Por isso, quando um filho morre, os pais são dolorosamente obrigados a repensar tudo aquilo que consideravam “normal”, porque suas vidas foram afetadas de modo irreparável pela imensa perda que destruiu os sonhos e a esperança.

No entanto a perda faz parte da vida e ninguém consegue evitá-la. Inevitavelmente, temos todos que enfrentar algum tipo de perda enquanto estamos vivendo neste planeta. Ela é a parte daquilo que nos torna humanos e pode causar muitas emoções intensas: da tristeza à raiva, e até ao ódio. Essas emoções podem nos destruir, mas também são capazes de contribuir para nosso crescimento e nossa evolução. A perda de um filho nos abala mais profundamente porque afeta toda a nossa vida. EM geral, os pais sentem que o filho foi arrancado de seus braços, como se um ladrão tivesse roubado tudo o que possuíam. A dor pode ser intensa demais para ser suportada. Esses  pais se sentem jogados em um grande vácuo e não sabem o que fazer para sobreviver. No entanto, eles precisarão continuar a viver da maneira mais completa possível. Como devem lidar com os sentimentos de culpa, raiva, impotência, dor dilacerante e seguir em frente ao mesmo tempo? Será que conseguirão se recuperar?

Eu realmente acredito que qualquer experiência, por mais horrível que seja, acontece por um motivo e de acordo com o plano de uma alma. O plano de uma alma é um projeto elaborado unicamente para sua evolução espiritual. E alma escolhe certos caminhos para crescer no amor, na compaixão, na bondade, calma, paciência, cura e harmonia. Esses caminhos requerem tenacidade e persistência em situações difíceis — sobretudo a morte de um filho. Cada desafio é planejado para que a alma se desenvolva e vá superando os limites da condição física. No entanto, como todas as almas têm livre-arbítrio, cada uma pode escolher quando e como irá evoluir espiritualmente e superar as imperfeições humanas. Ela faz isso através de repetidas experiências de vida neste planeta e em outras partes do Universo. O principal objetivo do plano de uma alma é a compreensão de que somos todos amor criados pelo Amor. Este é o aprendizado da alma.

Como nosso corpo e nossas emoções limitam a nossa capacidade de compreender aquilo que está além do mundo sensorial, podemos não conseguir compreender o significado por trás de  uma morte ou uma perda. No entanto, não devemos nunca perder a esperança de que mais tarde conseguiremos entender por que tal situação precisava ocorrer e quais benefícios que ela pode gerar.
Trecho do livro Laços de Amor Eterno 
Editora Sextante - 206 págs., 14 x 21 cm, Brochura, R$.19,90

9 Comentários:

Anônimo disse...

Meu filho ANGELO,partiu a um ano mais precisamente no dia 18 de agosto de 2011.Partiu assim inesperadamente aos 30 anos.Ninguém realmente está preparado ,mesmo achando que está...A dor é tão grande que não se pode comparar a nada...é dificil aceitar que não veemos mais o seu sorriso,que não sentiremos mais o abraço abrigo de nosso filho.A principio nos revoltamos contra tudo e todos até contra Deus,mesmo sabendo de que de nada vai adiantar.Eu sou a ANNA MÃE DO ANGELO MEU ANJO E SÓ TENHO A DIZER QUE O TEMPO PASSA A SAUDADE É IMENSA E O AMOR É INFINITO.TE AMO PRA SEMPRE MEU FILHO ANJO AMADO,SINTO MUITO ORGULHO DE TER O PRIVILÉGIO DE SER TUA MÃE,TE AMO FILHO ETERNAMENTE TE AMO.

Anônimo disse...

ANGELO MEU ANJO,mais uma vez estou aqui nesse cantinho que me conforta a alma e me aquieta o coração.A cada dia vou colando os caquinhos ,tentantando me acostumar sem o teu sorriso teu abraço teu carinho sem o te amo linda,e tudo mais...Sei que o nosso amor é infinito como tú sempre dizia e é mesmo meu lindo.FICO PENSANDO AS VEZES EXISTEM TANTAS MULHERES QUE TEM TANTA VONTADE DE SER MÃE E NÃO ENGRAVIDAM,OUTRAS MULHERES ENGRAVIDAM FACILMETE,OUTRAS ENGRAVIDAM PAREM E SEM O MENOR ESCRÚPULO JOGAM SEUS FILHINHOS EM LATAS DE LIXO,ABANDONAM NUM MATAGAL,OS MATAM ...ENTÃO EU PENSO QUE SE DEUS ME DEU A HONRRA DE SER MÃE POR DUAS VEZES E TÚ MEU ANJO ,MEU NENEZINHO AMADO FICOU SOMENTE TRINTA ANOS AQUI E EU MESMO CHORANDO TE DEVOLVI PARA O PAPAI DO CÉU É PORQUE TUA MISSÃO AQUI CHEGOU AO FIM,VALEU FILHO OS TRINTA ANOS QUE FICASSE COMIGO POIS ESTÁS SOMENTE LONJE DOS MEUS OLHOS MAIS SEMPRE MAIS PERTO AGORA DO CORAÇÃO.ANGELO FILHO AMADO O FIO NÃO FOI CORTADO LOGO ALI DERREPENTE A GENTE SE ENCONTRA...POIS HOJE MEU ANJO TÚ VIVE NO MUNDO DO CRIADOR E EU NO MUNDO DAS CRIATURAS,TE AMO PRA SEMPRE MÃE ANNA.

Anônimo disse...

HOJE 18 DE SETEMBRO DE 2012,UM ANO E UM MES DEM MEU ANJO.FILHO AMADO SOMENTE QUEM CARREGA NO VENTRE E AMAMENTE COM SEU PROPIO LEITE UM PQUENINO SER SER SABE O QUANTO DOI A AUSENCIA DA PRESENÇA FISICA...ANGELO MEU ANJO HÁ SEMPRE UMA ESTRELA SOLTA NO CÉU DA MINHA BOCA QUE BRILHA MUITO MUITO TODAS AS VEZES QUE EU DIGO TE AMO.MEU GATO LINDO ... TE AMO MÃE ANNA.

Anônimo disse...

ANGELO MEU ANJO LINDO,FILHO AMADO ,TEUS OLHOS IRÃO ILUMINAR PRA SEMPRE ATÉ NA ESCURIDÃO DA NOITE,COMO TAMBÉM O TEU SORRISO SERÁ PRA SEMPRE MINHA ESTRELA GUIA E TEU ABRAÇO INSQUECIVEL MEU ABRIGO TE AMO MEU ANJO MÃE ANNA

Anônimo disse...

ANNA,MÃE DO ANGELO MAIS UMA VEZ AQUI ESTÁ PRA MAIS UMA VEZ DIZER ANGELO MEU ANJO TE AMO PRA SEMPRE...APROVEITO TAMBÉM O MOMENTO PARA REGISTRAR AQUI O QUANTO ME FEZ BEM LER O LIVRO LAÇOS DE AMOR ETERNO,APRENDI MUITO COMO POSTEI ANTES O TEMPO PASSA A SAUDAD É IMEMNSA E O AMOR INFINITO SEM A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA É.PARA TODOS OS PAIS QUE ASSIM COMO NÓS FICAMOS TIPO ORFÃOS E COMO DOI...CONTINUO COLANDO MEUS CAQUINHOS ESPALHADOS PELO CHÃO,PEGANDO ALGUMAS PALAVRAS PERDIDAS NO AR EMFIM SEI QUE SOMENTE QUEM PASSA POR ESTE MOMENTO DE SEPARAÇÃO NECESS´RIA OU OFIM DE UM CICLO PODE ME ENTENDER,MAIS MESMO ASSIM CONTINUO VIVENDO UM DIA DE CADA VEZ,UM DIA ESTOU BEM OUTRO NEM TANTO HOJE ME SINTO COM UMA PAZ IMENSA PERCORRENDO TODO MEU CORPO MINHA ALMA ...AMANHÃ OU DAQUI A POUCO NÃO SEI TALVEZ EU CAIA E FIQUE COM O MEU ROSTO NO CHÃO MAIS O MELHOR QUE POSSO FAZER É LEVANTAR-ME O MAIS RÁPIDO POSSIVEL E RECOMEÇAR ...TE AMO FILHO ,MÃE ANNA.

Anônimo disse...

FILHO AMADO,TE AMO PRA SEMPRE,ANGELO SEI QUE ESTÁS SEMPRE COMIGO NOSSA LIGAÇÃO SEMPRE FOI E CONTINUARÁ SENDO LINDA,NÃO PRECISAVAMOS DE PALAVRAS QUANDO SE AMA DE VERDADE ESSE AMOR INCONDICIONAL INFINITO NOS FAZ MUITO BEM.TUA PRIMEIRA CASINHA MEU LINDO FOI O MEU VENTRE,TEU PRIMEIRO ALIMENTO O MEU LEITE.ENTÃO SENDO ASSIM NOS CONHECENDO TÃO BEM HOJE ESTOU TE AFIRMANDO FILHO E TE PEDINDO PERDÃO POIS SEI QUE ESTAVA TE FAZENDO SOFRER COM O MEU CHORO CONSTANTE,MINHA LETÁRGIA MINHA FALTA DE CORAGEM MINHA IGNORANCIA E TUDO MAIS.MEU LINDO VOU CONTINUAR E TE PROMETO AGIR COM DIGNIDADE COMO TUA MÃE QUERO QUE TÚ FIQUE SEMPRE BEM E SE EU CONTINUASSE DO JEITO QUE EU ESTAVA TENHO CERTEZA QUE FICARIAS MUITO TRISTE E COMO NOSSA SEPARAÇÃO FISICA É APENAS TEMPORÁRIA FICA COMBINADO TUDO COMO ERA ANTES,EU TE AMANDO PRA SEMPRE E TÚ ME AMANDO O INFINITO.ANGELO MEU ANJO ,FILHO AMADO TE AMOOOOO MÃE ANNA.

Anônimo disse...

Filho muitas saudades,a dor e imensa ,nao sei com estou conseguindo sobreviver,Deus esta mim fortalecendo a cada dia ,te amo de mais ,meu tesouro,meu anjo bom. voce vai sempre minha vida.

Anônimo disse...

o sofrimento de mãe parece ser tão doloroso,e devastador, que não da para ser mensurado.meu tesouro,voce antonio viccenzo era e é tudo oque tenho,nesta vida ,está tudo muito triste para mim,perdi um filho,amigo,generoso,meu companheiro de luta,obrigado pelos 21 anos.mãe te ama.eternamente te amarei,como ficar sem voce, doi muito. beijos e abraço muito apertado.

Anônimo disse...

DEUS SEMPRE CONFORTA AS DORES QE TRAZ NOS A ANGUSTIA DA ALMA MAS TUDO E PARA NOSSA EVOLUCAO ESPIRITUAL JESUS DEIXOU SEUS DIZERES VIMDE A MIM E LHE MOSTRAREI U MUNDO CHEIO DE PAZ ONDE OS PASSAROS CAMTAM MELODIAS DA ETERNIDADE FORTE ABRACO NAO ESTAMOS SOS

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

2leep.com

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo