PERDA DE UM FILHO E A DIFÍCIL COMPREENSÃO

Perdi meu neto de 18 anos. Revoltada , eu me perguntava: como Deus permitiu que a mão de um assassino se erguesse para matar a sangue frio um inocente? Inicialmente, paralelo à minha dor, crescia uma revolta enorme. Até que um dia conversei com Deus. Conversei mesmo e , lendo e ouvindo muito, pude entender e aceitar o acontecido. Voltei a ser a pessoa que sempre fui e, acho que até melhor pois nas minhas orações peço que o jovem que tirou a vida do meu menino encontre a paz.

Quando um dos seus pais morre, você perde o seu passado; quando um dos seus filhos morre, você perde o seu futuro.
(Anônimo)

A morte produz inúmeras formas de desordem emocional e de despertar espiritual. O mais importante, no entanto, é compreender que, apesar do forte sentimento de solidão, nunca estamos verdadeiramente sozinhos. Nossos entes queridos estão sempre por perto para nos ajudar a atravessar os momentos mais dolorosos, nos guiar para fora da escuridão e nos conduzir para a luz da nossa própria força. 


Há anos venho orientando milhares de pais que perderam seus filhos. A perda de um filho é, talvez, a coisa mais difícil de ser compreendida. Os pais se recusam a aceitar e acreditar: “Não é natural que um filho morra antes dos pais. Isso não faz sentido!” O ciclo natural da vida é que o filho cresça, se desenvolva, tenha seus próprios filhos e morra depois dos pais. Por isso, quando um filho morre, os pais são dolorosamente obrigados a repensar tudo aquilo que consideravam “normal”, porque suas vidas foram afetadas de modo irreparável pela imensa perda que destruiu os sonhos e a esperança.

No entanto a perda faz parte da vida e ninguém consegue evitá-la. Inevitavelmente, temos todos que enfrentar algum tipo de perda enquanto estamos vivendo neste planeta. Ela é a parte daquilo que nos torna humanos e pode causar muitas emoções intensas: da tristeza à raiva, e até ao ódio. Essas emoções podem nos destruir, mas também são capazes de contribuir para nosso crescimento e nossa evolução. A perda de um filho nos abala mais profundamente porque afeta toda a nossa vida. EM geral, os pais sentem que o filho foi arrancado de seus braços, como se um ladrão tivesse roubado tudo o que possuíam. A dor pode ser intensa demais para ser suportada. Esses  pais se sentem jogados em um grande vácuo e não sabem o que fazer para sobreviver. No entanto, eles precisarão continuar a viver da maneira mais completa possível. Como devem lidar com os sentimentos de culpa, raiva, impotência, dor dilacerante e seguir em frente ao mesmo tempo? Será que conseguirão se recuperar?

Eu realmente acredito que qualquer experiência, por mais horrível que seja, acontece por um motivo e de acordo com o plano de uma alma. O plano de uma alma é um projeto elaborado unicamente para sua evolução espiritual. E alma escolhe certos caminhos para crescer no amor, na compaixão, na bondade, calma, paciência, cura e harmonia. Esses caminhos requerem tenacidade e persistência em situações difíceis — sobretudo a morte de um filho. Cada desafio é planejado para que a alma se desenvolva e vá superando os limites da condição física. No entanto, como todas as almas têm livre-arbítrio, cada uma pode escolher quando e como irá evoluir espiritualmente e superar as imperfeições humanas. Ela faz isso através de repetidas experiências de vida neste planeta e em outras partes do Universo. O principal objetivo do plano de uma alma é a compreensão de que somos todos amor criados pelo Amor. Este é o aprendizado da alma.

Como nosso corpo e nossas emoções limitam a nossa capacidade de compreender aquilo que está além do mundo sensorial, podemos não conseguir compreender o significado por trás de  uma morte ou uma perda. No entanto, não devemos nunca perder a esperança de que mais tarde conseguiremos entender por que tal situação precisava ocorrer e quais benefícios que ela pode gerar.
Trecho do livro Laços de Amor Eterno 
Editora Sextante - 206 págs., 14 x 21 cm, Brochura, R$.19,90

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Meu filho ANGELO,partiu a um ano mais precisamente no dia 18 de agosto de 2011.Partiu assim inesperadamente aos 30 anos.Ninguém realmente está preparado ,mesmo achando que está...A dor é tão grande que não se pode comparar a nada...é dificil aceitar que não veemos mais o seu sorriso,que não sentiremos mais o abraço abrigo de nosso filho.A principio nos revoltamos contra tudo e todos até contra Deus,mesmo sabendo de que de nada vai adiantar.Eu sou a ANNA MÃE DO ANGELO MEU ANJO E SÓ TENHO A DIZER QUE O TEMPO PASSA A SAUDADE É IMENSA E O AMOR É INFINITO.TE AMO PRA SEMPRE MEU FILHO ANJO AMADO,SINTO MUITO ORGULHO DE TER O PRIVILÉGIO DE SER TUA MÃE,TE AMO FILHO ETERNAMENTE TE AMO.

    ResponderExcluir
  2. ANGELO MEU ANJO,mais uma vez estou aqui nesse cantinho que me conforta a alma e me aquieta o coração.A cada dia vou colando os caquinhos ,tentantando me acostumar sem o teu sorriso teu abraço teu carinho sem o te amo linda,e tudo mais...Sei que o nosso amor é infinito como tú sempre dizia e é mesmo meu lindo.FICO PENSANDO AS VEZES EXISTEM TANTAS MULHERES QUE TEM TANTA VONTADE DE SER MÃE E NÃO ENGRAVIDAM,OUTRAS MULHERES ENGRAVIDAM FACILMETE,OUTRAS ENGRAVIDAM PAREM E SEM O MENOR ESCRÚPULO JOGAM SEUS FILHINHOS EM LATAS DE LIXO,ABANDONAM NUM MATAGAL,OS MATAM ...ENTÃO EU PENSO QUE SE DEUS ME DEU A HONRRA DE SER MÃE POR DUAS VEZES E TÚ MEU ANJO ,MEU NENEZINHO AMADO FICOU SOMENTE TRINTA ANOS AQUI E EU MESMO CHORANDO TE DEVOLVI PARA O PAPAI DO CÉU É PORQUE TUA MISSÃO AQUI CHEGOU AO FIM,VALEU FILHO OS TRINTA ANOS QUE FICASSE COMIGO POIS ESTÁS SOMENTE LONJE DOS MEUS OLHOS MAIS SEMPRE MAIS PERTO AGORA DO CORAÇÃO.ANGELO FILHO AMADO O FIO NÃO FOI CORTADO LOGO ALI DERREPENTE A GENTE SE ENCONTRA...POIS HOJE MEU ANJO TÚ VIVE NO MUNDO DO CRIADOR E EU NO MUNDO DAS CRIATURAS,TE AMO PRA SEMPRE MÃE ANNA.

    ResponderExcluir
  3. HOJE 18 DE SETEMBRO DE 2012,UM ANO E UM MES DEM MEU ANJO.FILHO AMADO SOMENTE QUEM CARREGA NO VENTRE E AMAMENTE COM SEU PROPIO LEITE UM PQUENINO SER SER SABE O QUANTO DOI A AUSENCIA DA PRESENÇA FISICA...ANGELO MEU ANJO HÁ SEMPRE UMA ESTRELA SOLTA NO CÉU DA MINHA BOCA QUE BRILHA MUITO MUITO TODAS AS VEZES QUE EU DIGO TE AMO.MEU GATO LINDO ... TE AMO MÃE ANNA.

    ResponderExcluir
  4. ANGELO MEU ANJO LINDO,FILHO AMADO ,TEUS OLHOS IRÃO ILUMINAR PRA SEMPRE ATÉ NA ESCURIDÃO DA NOITE,COMO TAMBÉM O TEU SORRISO SERÁ PRA SEMPRE MINHA ESTRELA GUIA E TEU ABRAÇO INSQUECIVEL MEU ABRIGO TE AMO MEU ANJO MÃE ANNA

    ResponderExcluir
  5. ANNA,MÃE DO ANGELO MAIS UMA VEZ AQUI ESTÁ PRA MAIS UMA VEZ DIZER ANGELO MEU ANJO TE AMO PRA SEMPRE...APROVEITO TAMBÉM O MOMENTO PARA REGISTRAR AQUI O QUANTO ME FEZ BEM LER O LIVRO LAÇOS DE AMOR ETERNO,APRENDI MUITO COMO POSTEI ANTES O TEMPO PASSA A SAUDAD É IMEMNSA E O AMOR INFINITO SEM A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA É.PARA TODOS OS PAIS QUE ASSIM COMO NÓS FICAMOS TIPO ORFÃOS E COMO DOI...CONTINUO COLANDO MEUS CAQUINHOS ESPALHADOS PELO CHÃO,PEGANDO ALGUMAS PALAVRAS PERDIDAS NO AR EMFIM SEI QUE SOMENTE QUEM PASSA POR ESTE MOMENTO DE SEPARAÇÃO NECESS´RIA OU OFIM DE UM CICLO PODE ME ENTENDER,MAIS MESMO ASSIM CONTINUO VIVENDO UM DIA DE CADA VEZ,UM DIA ESTOU BEM OUTRO NEM TANTO HOJE ME SINTO COM UMA PAZ IMENSA PERCORRENDO TODO MEU CORPO MINHA ALMA ...AMANHÃ OU DAQUI A POUCO NÃO SEI TALVEZ EU CAIA E FIQUE COM O MEU ROSTO NO CHÃO MAIS O MELHOR QUE POSSO FAZER É LEVANTAR-ME O MAIS RÁPIDO POSSIVEL E RECOMEÇAR ...TE AMO FILHO ,MÃE ANNA.

    ResponderExcluir
  6. FILHO AMADO,TE AMO PRA SEMPRE,ANGELO SEI QUE ESTÁS SEMPRE COMIGO NOSSA LIGAÇÃO SEMPRE FOI E CONTINUARÁ SENDO LINDA,NÃO PRECISAVAMOS DE PALAVRAS QUANDO SE AMA DE VERDADE ESSE AMOR INCONDICIONAL INFINITO NOS FAZ MUITO BEM.TUA PRIMEIRA CASINHA MEU LINDO FOI O MEU VENTRE,TEU PRIMEIRO ALIMENTO O MEU LEITE.ENTÃO SENDO ASSIM NOS CONHECENDO TÃO BEM HOJE ESTOU TE AFIRMANDO FILHO E TE PEDINDO PERDÃO POIS SEI QUE ESTAVA TE FAZENDO SOFRER COM O MEU CHORO CONSTANTE,MINHA LETÁRGIA MINHA FALTA DE CORAGEM MINHA IGNORANCIA E TUDO MAIS.MEU LINDO VOU CONTINUAR E TE PROMETO AGIR COM DIGNIDADE COMO TUA MÃE QUERO QUE TÚ FIQUE SEMPRE BEM E SE EU CONTINUASSE DO JEITO QUE EU ESTAVA TENHO CERTEZA QUE FICARIAS MUITO TRISTE E COMO NOSSA SEPARAÇÃO FISICA É APENAS TEMPORÁRIA FICA COMBINADO TUDO COMO ERA ANTES,EU TE AMANDO PRA SEMPRE E TÚ ME AMANDO O INFINITO.ANGELO MEU ANJO ,FILHO AMADO TE AMOOOOO MÃE ANNA.

    ResponderExcluir
  7. Filho muitas saudades,a dor e imensa ,nao sei com estou conseguindo sobreviver,Deus esta mim fortalecendo a cada dia ,te amo de mais ,meu tesouro,meu anjo bom. voce vai sempre minha vida.

    ResponderExcluir
  8. o sofrimento de mãe parece ser tão doloroso,e devastador, que não da para ser mensurado.meu tesouro,voce antonio viccenzo era e é tudo oque tenho,nesta vida ,está tudo muito triste para mim,perdi um filho,amigo,generoso,meu companheiro de luta,obrigado pelos 21 anos.mãe te ama.eternamente te amarei,como ficar sem voce, doi muito. beijos e abraço muito apertado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como dói. Perdi meu único filho a um mês num acidente com apenas 24 anos.cheio de sonhos .não sei como vou conseguir viver sem meu lucas.

      Excluir
  9. DEUS SEMPRE CONFORTA AS DORES QE TRAZ NOS A ANGUSTIA DA ALMA MAS TUDO E PARA NOSSA EVOLUCAO ESPIRITUAL JESUS DEIXOU SEUS DIZERES VIMDE A MIM E LHE MOSTRAREI U MUNDO CHEIO DE PAZ ONDE OS PASSAROS CAMTAM MELODIAS DA ETERNIDADE FORTE ABRACO NAO ESTAMOS SOS

    ResponderExcluir
  10. perdi meu filho rescentemente hj está fazendo nove dia não sei se consigo suportar essa dor meu filho só tinha 24 anos estava tão feliz eu não consigo entender prq meu filh morreu tão jovem e quase perco meu netinho de 06anos que estava com mei meu filho em uma lanchonete de repente disparos de repente varios disparos de arma acaba com a vida do meu filho e baliaram meu neto prq? prq? Paulo Ricardo meu filhinho amor da minha vida so tinha ele de filho homem meu deus me ajuda a suportar essa dor

    ResponderExcluir
  11. suelda mãe de PAULO RICARDO filho eu te amo tanto ta didicil viver assim sem vc onde vc estiver filho amado saiba que te amarei pra sempre vou cuidar do teu filhinho EU T E AMAREI ate o fm dos meus dias so queria entender prq vc se foi assim

    ResponderExcluir
  12. Parece até que foi ontem más a um ano e dois mês que nós deixou um gigante pequeno que nós seus dois anos e nove dias partiu de forma tão dolorosa que deixou sua mãezinha sem chão só sabemos o quanto é difícil quando passamos só peso a Deus que cada dia que passe alivie mais essa dor que é imensa que venham só saudades lembranças boas que a tristeza eu mando embora Senhor de também muita força a essas mãezinhas que passam e as que vim de passar de mesma compressão que tive e tenho mando em pensamentos muita luz paz forçar guerreiras Deus não da a cruz pra quem não pode carregar

    ResponderExcluir
  13. Meu lindo anjo Lucian! Com apenas 18 anos,partiu para os braços do pai eterno no dia 17/03/2012, inesperadamente, fiquei sem chão. A vida nos surpreende. Quando acontece essa perda temos a certeza de que nada podemos, tudo está sobre o controle de Deus, principalmente a morte. A perda do meu filho é algo que não se pode superar. É saudade sem fim, pensamento diário... É a primeira lembrança quando acordo e a última antes de dormir. Dor dilacerante, lembrança do sorriso, da voz, do cheiro, da musica que tocava com sua guitarra e que muitas vezes pedia que cantasse com ele, da companhia constante e inseparável, amigo fiel, parceiro de oração e da pergunta frequente: "Que horas tu vem pra casa mãe? Ou após ir na cabeleireira: Mãe como tu está linda! Como esquecer dessa pessoa que fez parte de mim, da minha vivência com tanto zelo, amor e gratidão? Não tem como amigas! Hoje é viver um dia de cada vez. E Sempre digo: um dia a menos aqui no mundo das criaturas e um dia mais perto do mundo do criador. Espero de malas prontas para um dia poder reencontrar e abraça-lo infinitamente. Te amo muito Lu, além da vida! Tua mãe sempre! Zeni.

    ResponderExcluir
  14. Se eu pudesse colocaria fotos, porque conta minha história. Perdi uma de dez meses de idade.

    ResponderExcluir
  15. Vinte dias sem vc meu único filho amigo companheiro que por vinte e quatro anos Deus me emprestou e agora de uma maneira trágica num acidente de carro foi arrancado de mim não sei como vou conseguir viver sem vc lucas .pois vc não era um pedaço de mim vc era o meu tudo.tá doendo muito não estou conseguindo suportar tamanha dor e inexplicável

    ResponderExcluir
  16. Minha estrelinha,Vc se foi tão cedo,mas me ensinou o verdadeiro amor...
    Sei que Deus sabe de todas as coisas,acredito que essa era a nossa missão... Quero que saiba que vc foi tudo que sonhei Quando pensava em ser mãe...vc veio do jeitinho que sonhava..
    Tem dias que entendemos e outros q Não,Mas Deus tem me dado força pra seguir...Eu sei que vou te amar,Por toda no já vida eu vou te amar.❤❤❤ 23/12/2017

    ResponderExcluir
  17. Minha filha única foi embora dia 18/06/2017. Faltava 20 dias para seu aniversário de 12 anos. Senti uma dor imensa.ja sou órfã de mãe, e agora ela se foi. Médicos disseram que eu não poderia engravidar por conta de problemas e hormônais. Pensei apenas que a filha era de.Deus.me senti péssima. Sou palhaca, faço festa para tantas crianças e para ela não deu tempo... Bem.para minha alegria e surpresa estou grávida de 20 semanas.. Deus tem todas as respostas. Basta manter a fé

    ResponderExcluir
  18. Minha filha única foi embora dia 18/06/2017. Faltava 20 dias para seu aniversário de 12 anos. Senti uma dor imensa.ja sou órfã de mãe, e agora ela se foi. Médicos disseram que eu não poderia engravidar por conta de problemas e hormônais. Pensei apenas que a filha era de.Deus.me senti péssima. Sou palhaca, faço festa para tantas crianças e para ela não deu tempo... Bem.para minha alegria e surpresa estou grávida de 20 semanas.. Deus tem todas as respostas. Basta manter a fé

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!