VIDA APÓS A MORTE. COMO SERÁ A SUA ?

Após o desencarne, os espíritos são recepcionados, 'tratados' e preparados para uma nova etapa para seguirem o caminho da evolução

Uma pesquisa do Laboratório de Estudos de Desenvolvimento da Universidade de Harvard, divulgada em maio deste ano, indicou que os bebês já nascem sabendo. De acordo com o laboratório da pesquisadora Elizabeth Spelke, os bebês em geral sabem, antes de completarem um ano de idade, o que é um objeto: uma unidade física distinta, em que todas as partes se movem mais ou menos como uma só e com alguma independência dos outros objetos.

A Doutrina Espírita entende, desde a codificação feita por Allan Kardec, que os espíritos já encarnam com o conhecimento adquirido nas vidas passadas e, assim como a encarnaçáo tem um período médio, há também um periodo médio entre encamações. Mas o que acontece durante este intervalo?

O que ocorre logo após o desencarne é uma das grandes curiosidades dos seres humanos. Tanto que a maior parte tem medo de morrer -ou desencarnar, no termo espírita - porque não sabe o que virá, tem receio do desconhecido. No entanto, como dizem os espíritos orientadores da SER Espírita, o desencarne não é tão assustador. Pelo contrário. Seria uma continuidade do aprendizado conseguido enquanto encarnado - seja na Terra ou em outro polissistema material - com um objetivo dignificador: a evolução.

É de conhecimento geral que todos estamos na 'fila do desencarne' e que é preciso aceitá-lo como algo natural, necessário e primordial para a evolução. Desencarnar e aprender do lado de lá' é tão necessário para a evolução quanto encarnar e aprender do 'lado de cá'.

Mas, afinal, o que os espíritos trazem de informações aos encarnados em relação ao pós-desencarne? Primeiramente, o que já se sabe é que ninguém fica "largado" depois do desligamento do corpo físico, como diz a coordenadora de estudos espíritas Vanilza Suhevits. Segundo ela, todos os espíritos, ao desencarnarem, são recepcionados por outros, desencarnados, que têm a mesma afinidade. "Quando desencarna, o espírito vai para uma freqüência sem espíritos dispostos a recepcionar aqueles que estão chegando", afirma. A predisposição dos espíritos é uma das características do polissistema espiritual. Segundo ela, sempre haverá espíritos mais ou menos espiritualizados, que têm um maior ou menor entendimento.

O teólogo espírita Waldomiro Koialanskas afirma que neste processo de recepção - e também após - sempre, seja encarnado ou desencarnado, o espírito deve respeitar o livre-arbítrio do outro. Principalmente, os 'recepcionistas' do polissistema espiritual. Deve orientar, auxiliar, mas sem interferir nas decisões do outro. "Devem usar toda a extraordinária dose de paciência e caridade que conseguiram acumular em seus estudos", lembra. E as dificuldades ou facilidades não são tão diferentes daquelas do polissistema material. "É a mesma diferença entre receber uma visita alegre, esperançosa e cheia de vida e um macambuzio que adentra o espaço para reclamar de tudo ou falar apenas de suas decepções, amarguras, frustrações e doenças", compara. Lembrando que todos os espíritos jamais perdem a individualidade, como afirma Allan Kardec na obra O Livro dos Espíritos.


No filme "Nosso Lar" - baseado no livro Nosso Lar, de André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier - cenas marcantes mostram os espíritos recebendo atendimento em locais semelhantes a hospitais. "Estes locais existem para que os espíritos façam o seu reequilíbrio - se necessário - e relembrem de se comunicar pelo pensamento, como se locomover sem usar as pernas etc", comenta Vanilza. Ela explica ainda que os menos evoluídos podem demorar algum tempo para estar cientes do desencarne; já os mais evoluídos tomam esta consciência com mais rapidez e já são encaminhados para atividades de trabalho e estudo coerentes com suas capacidades.

O diretor da Federação Espirita Brasileira (FEB), Geraldo Campetti, lembra-se da importância do entendimento de que os espíritos nunca perdem sua individualidade, ou seja, "somos nós mesmos do outro lado da vida", mas que o mundo espiritual "é a nossa verdadeira pátria”. Ele lembra que no mundo espiritual é possível que os espíritos sejam recebidos por familiares, amigos e espíritos protetores. Ele compartilha da opinião de Vanilza, afirmando que a frequência determina quem recebe os desencarnados. "Estamos sintonizados com aqueles que se assemelham conosco em gostos, costumes, comportamentos e ideias Na lei divina não há privilégios. A situação do espírito quando desencarnado é consequência do que ele fez ou deixou de fazer na existência física. A cada um será dado segundo suas obras", reforça.


O espírito Leocádio José Correia explica que o processo de desencarne é impactante, independentemente da religião. Ele se lembra dos ‘hospitais' para onde os desencarnados são levados e que o tempo para que o espírito desencarnado entenda o que está acontecendo varia mudo. 'Sendo um desencarne natural, o espírito que teve uma vida proveitosa, em que fez registros de suas diversas experiências, boas ou más, mas conscientemente soube administrá-las, dentro de dez ou 15 dias (isso é muito relativo, depende de cada criatura, da sua possibilidade consciencial ou de autoconhecimento) recobra plenamente suas funções".

COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE

Como lembra Campetti, a vida no mundo espiritual é bastante "movimentada", dinâmica. Ninguém fica parado por lá. A comunicação e os movimentos que ocorrem 'do lado de lá', no entanto, não acontecem como aqui na Terra. Com o desencarne, os espíritos perdem o corpo físico. E, como explica Kardec, os espíritos desencarnados ainda carregam um fluido que mostra como é a sua individualidade, sua aparência, chamado de perispíritoo. Sem corpo, não há como andar ou correr como fazemos por aqui.

Segundo Vanilza há alguns desencarnados, conforme seu nível de evolução, que podem continuar acreditando que sentem fome e sede e que precisam andar, talar e se locomover, como faziam no meio material. Estes, explica ela, na medida em que vão estudando, adquirindo conhecimentos com os espíritos mais evoluídos, percebem que já não tem mais estas necessidades. "Estas necessidades não existem pela constituição fisiológica do espirito e perispírito". observa. Os espíritos se comunicam, é claro, mas pelo pensamento. A movimentação e o transporte não se dão como no meio material, pois o corpo já não existe mais.

Koialanskas observa que o pensamento é só uma das maneiras de comunicação e transporte. O que ocorre no polissistema material. “Aqui conseguimos o deslocamento em um sistema aquático, por exemplo Por que não haverá nos polissistemas espirituais? Deve existir a liberdade de deslocamento e extensões possíveis de serem atingidas, limitada ao progresso de cada um", comenta. Campetti, por sua vez, explica que à medida que o espírito evolui passa a ter a possibilidade de acessar meios de transporte com mais tecnologia, por exemplo.

O espírito Correia lembra ainda que o aprendizado de como se alimentar e se movimentar, por exemplo, é conseguido com o tempo.

O filme "Ghost - Do Outro Lado da Vida", da década de 1990, mostra a historia de um homem que desencarna em um acidente de trânsito e tem dificuldade para entender. Ao desencarnar, o homem vê uma espécie de filme de toda a sua vida. Segundo o espirito Correia, isso ocorre para que a pessoa faça um exame de consciência. "O espírito reage porque ele não gosta de lembrar práticas ruins, principalmente depois que já fez um reciclo de vida e, por vezes, até já pediu perdão a quem ele prejudicou. No entanto, aquele comportamento só eliminado quando ele estiver plenamente consciente de que não conseguirá mais repeti-lo por que seus valores mudaram”, salienta. 

Vanilza lembra que este é um momento muito importante, pois depois dele muitos espíritos se sensibilizam e sentem remorso pelas escolhas feitas, e também pelas omissões. "Mas aqueles que estão cientes do processo reencarnatório sabem que terão que melhorar e já pensam em estudar e buscar aprendizados nas próximas reencarnações que permitam não incorrer nos mesmos erros", avalia.

A VOLTA

A ideia de que desta vida nada se leva é real. Segundo Kardec, em O Livro dos Espíritos, a alma não leva nada deste mundo, "senão a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor. Essa lembrança é cheia de doçura e/ou amargura, segundo o emprego que fez da sua recente encarnação".

Para o retorno ao polissistema material - o reencarne - existe um preparo. Em geral, o reencarne tem acontecido em um intervalo de 80 anos, segundo informações do espírito Antônio Grimm. Período que vem aumentando nos últimos anos já que o tempo entre as reencarnações depende da média de vida dos encarnados. "Não é uma regra fixa, pois os encarnados estão vivendo mais, então, consequentemente, este tempo pode aumentar", opina Koialanskas.

O teólogo afirma que este preparo acontece em "ambientes de sabedoria". Ele compara aos preparativos de uma viagem: quando a pessoa vai sair de férias, por exemplo, pesquisa sobre os costumes e tradições do local para onde vai viajar, o tipo de hospedagem, a alimentação mais comum na região, o clima, os pontos turísticos etc. "Então, porque as pessoas não se preocupariam em fazer o mesmo com a viagem mais importante da etapa atual?", questiona.

Vanilza, por sua vez, analisa que, se o tempo for menor do que 80 anos, haveria o risco de um reencontro no polissistema espiritual, o que, em algumas circunstâncias não seria recomendável. "Tais espíritos poderiam sofrer um desequilíbrio tão grande que poderia comprometer a reencarnação atual", comenta.

Sendo assim, a estudiosa aponta que, antes de reencarnar, os espíritos fazem um plano. Neste projeto se encontram as necessidades de aprendizado do reencarnante que sejam mais urgentes para o seu progresso e também aquilo que o auxiliaria a colaborar com o desenvolvimento social da humanidade. "Após a elaboração deste plano, o espírito estará pronto para fazer a sintonia de freqüências com os pais mais adequados, a mentalidade local, regional, continental etc, considerando a importância de cada aprendizado citado no plano, ou seja, existirão aprendizados que são primordiais para o espírito na próxima reencarnação", explica.

Já Campetti, da FEB, diz que este intervalo é muito relativo. Para ele, alguns demoram mais tempo, outros menos, mas que não há uma regra absoluta para esta informação. E a volta, segundo ele, depende do livre-arbítrio de cada um, já que muitos espíritos podem escolher a situação em que irão reencarnar, que seria mais adequada para a evolução de cada um. 

A partir da Revista SER Espírita (Ed. 19 - Junho/2012)

Postar um comentário

7 Comentários

  1. QUANDO CONHECI O ESPRIRITISMO, FOI PELA DOR. DOR ESSA; QUE JAMAIS IMAGINEI QUE PUDESSE EXISTIR.VIVIA CAINDO, TENDO VISÕES ESTRANHAS,VENDO PESSOAS QUE NINGUEM AO MEU REDOR VIA.ACHAVA TUDO ISSO SEM SENTIDO;FUI ENTERNADA,COMO SE ESTIVESSE LOUCA, POIS JÁ NÃO CONSEGUIA ME CONTROLAR MAIS.ME LEVARAM,PARA UM SENTRO DE UMBANDA DIZENDO AO MEU ESPOSO QUE ERA TRABALHO FEITO.HOJE MAS ESCLARECIDA, VEJO QUE ERA O DEVER ME CHAMANDO E DIZENDO;HORA DE TRABALHAR!

    ResponderExcluir
  2. quero encontrar meu caminho. penso que a procura esta sendo pela dor.perdão meu DEUS pela minha fraqueza.mas como uma criança estou dando os primeiros passos.JESUS CRISTO e meu senhor e salvador e a luz do meu caminho.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom não tenho palavras.pra isso .

    ResponderExcluir
  4. Será que ao chegar no mundo espiritual vou lembrar que tenho estudado essa grande viagem que todos um dia fazem, eu estou já me inteirando de como será depois dá morte para já não ter que passar pelo que muitos passam que é a readaptação no mundo espiritual... Sei que ainda não sei nada referente ao local pra onde vou um dia mas é os primeiros passos para se preparar para viver no plano espiritual.

    ResponderExcluir
  5. Perdi meu marido ha 3 anos queria saber se existe vida após a morte

    ResponderExcluir
  6. Perdi meu filho a 12 anos e não aceito até hoje o que fazer

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe faleceu á um mês e eu queria muito entender tudo isso pois sinto que ela está me chamando para tirar ela de onde ela está eu escuto ela me pedindo água reclamado de dor..se vcs puder me dar uma resposta por favor me ajude a entender

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!