17 de mai de 2015

O CÉU DOS CACHORROS

Livro acompanha criança que perdeu o cão de estimação e ajuda a amenizar o luto

A paixão que os bichinhos de estimação geram nas crianças é imensurável. São companheiros, amigos, confidentes. Perdê-los deixa saudade, lembranças de momentos importantes da vida. O Céu dos Cachorros, escrito pela veterinária Flávia Vallejo, e ilustrado por Simone Matias, narra de maneira sensível esse fato que acontece a tantos seres humanos. A obra voltada ao público infantil, publicada pela Realejo Edições, leva os pequeninos a uma viagem lúdica, simples e emocionante, capaz de causar conforto não somente àqueles que perderam um cachorro, mas que passaram por qualquer tipo de perda. Para os adultos, é uma volta à infância, momento de reflexão.

Vallejo descreve, sob a visão de uma criança que acabou de perder um cãozinho, sobre o céu dos cachorros: lugar de nuvens comestíveis em que todos os animais se unem e vivem em harmonia. “Tenho dois filhos, Caio, de nove anos, e a Clara de sete. Um cachorro da nossa família morreu, as crianças começaram a perguntar onde estava a ‘Luna’. Eu não sabia o que responder, e comecei a filosofar: sabe aquela estrela brilhante lá no céu? Imediatamente fui interrompida pela minha filha, na época com seis anos, que me perguntou: Mãe, eu quero saber onde está o corpo do cachorro!”, recorda a autora.

“Naquele momento, percebi que o que ela queria saber ia muito além da minha filosofia e que eu não estava emocionalmente preparada para responder essas perguntas. Resolvi escrever um texto, contando uma história, para facilitar minha comunicação com meus filhos”, explica.

O livro traz delicadeza e uma dose de humor, ajudando a criança e o adulto a elaborar o luto e perceber que apesar de longe, os animais de estimação continuam muito presentes em suas vidas. “Na medida em que ia relatando de forma lúdica e engraçada o que achávamos que estava acontecendo com a Luna, íamos divertindo-nos e relembrando coisas, o que fez nosso sofrimento diminuir. Essa história nos fez perceber o quanto ficávamos próximos dela e o quanto ficava mais ‘leve’ e alegre falar do assunto. Resolvi juntar minha experiência pessoal com a profissional e ajudar as pessoas que passam pelo mesmo problema”, conclui.

Sobre a autora:

Flávia Vallejo
Flavia Vallejo é médica veterinária, formada pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Representou a universidade no COMVIDA (Conselho Para Proteção à Vida Animal). Tem especialização em Docência em Bem-Estar Animal pela WSPA (World Society for Protection of Animals). Atualmente trabalha prestando consultoria comportamental para proprietários que possuem cães com problemas de comportamento, além de fazer palestras em escolas sobre guarda responsável de animais de estimação, conservação do meio ambiente e trafico de animais.

Sobre a ilustradora:

Simone Matias nasceu em 1975. É natural de Santos, SP. Formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, nunca exerceu a profissão, pois descobriu a ilustração infantil em uma temporada como babá nos Estados Unidos.  Tomava conta de três crianças e elas tinham muitos e muitos  livros.  Enquanto lia as histórias para elas, foi se apaixonando pelas ilustrações. Nos EUA, estudou História da arte dos séculos XIX e XX na Summit Area Community School, em Nova Jersey, e Desenho e modelo vivo na New School University, em Nova York . Quando voltou ao Brasil, estudou desenho na ABRA e pintura na Escola Panamericana de Arte. Também participou do curso "A Imagem Narrativa e a Ilustração de Livros", com Odilon Moraes e Fernando Vilela, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Em 2006, foi à Sarmede, Itália, estudar ilustração com Svjetlan Junakovic, Jozef Wilkon e Octavia Mônaco. Hoje, com mais de 30 livros publicados, divide o tempo entre ilustrar livros e lecionar Desenho Artístico e Pintura na Escola Oficina de Santos.

Ficha técnica:

O Céu dos Cachorros
Autora: Flávia Vallejo
Ilustrações: Simone Matias
32 páginas
Realejo Edições - 2011
ISBN: 978-85-99905-46
Literatura infanto-juvenil

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos mais lidos

  ©PARTIDA E CHEGADA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo