CHICO XAVIER E O HOMOSSEXUALISMO

"Não vejo pessoalmente qualquer motivo para criticas destrutivas e sarcasmos incompreensíveis para com nossos irmãos e irmãs portadores de tendências homossexuais, a nosso ver, claramente iguais às tendências heterossexuais que assinalam a maioria das criaturas humanas. Em minhas noções de dignidade do espírito, não consigo entender porque razão esse ou aquele preconceito social impediria certo numero de pessoas de trabalhar e de serem úteis à vida comunitária, unicamente pelo fato de haverem trazido do berço características psicológicas e fisiológicas diferentes da maioria. (...)

Nunca vi mães e pais, conscientes da elevada missão que a Divina Providencia lhes delega, desprezarem um filho porque haja nascido cego ou mutilado. Seria humana e justa nossa conduta em padrões de menosprezo e desconsideração, perante nossos irmãos que nascem com dificuldades psicológicas?"

( Publicada no Jornal Folha Espírita do mês de Março de 1984 )



Pergunta: Como se explica o homossexualismo à luz da Doutrina Espírita?


CHICO XAVIER : "Temos tido alguns entendimentos com espíritos amigos, notadamente com Emmanuel a esse respeito. O homossexualismo, tanto quanto a bissexualidade ou bissexualismo, como assexualidade, são condições da alma humana. Não devem ser interpretados como fenômenos espantosos, como fenômenos atacáveis pelo ridículo da humanidade. Tanto quanto acontece com a maioria que desfruta de uma sexualidade dita normal, aqueles que são portadores de sentimentos de homossexualidade ou bissexualidade são dignos do nosso maior respeito e acreditamos que o comportamento sexual da humanidade sofrerá, no futuro, revisões muito grandes, porque nós vamos catalogar do ponto de vista da Ciência todos aqueles que podem cooperar na procriação e todos aqueles que estão numa condição de esterilidade. A criatura humana não é só chamada à fecundidade física, mas também à fecundidade espiritual. Quando geramos filhos, através da sexualidade dita normal, somos chamados... também à fecundidade espiritual, transmitindo aos nossos filhos os valores do espíritode que sejamos portadores.

Não nos referimos aqui aos problemas do desequilíbrio, nem aos problemas da chamada viciação nas relações humanas. Estamos nos referindo a condições da personalidade humana reencarnada, muitas vezes portadora de conflitos que dizem respeito seja à sua condição de alma em prova ou à sua condição de criatura em tarefa específica. De modo que o assunto merecerá muito estudo. Nós temos um problema em matéria de sexo na humanidade que precisaríamos considerar com bastante segurança e respeito recíproco. Vamos dizer: se as potências do homem na visão, na audição, nos recursos imensos do cérebro, nos recursos gustativos, nas mãos, na tactividade com que as mãos executam trabalhos manuais, nos pés, se todas essas potências foram dadas ao homem para a educação, para o rendimento no bem, isto é, potências consagradas ao bem e à luz, em nome de Deus, seria o sexo em suas várias manifestações sentenciado às trevas?"

( Entrevista concedia à extinta Rede Tupi de Televisão, São Paulo, ao programa "Pinga Fogo", em 28 de julho de 1971 )

Postar um comentário

36 Comentários

  1. Pr. Dr. Alberto Thiemeterça-feira, 19 janeiro, 2010

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. vc deveria deixar a vida das pessoas em paz e continuar com seu dever de ajudar os outros.

    ResponderExcluir
  3. Eu recomendaria que quem edita esse website retire o comentario de Pr Alberto Thieme porque trata-se de um comentario criminoso. Incitar a homofobia e crime!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o homossexual deve resistir aos instintos, só assim poderão vencer as provas expiatórias. A relação sexual plena só deve ser realizada por um casal de homem e mulher com o intuito de gerar filhos.As outras formas de sexo são profanas, ligadas ao desejo material.Devemos nos libertar da matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce não sabe amar.!!!
      Somente fecundar. ..
      Amar é dividir,compartihar , sorrir e chorar junto.

      Excluir
  5. Excelentisssimo Padre,

    Acho que o senhor está equivocado quanto seu depoimento, como dizem sempre tem o lado podre da da laranja... O que o senhor nos diz então desses sacerdotes pedófilos que andam barbarizando o mundo?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Flávio Viníciusdomingo, 18 abril, 2010

    O que faz o indivíduo acima ter tamanha falta de noção perante a realidade? Alguém me responde?
    Ele atribui a diminuição da população ao homossexualismo? É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Como ajudar um adolescente de quinze anos homossexual e com namorado igual a ele. Está sendo discriminado pela família,isto é ambos estão

    ResponderExcluir
  9. As palavras de Chico Xavier, no caso em tela, sobre a homossexualidade, denunciam o alto grau de sua evolução espiritual. Ele avalia tudo de forma parcial, do alto, livre de todos os preconceitos, apenas ele, digno de todos o meu respeito.

    ResponderExcluir
  10. O amor vem em primeiro lugar,ele tem o poder de transformar o mundo, independente se esse amor é homo ou hetero, casais gays podem dim ter uma familia, pois quando eles decidem ter filhos, essas crianças são amadas, queridas e muito bem cuidadas, o que nem sempre ocorre com familias de heteros.
    Enquanto ao cerscimento populacional,é ignorâcia dizer que os homossexuais são prepulsores do decrecimo da população, os casais que antes tinham oito, dez filhos já quase não existem, que tem condições de dar uma boa educação ha tantos filhos, a degredação dos recursos naturais é muito grande com a população que temos , imagine se ela dobrar.
    Deus ame o teu próximo como a si mesmo, então nos amemos sem olhos para diferença, isso sim seria um bálsamo para os problemas do mundo, viver sem preconceito, ai sim o mundo seria maravilho, se todos se tratasem como irmãos. Amem idependente que que seja, se é branco, negro, homossexual ou heterossexual todos somos iguais, temos um único proposito na terra, então vamos evoluir com amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Querido padre,se você condena os homossexuais pela questão da procriação então você condena a se próprio, pois você não é celibatário? já pensou se todos os homens fossem padres? Acho que você usou a procriação para camuflar seu enorme preconceito e cosequentemente sua sem precedente ignorância.Se você não é capaz de entender nada de amor humano o que dirá do amor de Deus.Lamento seu comentário infeliz e destilador de ódio e discordia.

    ResponderExcluir
  13. tenho uma filha homossexual ,me foi revelado a mais ou menos dois anos,foi um choque muito grande,não queria aceitar de jeito nenhum,mas meu marido foi o primeiro a dizer que jamais iriamos jogar ela para fora de casa e deu o maior apoio para ela ,hoje já consigo aceitar melhor a condição dela,só que ainda ela não trouxe nenhuma namorada em casa,não sei como vou reagir,mas espero que bem.o que me mantem firme é o amor que tenho por ela....

    ResponderExcluir
  14. Sou homossexual, não por escolha. Nasci e cresci assim! Ja tentei de tudo para mudar essa tal personalidade transviada... não consegui! Talvez eu seja mesmo um fraco... ou um ser corrompido por natureza! Criado por Deus desta maneira e morto por suas palavras! Talvez uma hora dessas eu acabe com tudo... talvez não mereça viver!

    ResponderExcluir
  15. COMO NO MUNDO HA PESSOAS IGNORANTES, NINGUÉM FICA APONTANDO O DEDO PARA UM HETERO E DIZENDO QUE ELE DEVE SER HOMOSSEXUAL, NEM PARA UMA MULHER E DIZENDO QUE ELA DEVA SER LESBICA. MAS PORQUE TANTA GENTE FICA MANDANDO A GENTE VIRAR HOMEM?
    QUE MEDO É ESSE? QUE ELES TEM POR SERMOS DIFERENTES? SERÁ QUE ELES TEM MEDO QUE A ESPÉCIE HUMANA SE EXTINGA?
    IMPOSSÍVEL.
    É NECESSÁRIO QUE HAJA DIFERENÇAS NO MUNDO.
    O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É O AMOR. DE QUE ADIANTA UM HOMEM VIVER COM UMA MULHER QUE NÃO GOSTA DELA? OU UMA MULHER QUE NAO GOSTA DE UM HOMEM?
    ACHO QUE A FELICIDADE DO SER HUMANO EM SI SÓ É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESSE LIXO DE PRECONCEITO. POIS QUEM TEM PRECONCEITO. É A MAIS BAIXA DAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Quando chico fala de Almas, significa dizer que homossexuais normalmente tem corpo de um sexo, mas a alma de outro. Daí, existe a tal atração pelo gênero do mesmo sexo. Não é o sexo físico que atrai e sim o das almas. Por exemplo, um homem que tenha sido em todas as outras vidas mulher pode nascer nessa vida com a alma ainda feminina e se comportará como tal, pelo menos a nível de instinto, de desejo e etc. Há várias razões espirituais para isso ocorrer, mas isso não signifique que tenhamos que cultuar o homossexualismo como sendo a expressão ideal, como tem feito alguns meios de comunicação. Temos é que aprender que se Deus não impede o relacinamento homossexual, nós é que não podemos nos sentindo no direito de condenar ou julgar. Tenho dois amigos que vivem juntos há 18 anos, como casados, mas que socialmente são super discretos. Só amigos mesmo sabem da opção dos dois! Bem, eu não sou a pessoa que vai dizer que estimula a prática, mas afirmo que admiro os dois como casal. São mais harmônicos e verdadeiros do que muitos casais hetero. Vivem e são felizes.Procuram adotar uma criança por amor e façam muita caridade. São católicos frequentantes, mas ninguem imagina suas relações por que são intimas e creio que relação sexual é algo íntimo seu e que deve ser preservado mesmo. Aprendi que se Deus separou essas duas pessoas colocando-as em sexo separado talvez seja para que elas aprendam sublimar um amor impossível, mas tal prova é muito dificil e Deus permite que eles se reencontrem novamente na terra em nova oportunidade. O importante é ter respeito, amor, consideração e estima. Se não for nessa vida que a alma trocada do corpo aprenda a sublimar seu desejo será em outra, afinal, sempre teremos novas chances. Homossexualismo ou pessoais heterossexuais devem procurar ter um parceiro só e buscar o amor e não somente a necessidade do corpo.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. vivenciar uma vida homossexual é até compreensível, pois que vemos todos os dias que as crianças nascem com este instinto, ou seja, ñ é pouca vergonha ou descaso pela vida social comum, mas querer se transfigurar em outro sexo, eu acho que é falta de bom senso, afinal se fosse para ser diferente seriam naturalmente comportamento homo é aceitável, mas mudanças de personalidades é blasfêmia!

    ResponderExcluir
  23. só pq um homem gosta de outro homem, ñ quer dizer que ele possa ser uma mulher.Aí está o grande erro da maioria dos homossexuais, quererem se tranformar em mulheres, ou mulheres em homem.Isso ñ existe!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente leia o livro 1º de Coríntios em seu 13º capítulo, sobre o "Amor", ele resume o Deus que é simplesmente Amor - Deus caritas est- como já dissera Benedictus XVI. Sou homossexual e daí? Serei menos amado por Deus? Não acredito que seria!

    ResponderExcluir
  26. É mesmo incrível a forma que Chico Xavier enxerga a relação homoafetiva, pode não ter base bíblica, pois Deus diz que para ele um homem que se relaciona com outro homem como se fosse mulher é abominável. Mas não se deve deixar de considerar o tato que Chico Xavier tem com os homossexuais, vitimas dos vis preconceitos e ódios inspirados pelo inimigo das almas.
    Creio na luz bíblica, que afirma que Jesus Cristo morreu pelos homossexuais também, para que na ressurreição pudessem ver a face do Deus todo poderoso.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. ser gay nao e pecado e sim ser digno de seus valores eticos sou evangelico e sou feliz de ser o ç sou homossexualismo e gente como qualquer outra pessoa ass andre praia grande sp

    ResponderExcluir
  30. parcialmente eu como homo;ja tentei me involver com mulheres;mais nao consegui.amei um homen aos meus 15 anos,e gracas a deus hoje me aceito,e me vejo feliz, por ter percebido que o amor nos trans forma e nos muda. mas se eu tivesse me involvido com uma mulher estaria enganando ha ela e principalmente me enganando,e a cobranca da viria mais cedo.

    ResponderExcluir
  31. Considero que a expressão dita por Chico como "portadores" agiu de uma forma superficial e desconhecedor a cerca do tema, ele tenta com suas palavras fazer com que o leitor passe a respeitar o homossexual mas que isso não seria o "modelo ideal", como se fosse uma enfermidade espiritual. Se já afirmamos que sua natureza é involuntária, ou seja, não se escolhe ser um homossexual, temos então mais de um modelo de vida, sem ser o padrão dito como "certo" (h+m).O homossexual é um ser iluminado que tem mais sensibilidade que as demais pessoas sobre o quesito corpo + alma,sendo essa diferença inata ao seu ser,mais ligados ao espiritual como verdadeiros mediuns. Quando falamos em respeito nos referimos mais ao outro (fora de casa), quando falamos em aceitação falamos em um maior respeito, admiração e interior (dentro de casa) que é onde o ser humano não sabe tratar, ou seja, uma mãe cardecista que respeita os homossexuais e que ao descobrir que sua filha também é tem o sentimento de rejeição ou aquela não aceitação. Se a todo meio excluem-se o homossexualismo o que acontece com esse povo reprimido? formam-se um novo grupo social. a teoria peacemind (paz da mente)deveria ser aplicada como o "salva vidas dos oprimidos".

    ResponderExcluir
  32. Graças a DEUS eu não vi os comentarios deste dito padre, que não segue o coração de Jesus nem as palavras.

    ResponderExcluir
  33. Apenas poderiam retirar as imagens. O texto está ótimo. Parabéns! As imagens não condizem com publicações espíritas sejam de casais hétero ou homo.

    ResponderExcluir
  34. Estou procurando a resposta para tamanha confusão os heteros não aceitam muitas vezes os homossexuais, afirmam que Deus nos fez homem e mulher que nos homossexuais somos aberraçoes safados sem pudor sem vergonha possuidos por demônios temos doenças somos culpados por tudo o que não presta na humanidade , a aids culpa nossa puxa vida estou cansada de tamanha covardia, porque sempre nos somos os culpados porque amamos diferente somos pessoas normais temos sentimentos como qualquer um nunca em nenhuma religião somos tratados como iguais capazes apesar de muitas vezes sermos melhores como seres humanos do que muitos dos que no ofendem, por isso seja aonde for em qualquer local ou religião, seita, onde vc encontrar Deus não esqueça ele morreu por vc, julgado e condenado pelo amor que transmitida a todos sem julgamentos ou palavras ofensivas e o maior ensinamento que Deus nos deixou foi o amor... amar a todos sem dúvida é e sempre será a Grande resposta a todos que por ventura ou ignorância te ofenderem... ame ame muito e seja feliz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!