PERDA DAS PESSOAS QUE AMAMOS

Quando a morte se faz presente nas vossas famílias, levando sem critério os jovens antes dos velhos, dizemos muitas vezes: “Deus não é justo, já que sacrifica aquele que é forte, e com um futuro pela frente, para conservar aqueles que já viveram longos anos cheios de decepções; leva aqueles que são úteis e deixa aqueles que não servem mais para nada; parte o coração de uma mãe, privando-a da inocente criatura que fazia toda a sua alegria”. Criaturas humanas, é nisto que tendes necessidade de vos elevar acima do plano terreno da vida, para compreender que o bem está muitas vezes onde se acredita ver o mal, a sábia previdência, onde se acredita ver a cega fatalidade do destino!

Por que medir ajustiça divina pelo valor da vossa? Podeis pensar que o Senhor dos mundos queira, por um simples capricho, vos impor penas cruéis? Nada se faz sem um objetivo inteligente e tudo o que acontece tem sua razão de ser. Se meditásseis melhor o porquê das dores que vos atingem, encontraríeis sempre a razão divina, razão regeneradora, e vossos míseros interesses seriam uma consideração secundária que desprezaríeis ao último plano. Acreditai em mim, a morte é preferível, mesmo numa encarnação de vinte anos, a essas desordens vergonhosas que desolam famílias honradas, cortam o coração de uma mãe e fazem branquear os cabelos dos pais, antes do tempo.

A morte prematura é muitas vezes um grande benefício que Deus dá àquele que se vai, e que se encontra assim poupado das misérias da vida, ou das seduções que poderiam arrastá-lo à sua perdição. Aquele que morre na flor da idade não é vítima da fatalidade; é que Deus julga que não lhe é útil passar maior tempo na Terra. É uma terrível desgraça, dizeis, que uma vida tão cheia de esperançasseja cortada tão cedo! De quais esperanças quereis falar? Das da Terra, onde aquele que se foi teria brilhado, trilhado seu caminho efeito fortuna? Sempre essa visão estreita, que não consegue se elevar acima da matéria! Acaso sabeis qual teria sido o destino dessa vida tão cheia de esperanças, segundo pensais? Quem vos garante queela não poderia ter sido cheia de amarguras? Acaso considerais nulas as esperanças da vida futura, preferindo as da vida passageira que arrastais na Terra? Pensais, então, que vale mais ter uma posição entre os homens do que entre os Espíritos bem-aventurados?
Alegrai-vos ao invés de vos lamentar quando Deus quiser retirar um de seus filhos desse vale de misérias. Não há egoísmo em desejar que ele permanecesse aí, para sofrer convosco? Essa dor compreende-se entre aqueles que não têm fé e que vêem na morte uma separação eterna; porém vós, espíritas, sabeis que a alma vive melhor livre de seu envoltório corporal.
Mães, sabeis que vossos filhos bem-amados estão perto de vós; sim, estão bem perto; seus corpos fluídicos vos rodeiam, seus pensamentos vos protegem, e a lembrança que tendes deles os enche de felicidade; assim como também vossas dores insensatas os perturbam, pois elas denotam uma falta de fé e são uma revolta contra a vontade de Deus. Vós que entendeis a vida espiritual, fazei vibrar as pulsações de vosso coração em favor desses entes bem-amados, e, se pedirdes a Deus que os abençoe, sentireis em vós aquelas consolações poderosas que secam as lágrimas, aquela fé consoladora que vos mostrará o futuro prometido pelo soberano Senhor.

( "EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO" - Capítulo 5 - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS )

Mais uma vez venho falar sobre a morte. Mas desta vez, da morte das pessoas que amamos e que nos é tão difícil de aceitar. Depois de ler este trecho no Evangelho Segundo o Espiritismo, fiquei pensando o quanto somos egoístas. Não em sã consciência, pois nunca faríamos isso. Mas em como vemos errado a chamada "Morte". Há quem a veja como um fim, como uma separação e, na verdade, se a vida for vista como uma passagem apenas, a morte nada mais é qdo que uma libertação. Li em algum lugar, uma co mparação da vida com um cumprimento de pena.

É como um criminoso que tenha cumprido sua pena durante vinte ou trinta anos e, quando a cumpre, recebe a liberdade. Ele terá o mundo a seus pés, poderá viver de verdade. Poderá trabalhar pra si e pelos outros... Aí, vem um lá e briga e se descabela porque não quer que esta pessoa receba a liberdade, porque quer que ela cumpra uma pena maior e ainda por cima diz que é por amar muito que pensa assim.... Pensando assim, dá pra ver o quanto somos egoístas. Para ele é a liberdade, um novo começo, um alívio, pois estaria deixando a prisão, o cárcere pra ser livre e feliz, e tentar mudar o que fez de errado e procurar não errar mais, pois sabe o quanto lhe custaria mais alguns anos encarcerado.

Por quê não ver a morte assim? Vou parando por aqui e espero que aqueles que lerem esta postagem possam refletir e pensar melhor diante da "perda" de alguém amado.

Solange Grignolli

Postar um comentário

10 Comentários

  1. perdi o meu namorado, que ia casar agora quando ele voltasse de viagem, em um acidente de carro. carrego na minha barriga a sementinha do nosso amor! hoje estou com 8 meses e depois de todos esses ocorridos o nosso bebê vai nascer mais cedo... mas continua com toda a força que o pai sempre depositou nele e em mim.
    é uma perda indescritível.. só ele mesmo e Deus estão sabendo me preparar.. sei que a última coisa que ele queria era me vê triste, por isso me controlo ao máximo, mas o choro tbm é inevitável..

    ResponderExcluir
  2. a última vez que a gente se falou foi na sexta feira.. passamos o sábado sem se falar e eu fiquei MUITO preocupada.. o acidente dele foi de sábado pra domingo, domingo de madrugada.. umas 2 hrs da manhã... ele sempre gostou de corrida.. e estava voltando correndo, estava chuvendo e era em uma curva! o pneu do carro saío da troller e ele capotou diversas vezes. as outras três pessoas que estavam com ele no carro sofreram pouca coisa, umas quebraram o braço, outras o maxilar, nariz pois estavam de cinto de segurança... ele foi o único que foi arremeçado do carro quando o teto do carro saío.. ele estava sem cinto de segurança e foi arremeçado pra longe! não sofreu NADA.. o braço do meu amor, perna, barriga.. tudo, tudo mesmo ficou do jeitinho que era, só teve uns e outros arranhões nas mãos! a única parte que ele bateu e bateu muito foi a cabeça!

    ResponderExcluir
  3. a cabeça dele foi a parte mais afetada, mas também não teve nenhuma hemorragia, só ficou muito enchada! o caso dele era grave e eu fiquei bem triste.. acredito muito que ele esteve do meu lado me dando forças, pq a última coisa que ele queria era que eu chorasse..como estou esperando o nosso tesouro, o nosso príncipe.. ele me confortou esses dias do seu acidente e ficou na UTI internado até quarta-feira! passou três dias lutando pela vida dele.. eu não fui vê ele no hospítal, pq era pra macapá e eu moro no pará, até chegar lá de avião e eu no 8 mês de gestação.. não deixaram eu ir.. pq poderia me dar alguma coisa no voo e podia fazer mal pro bebê!
    meu amor, lutou sempre! e acredito que foi ele que me deu forças pra continuar nessa partida dele... na segunda-feira rezei bastante por ele... fiz promeças, supliquei pra que Deus não deixasse ele ir embora! na terça-feira ele estava melhor.. quando falavam do Rafael (nosso filho), o coração dele começava a bater mais forte, ele soava, reagia a mostrava um bom quadro... eu sei que ele queria voltar!
    na terça de madrugada eu consolei o meu filho, naquela noite eu pensei na possível partida do meu amor.. chorei bastante, rezei e depois voltei a dormir... em uma das minha vindas ao banheiro pra urinar.. quando volto pro meu quarto, a minha cama, que a gente dormia de solteiro bem apertadinhos, estava SÓ o cheiro dele.. um cheiro bem forte! até falei pro Rafael: - "olha filho o cheiro do seu pai"; mas como já estava crendo na melhora do meu amor, nem liguei muito... quando acordei depois, umas 4 hrs da manhã, outra vez pra urinar.. quase dando umas 5 hrs..o celular da minha vó toca.. quando eu vim atender a ligação o telefone para de tocar, qual quer pessoa ao vê essa ligação associaria que ninguém liga muito cedo pra casa dos outros pra dar uma boa notícia.. que algo de ruim podia estar acontecendo.. mas meu marido me deu forçar pra continuar nessa jornada e me fez voltar a dormir tranquila!
    não sou espírita, não entendo disso.. mas tenho certeza que nesse dia meu marido esteve ao meu lado, me dando forças.. que o perfume que senti na minha cama era dele sim, que era ele alí do meu lado se despedindo de mim e do nosso filho, mesmo contra a sua vontade... o meu amor não queria ir embora.. acho que agora, ele deve estar dormindo pra depois acordar.. pq se ele me visse assim, abalada, chorando.. e ele sem poder me tocar, me abraçar, me falar alguma coisa.. ele ia ficar muuuuuuuuito desisperado! o nosso filho vai nascer agora dia 09/04, no dia que ele se foi, foi o dia que eu fui no consutório do médico pra ele marcar minha cesária! na sexta, quando foi a última vez que a gente se falou eu disse que a minha consulta era na quarta e depois de lá que eu ia saber o dia que o nosso filho ia nascer.. pra ele comprar a passagem dele pra poder vim pro pará e ficar do meu lado na sala de cirurgia!
    as vezes fico pensando "pq você me abandonou amor?", se ele escutasse isso, nem que fosse de brincadeira ele ia ficar muuuuuuuuito triste em vida, imagine em morte, quando não se pode me confortar com uma palavra, abraço.. as vezes tbm falo "Meu Deus, pq fizeste isso comigo?"... eu tou tentando me confortar.. pensar que o meu marido vai me proteger e proteger o nosso bebê! pq a nossa história está muito resumida aqui nesse espaço e tenho certeza que se eu contasse ela pra algum espírita ele ia dizer que desde o início a nossa história foi coisa do destino mesmo.. Deus quiz desse jeito.. des de o dia que nos conhecemos!
    nossa história é linda, nosso amor é lindo e do fruto dele vai nascer o nosso anjinho.. RAFAEL.

    ResponderExcluir
  4. Perdi meu namorado sexta 25/01, ele adorava uma cachoeira sempre me chamava pra ir lá mas eu sempre adiava, acontecia algo q não me permitia ir então quando foi dia 25 eu fui com ele um casal amigo dele, ele estava feliz estava com uma alegria enorme pq estava no lugar que ele adorava e com a pessoa que ele amava. pouco minutos antes de irmos embora ele sentou ao meu lado olhou no meus olhos e disse: enfim você aqui comigo, Te amo e me beijou. quando foi umas 16:30 pra 17:00 chamei ele pra irmos embora e ele disse: vamos. ai deu o ultimo mergulho e começou se afogar com o amigo, mas nós pesávamos que era brincadeira pois ele sempre gostou de brincar. ai ele demorou muito debaixo da água eu comecei a acreditar que tudo aquilo era real. neste dia perdi meu grande e primeiro amor, não consigo aceitar que isso é verdade, não atendo o pq se ele tava tão bem aqui na terra. Pq Deus não deixou ele aqui?

    ResponderExcluir
  5. Estou sofrendo muito Pedro meu marido a dose.dias foi tao derrepente que ainda s nao consigo acreditar no dis 21/08/13 ele chegou rates do trabalho entrou rapidinho e saiu para compra a massa do nosso bebe eh pedi que nao fosse pois ja era tarde mas for teimoso disse que iria e falou nao fecha a porta que vou ali e volto entao achei muita demora para quem foi ali na esquina peguei o cel .mas ele caiu no chao so ouvi alguem dizer um assidente Sao correndo desesperada e a 100m de casa la estava o amor wa minha vida desfalecido pedi para o samu ajuda ele como ele ta o samu me olhou e suede veio a obito to vendo aquela Cena e ainda nao acredito que ele se foi lot que deus o tirou de mim o sonho dele era ser pai temos um bebe de apenas 6meses ele foi o unico homem da minha vida ainda o espero volta todos is dias quando chego em casa fico na espectativa de encontralo me esperando nao sei como vai ser minha vida sem ele sei que temos um desouro que enosso filhinho mas gostaria que ele viece me buscar vivemos um para o outro ate que deus decidiu nao sei porque nos separar

    ResponderExcluir
  6. Meu amor se foi há um mes, ainda nao consigo acreditar. Dói tanto, queria tanto acordar e ser apenas um pesadelo, estavamos tao bem, tinhamos tantos planos para o futuro, machuca tanto de nao tê-lo mais todos os dias. Peço perdão a Deus por nao compreender a razão de ter perdido o meu amor, tao jovem, um futuro pela frente. Nunca me vi sem ele, agora estou eu aqui sozinha, a unica pessoa que tinha se foi.

    ResponderExcluir
  7. Hoje tem 23 dias que meu principe se foi, nunca vou entender o proposito de Deus em ter levado ele.. meu amor merecia uma segunda chance,se foi cm apenas 18 anos, tinha tanto pra viver, tinhamos planos, estavamos tão bem! Se ser egoista é querer ele aqui de volta, então sim! Eu sou uma grande egoista,preciso dele aqui comigo tudo o que eu mais queria era ele devolta, saber que ele não vai voltar é um tormento, dói demais!!!!

    ResponderExcluir
  8. Perdi meu namorado hoje de um infarto fuminante ta doendo muito sei que é egoismo meu querer ele de volta mais lendo o texto agora me acalento um pouco meu coracao pois ele agora descanso e quando ele volta vai ter uma vida melhor uma familia melhor ele era uma pessoa boa iluminada nao tinha quem nao amasse ele estou triste mais é a vida

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!