SONHOS - Perguntas e Respostas


Nossa Comunidade no Orkut tem recebido inúmeras mensagens de leitores do blog que questionam o significado dos sonhos, o poder da comunicação com entes queridos e a visão do Espiritismo sobre o tema. Respondemos a algumas indagações, mas o tema, por ser recorrente, deu origem a uma série de palestras do companheiro Ademir Munhoz e, neste espaço, ele dá respostas individuais às perguntas.
Conheça e participe de nosso fórum de debates,



Depois de muito tempo, essa semana sonhei com meu irmão..ele estava tão lindo, sorria muito. Quero muito acreditar que é um sinal de que está bem, que aceitou ajuda. Eu continuo orando por ele...um abraço.

Ademir Munhoz :
Silvana, Ele está bem sim, continue a orar, com alegria. Procure realizar suas orações de forma sistemática, em um período em que você esteja em casa, não esteja no trabalho e ou desenvolvendo alguma atividade. Deixe o tempo curar a saudade.Cultive lembranças boas dele, e mais, nunca faça questionamentos desta natureza "será que ele está bem", "O que estará fazendo". Tais questionamentos são verdadeiros chamamentos que levam inquietação ao companheiro em sua nova jornada, Ok?
Abraço Fraterno.


Por esses dias tive dois sonhos bem interessantes com minha mãe, que desencarnou há cinco meses.. Um dos sonhos eu estava num tipo de festa com um amigo, e de repente o telefone publico começa a tocar. Um amigo atende e disse que é minha mãe. Conversamos um pouco, mas na hora que eu perguntava 'mãe onde você está?', ela não respondia.... O outro sonho foi um dia antes do meu aniversario, sonhei que ela estava fazendo um bolo para mim. Só que nesses sonhos que sempre tenho com ela, no sonho é como se ela estivesse viva, mas eu sei que tem algo de errado....

Ademir Munhoz :
Oi como vai? Às vezes o nosso inconsciente, onde estão vivenciadas todas as nossa experiências e relações de vida, em razão da saudade ou de um sentimento maior, recompõem fragmentos de memória de fatos vivenciados, de lembranças vividas. Pode ser um simples sonho, porém é também a maneira e o modo pelo qual a espiritualidade pode pinçar de seu inconsciente fragmentos de memória necessários a transmitir a você, uma mensagem relativa a sua mãe, dando-lhe um alô, como assim dizer, mandando notícias. Tenho dito várias vezes e repito a você, deixe o tempo curar a saudade. Cultive lembranças boas dela, e mais, nunca faça questionamentos desta natureza "será que ele está bem", "O que estará fazendo", "onde você está". Tais questionamentos são verdadeiros chamamentos que levam inquietação a companheira em sua nova jornada, Ok?

Faça orações por ela de forma sistemática, em um período em que você esteja em casa, não esteja no trabalho e ou desenvolvendo alguma atividade.
Abraço Fraterno.

Venho sonhando com minha mãe, nos sonhos ela não falava nada, mas eu me sentia tão bem por ela estar ali... agora sonhei com ela e ao ouvir sua voz senti uma tristeza muito grande. No sonho eu disse a ela que ali não era mais o lugar dela, meu pai dizia que ela estava sempre ali e não ia embora, mas eu não conseguia olhar pra ela por medo do que poderia ver. Ela me deu um beijo no rosto e me disse para não ter medo de ver, porque o espírito dela não era feio, o corpo dela sim que estava feio, mas o corpo era só o corpo. Fiquei muito angustiada.... Foi um sonho ou realmente falei com ela? Sempre vi vultos e ouvi vozes que não eram claros acho que por medo meu... o q vocês acham?

Por que será que a cada dia que passa fica mais difícil?Parece que a dor fica mais forte.... o que fazer para suportar essa dor? Se para nós que ficamos é difícil, e pra ela que se foi deve ser muito mais difícil, pois ela perdeu todos ao mesmo tempo! Como superar?


Ademir Munhoz:
Olá, como vai? Sim, você falou com ela, mas não deve ser motivo de preocupação.
Lembro a você que enquanto encarnada(sua mãe), todas as noites vocês se falavam. Quando repousamos, em estado de sono, nossa alma se emancipa e vivenciamos o mundo espiritual, todas as noites. Aconteça o que acontecer, é preciso que você mantenha a calma e que de forma objetiva ore por ela, sem atraí-la, com questionamentos tais como, "será que ela está bem?", "onde estará?", "estará sentido saudades?" Tais questionamentos são verdadeiros chamamentos que levam inquietação a companheira em sua nova jornada, Ok?

Faça orações por ela de forma sistemática, em um período em que você esteja em casa, não esteja no trabalho e ou desenvolvendo alguma atividade. Abraço Fraterno.


QUERO

Oi Drim. Estou passando por um momento parecido. Perdi minha querida mãe há quase cinco meses. Minha mãe se foi num assalto, uma injustiça! Nunca pensei que ia passa nisso na minha vida, foi uma coisa muito estranha que passei. Três horas antes estávamos juntos e felizes, mas, num piscar de olhos, ela se foi sem se despedir. Estou voltando ao normal com as minhas atividades agora. Nos primeiros três meses foi muito difícil encarar a vida. Todos os dias, quando acordava, não tinha vontade de sair da cama. Era difícil de acreditar, queria dormir para sempre. Mas com o tempo essa dor foi se amenizando. Graças à união com a família e essa dor foi se amenizando... Minha cabeça foi voltando ao lugar e sempre tinha um conforto de saber que ela está num lugar melhor e de olho em nós. Eu sempre tenho sonho com ela, nos sonhos ela está como sempre esteve aqui na terra, feliz e alegra, só que não fala muito, e nesses sonhos eu sei que ela morreu e eu choro muito dentro do sonhos.... Todos os dias penso nela nos bons momentos que passamos e todos os dias faço uma prece positiva pra ela.. Também criei um hábito de conversar com ela... As vezes podem pensar que eu sou loco, mas sempre gosto de falar com ela. Digo, por exemplo : 'Oi mãe como está aí? Espero que esteja tudo de bom, por aqui estamos na luta ainda, sua falta é grande.... Beijão mãe, até mais tarde”. Sei que um dia vamos estar reunidos novamente!

Ademir Munhoz :
Olá como vai? Realmente é difícil superar esses momentos de angústia e tristeza. Mas gostaria de lhe dizer e até mesmo sugerir, que você não deve chorar quando a encontra em sonho. Veja bem, após o sonho, algumas horas depois, acabamos por acordar, e deixamos a vida nos levar com as nossa atribulações diárias e nossas atividades. Acabamos por esquecer do sonho vivenciado. Mas esse espírito não. Ela está consciente que você sofre quando a vê, que você fica triste e isso lhe faz mal.

Consequentemente ela não consegue desenvolver a atividade que lhe é incumbida e talvez nem consiga deixar o ambiente familiar, o que lhe acarreta dificuldades enormes no plano espiritual.
Aconteça o que acontecer, é preciso que você mantenha a calma e que de forma objetiva ore por ela, e se encontrar de novo em sonho com ela, diga-lhe que a ama, e que ela deve seguir a sua jornada, e que você vai conseguir superar essa tristeza. Ok?
Faça orações por ela de forma sistemática, em um período em que você esteja em casa, não esteja no trabalho e ou desenvolvendo alguma atividade.
Abraço Fraterno.


TININHA

Olá. Sonho muito com meu irmão já falecido. Recentemente, no sonho, ele não tinha morrido. Apenas se apresenta machucado. Por quê será que sonho tanto com ele ? Sempre faço muitas orações para ele. Me ajudem, por favor. Beijos. Tininha

Ademir Munhoz :
Olá Tininha, tudo bem? Quando partimos para espiritualidade, conservamos as ligações de afeto e ternura com as pessoas queridas. A morte orgânica não nos separa, continuamos vivos espiritualmente. Quando sonhar novamente com ele, diga-lhe que ele vai ser socorrido espiritualmente, e mais quando orar, o faça de forma objetiva, pedindo ao Pai Celestial, que o encaminhe par um hospital na espiritualidade. Recomendo que você faça orações por ele de forma sistemática, em um período em que você esteja em casa, não esteja no trabalho e ou desenvolvendo alguma atividade.
Abraço Fraterno


DRIM (LUTO)

Dia 2 agosto de 2007 . Ontem a noite eu estava muito deprimida,chorei muito (hoje esta fazendo dois meses que minha mãezinha partiu)... Ai ela veio aos meus sonhos falar comigo, me acalmar... Disse que o pior pra ela foi estar diante de nós e que ninguém a via, que ela falava e que ninguém a escutava.... Também disse que ela recebia todos os beijos que nós dávamos a ela (em fotos,ou mesmo jogando ao ar) e que todos os abraços que eu mentalizava estar dando nela ela recebia.... Isso me fez tanto bem.... Como é bom quando ela vem me visitar nos sonhos. Sei que é dessa forma que ela arrumou de se comunicar comigo... Matei a saudade que estava me sufocando.... E hoje acordei bem melhor!

Ademir Munhoz :
Olá Drim, como vai? Que bom que ela esteja consciente. Isso vai lhe ajudar muito a se estabilizar na vida espiritual. Da nossa parte devemos lembra sempre que o pensamento é a nossa forma de comunicação com os espíritos, razão pela qual devemos tomar muito cuidado com os pensamentos que emitimos em relação a aqueles que partiram. Quando mentaliza - lá, o faça com lembranças boas, alegres, nunca usando expressões como " a que pena que ela não está aqui" "ai que saudade", mas sim , ela está bem, ela está em paz e isso é o que importa. Como já lhe disse antes, sugiro que você faça orações por ela de forma sistemática, em um período em que você esteja em casa, não esteja no trabalho e ou desenvolvendo alguma atividade.
Abraço Fraterno.


CLÁUDIA

Perdi minha mãe e um terrível acidente que lhe ceifou a vida. A principio, o rapaz disse que havia sido uma bicicleta eu não acreditei. Hoje, depois de um anos soube que foi uma moto que a atingiu. Ela só tinha 58 anos. Hoje, estou ainda triste, mas conformada por saber que Deus quis o melhor e ela terminou sua missão. Só que alguem nos meus sonhos dizia que não era de bicicleta, porque ainda teimo sobre a verdade??? Alguém tentando me dizer???


Ademir Munhoz :
Olá Cláudia, como vai? A nossa memória inconsciente guarda fragmentos de ocorrências vivenciadas por nós. Podemos quando dormimos, vivenciar novamente essas memórias, como também podemos vivenciar fatos relacionados com eventos em que estejamos fortemente envolvidos, e que foram vivenciados por outras pessoas. A nossa mente, quando dormimos expande-se do consciente para a consciência do espírito e passa vivenciar uma nova realidade,ampla, total sem cortinas e ou meia verdades. Em tese, desde o dia do acidente o seu espírito tem conhecimento da forma como ocorreu o acidente, (com uma moto) e em sono essa informação passa para o inconsciente. Ao acordarmos fragmentos dessa memória, ou parte dessa informação ainda que momentaneamente, vem a tona, e aí você revive a informação de que foi uma moto e não uma bicicleta. De qualquer forma, recomenda-se que você ora pela sua mãe, esquecendo-se desses questionamentos de como ocorreu, mesmo porque isso poderia estar afetando-a com a triste lembrança do ocorrido.

Sugiro ainda, que você faça orações por ela de forma sistemática, em um período em que você esteja em casa, não esteja no trabalho e ou desenvolvendo alguma atividade.
Abraço Fraterno.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olá tenho muita curiosidade para saber de mimnha mãezinha,que já desencarnou á vinte cinco anos, por dias tenho uma vontade louca de abraçar e ter ela perto de mim,mas não costumo ter sonhos,sempre tive esta vontade de encontrala pois eu tinha 12 anos anos quando a doença levou ela.Tenho possibilidade de ter um contato com ela,nesta vida?
    Sinto e peciso que ela me diga algo.Por favor me ajudem a tentar resolver isso comigo.Tenho lido alguns livros espiritas tenho procurado conhecer melhor a doutrina,mas sintoesta necessidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávia,

    Se preferir podemos te responder individualmente, por e-mail. Escreva para nosso endereço :
    partidaechegada@uol.com.br

    Um abraço. Marcos

    ResponderExcluir
  3. olá td bem??
    perdi 3 pessoas queridas em minha vida e já sonhei com as 3
    meu amigo jean carlos baumgartner...que eu estava perdida em uma rua e ele veio concersar comigo e me levou em casa e depois disse...agora ja te trouxe agora ja vou indo e se foi...com meu amigo kaue arnoldo fischer,ja sonhei varios vezes uma delas ele estava em minha rua e veio me abraçar.ele contava algumas coisas mas eu nao conseguia escutar...outra vez ele estava junto com o jean e eles entravam numa firma e eu ficava de fora dando tchau a eles....e com minha vó que se foi a pouco tempo...ela sempre entra na minha casa como costumava entrar ...disse que está bem...sinto saudades deles...se fosse possivel tbm gostaria de receber noticias...agradeço a atenção...fique com Deus ( ivy.k3@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. olá, desde muito jovem tenho dificuldade em pensar em ter filhos, mas sempre gostei mto de bichos, gatos em particular. agora estou com 32 anos e continuo sentindo medo em ser mae, e toda vez que sonho que estou grávida ou que já estou com a criança no colo, esta se transforma em um gato. Como posso interpretar isso? tenho estado preocupada.
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Bom meu sonho foi o seguinte, sonhei que contei que estava gravida para minha familia, mais foi dentro de uma escola, na qual as porfessoras sempre me ajudavam, me davam forças.
    E tinha uma amiga tbm que estava, mais nao sei quem é a menina, foi amiga de sonho; Digamos assim...
    Eu me sentia meia insegura, mais feliz, sempre colocava a mao na barriga, meus amigos também. Mais no sonho me sentia muito sozinha, muitas amizades nao me deram forças!
    E também sempre levava uns tombos, fui a praia com o pessoa e caia na agua mais sempre eu segurando minha barriga, com medo de perder o bebe!
    O mais estranho foi que eu nunca sabia quantos meses eu estava. Eu perguntava a um amigo, até uma hora que ele disse que eu estava com 6 ou 9 mêses nao lembro foi algo assim, e eu fiquei assustada com medo de chegar logo e sentir dor.
    Depois acordei =/

    Estava dando uma pesquisada e vi que significa noticias boas... Sendo que amanha meu "namorado" vai me dar uma notícia boa, ele n quis dizer mais disse q é entre eu e ele. N namoramos nos gostamos muito, pois eu moro em outro país moro na espanha e ele no brasil. entao acho que ele vai me pedir algo amanha! Será que meu sonho diz alguma coisa? me ajude, estarei esperando a resposta.

    meu email : giulia.shimidth@hotmail.com

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. perdi meu pai a 28 dias,foi assassinado na frente dos meus irmão e mãe mais eu não estava lá,nem pude ir ao interro ,pois moro nos Estados Unidos,ainda não tenho documento,estava sem vê-lo por 15 anos,sinto um peso nas costas,chego apensar q ele esta do meu lado,e sempre pergunto será q ele sentiu dor,e sinto que ele tem algo pra mim dizer,como faço para falar com ele? me ajude,a dor é mt grande e insuportavel.Estarei esperando resposta.
    Meu e-mail: novais_6@msn.com

    ResponderExcluir
  7. Esta noite sonhei com Chico Xavier, que ele me benzia eu e meu filho de cinco anos, ele me disse que eu tinha mediunidade, mas como no sonho ele morava em uma praia, eu disse que ficaria muito longe para que eu fosse lá todos os dias, achei muito estranho , pois não sou espírita praticante embora acredite muito, quando entrei na internet e vi sua foto chorei, sem qualquer motivo, quero saber muito o porque isso aconteceu, pois eu o conheço apenas por reportagens, aguardo alguma resposta,o mais berve possivel meu e mail criszanoncini@hotmail.com, obrigada

    ResponderExcluir
  8. ola o meu sonho foi que eu tinha uma namorada ficticia e começei a namorar um outra menina depois de um tempo ela contaram que eu tinha uma namorada e dai ela desapareceu

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!