A HISTÓRIA DA LETRA : LENDA E REALIDADE

Esta canção, de autoria de Edson Trindade (1973) e sucesso na voz de Tim Maia, pode ser vista com outros olhos. Primeiro confira a letra :

"Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar

Você marcou a minha vida
Viveu morreu na minha historia
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate

E eu gostava tanto de você
Gostava tanto de você

Eu corro e fujo destas sombras
Em sonhos vejo esse passado
E na parede do meu quarto
Ainda esta o seu retrato
Não quero ver para não lembrar
Pensei até em me mudar

Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você
E eu gostava tanto de você
Gostava tanto de você..."


Ao contrário do que insinua o texto, pode não se tratar de mais uma história de um homem abandonado pela mulher que amava. Circula pela internet a informação de que o autor queria homenagear a filha, falecida. Todavia, não há informação concreta de que o compositor Edson Trindade, falecido em 05/02/1993, tivesse perdido alguma filha, ao contrário de Tim Maia (Sebastião Rodrigues Maia), que perdeu uma filha quando esta tinha 15 anos, num acidente de carro.

Embora só viesse a ser gravada em 1973, no LP "Tim Maia", “Gostava Tanto de Você” é do final dos anos 50. A música fez muito sucesso já naquele ano. O compositor Edson Trindade era amigo de Tim Maia desde 1957 quando participaram juntos do conjunto de rock "Os sputnicks" e, em 1958, do conjunto "The snakes", junto com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Arlênio Gomes.
Logo, a história de que a letra da música homenageia a filha falecida do autor pode ser mais uma das muitas lendas que circulam na rede de computadores. A única hipótese possível é de que Trindade, que figura como único autor, tenha composto letra e música especialmente para homenagear a filha do amigo cantor. O texto aqui vale apenas como referência e homenagem, já que é lançado este mês, pela Editora Objetiva, a biografia do músico ("Vale Tudo - O som e a fúria de Tim Maia", de Nelson Motta). Veja vídeo da entrevista com o jornalista e produtor musical.

(A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jaime Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Já eu li em um artigo (pena que não me lembro o qual pois já faz muito tempo) que essa letra teria sido uma carta que Tim Maia, encontrou em uma lápide de um cemitério. A estória seria a seguinte. Tim, teria ido ao cemitério onde está sepultada sua filha, lá encontrou um rapaz que chorava, ajoelhado e lendo uma carta em frente a uma lápide. Pouco tempo depois esse rapaz foi embora, deixando a carta, Tim foi ver de quem seria essa lápide, mas não encontrou nada que pudesse identificar quem estaria enterrado naquele túmulo. A tal carta não estava identificada, assim Tim a gravou esperando que quem a escrevesse viesse exigir os direitos autorais, mas ninguém a reclamou.
    É claro que isso pode ser somente uma simples lenda, pois não devemos acreditar em tudo que lemos, mas até então, era essa a única versão que eu sabia dessa letra...

    ResponderExcluir
  2. O que importa é que a letra é maravilhosa feliz de quem a compos,seja la quem foi Deus que abençoe,ele sabe quem foi,parabéns para o compositor.............

    ResponderExcluir
  3. Esta história é mentirosa.
    Na verdade quem perdeu uma filha com 15 anos foi tim maia, não Edson trindade.

    E esta música nada tem a ver com a filha de tim maia, fala de um amor perdido por edson trindade ainda na decada de 50, quando ele nem era casado ainda.

    By: carlosband

    ResponderExcluir
  4. Meu Nome Erick Batista Trindade e sou neto dele eu nasci depois de quatro meses que avia Falecido essa Musica foi feita Para Mãe do meu Eduardo lemos trindade . Mari lucia.

    ResponderExcluir
  5. Só uma correção: Roberto Carlos, em tempo algum
    fez parte de The Snakes. Fez, sim, parte de The Sputnicks (que não gravou disco). A 1ª formação dos Snakes (1960 - 1962) era ERASMO CARLOS/JOSÉ ROBERTO 'China'/ARLÊNIO LÍVIO/EDSON TRINDADE. A 2ª Formação (1966 - 1967) era SEBASTIÃO (futuro TIM MAIA)/JOSÉ ROBERTO China/ARLÊNIO LÍVIO/ EDSON TRINDADE. A 3ª Formação (1968), com os que sobraram: José Roberto 'China', Arlênio e Trindade. É isso aí.

    ResponderExcluir
  6. PARA SER VERDADEIRA A HISTÓRIA QUE A FILHA DE TIM MAIA MORREU AOS 15 ANOS, TIM MAIA TERIA QUE SER PAI AOS 15 ANOS DE IDADE! A MÚSICA FOI ESCRITA POR EDSON TRINDADE EM 1973, LOGO A FILHA DE TIM MAIA TERIA QUE TER NACIDO NO ANO DE 1958, SENDO QUE TIM MAIA NASCEU EM 28/07/1943!

    ResponderExcluir
  7. Tim maia nasceu em 42 e a letra da música foi composta por Edson Trindade no final dos anos 50 (no máximo em 59 onde Tim teria apenas 17 anos). Mas Tim casou-se pela primeira vez justamente aos 17 anos assumindo o filho de sua então esposa (Léo Maia) e tendo outro com ela nos anos seguintes (Carmelo), ambos sendo homens. Ao que me consta Tim Maia só teve esses dois filhos mesmo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!