PRECE PARA QUEM ACABA DE MORRER

Diante da perda de um ente querido ou mesmo de um estranho, devemos nos valer da prece, além do sentimento de paz e fé, para buscar auxiliá-lo. Como ensina Kardec, a oração não servirá como um "testemunho de simpatia", mas, e principalmente, terá efeito de auxiliar-lhe o desprendimento e "abreviar-lhes a perturbação que sempre se segue à separação, tornando-lhes mais calmo o despertar". Portanto, como dito, a eficácia está na sinceridade do pensamento e não na quantidade das palavras. Importa tocar o coração e não falar à intelectualidade.

Mesmo por isto, a oração que trazemos é um mero exemplo, pois é preciso falar com o sentimento e, para tanto, na maior parte das vezes, sequer precisamos de palavras.


Prece para quem acaba de morrer

Onipotente Deus, que a tua misericórdia se derrame sobre a alma de N..., a quem acabaste de chamar da Terra. Possam ser-lhe contadas as provas que aqui sofreu, bem como ter suavizadas e encurtadas as penas que ainda haja de suportar na Espiritualidade!


Bons Espíritos que o viestes receber e tu, particularmente, seu anjo guardião, ajudai-o a despojar-se da matéria; dai-lhe luz e a consciência de si mesmo, a fim de que saia presto da perturbação inerente à passagem da vida corpórea para a vida espiritual. Inspirai-lhe o arrependimento das faltas que haja cometido e o desejo de obter permissão para as reparar, a fim de acelerar o seu avanço rumo à vida eterna bem-aventurada. N..., acabas de entrar no mundo dos Espíritos e, no entanto, presente aqui te achas entre nós; tu nos vês e ouves, por isso que de menos do que havia, entre ti e nós, só há o corpo perecível que vens de abandonar e que em breve estará reduzido a pó.

Despiste o envoltório grosseiro, sujeito a vicissitudes e à morte, e conservaste apenas o envoltório etéreo, imperecível e inacessível aos sofrimentos. Já não vives pelo corpo; vives da vida dos Espíritos, vida essa isenta das misérias que afligem a Humanidade. Já não tens diante de ti o véu que às nossas vistas oculta os esplendores da vida no Além. Podes, doravante, contemplar novas maravilhas, ao passo que nós ainda continuamos mergulhados em trevas.

Vais, em plena liberdade, percorrer o espaço e visitar os mundos, enquanto nós rastejaremos penosamente na Terra, à qual se conserva preso o nosso corpo material, semelhante, para nós, a pesado fardo.

Diante de ti, vai desenrolar-se o panorama do Infinito e, em face de tanta grandeza, compreenderás a vacuidade dos nossos desejos terrestres, das nossas ambições mundanas e dos gozos fúteis com que os homens tanto se deleitam.

A morte, para os homens, mais não é do que uma separação material de alguns instantes. Do exílio onde ainda nos retém a vontade de Deus, bem assim os deveres que nos correm neste mundo, acompanhar-te-emos pelo pensamento, até que nos seja permitido juntar-nos a ti, como tu te reuniste aos que te precederam. Não podemos ir onde te achas, mas tu podes vir ter conosco. Vem, pois, aos que te amam e que tu amaste; ampara-os nas provas da vida; vela pelos que te são caros; protege-os, como puderes; suaviza-lhes os pesares, fazendo-lhes perceber, pelo pensamento, que és mais ditoso agora e dando-lhes a consoladora certeza de que um dia estareis todos reunidos num mundo melhor.

Nesse, onde te encontras, devem extinguir-se todos os ressentimentos. Que a eles, daqui em diante, sejas inacessível, a bem da tua felicidade futura! Perdoa, portanto, aos que hajam incorrido em falta para contigo, como eles te perdoam as que tenhas cometido para com eles.

"O Evangelho Segundo o Espiritismo" (Coletânea de Preces - Itens 59 e 60)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Meu padrinho Godoy acabou de partir, estou pensando nele e peco orações para que ele se liberte e se sinta bem o mais rápido possível. Sei que a oracao através da imagem dele que esta em meu pensamento vai chegar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. rogo aos espiritos bons que acolha nossa companheira MARIA ESTER,NA SUA LIBERTAÇÃO.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  3. Q meu querido pai se encontre rodeado dos bons espiritos, na paz da vida eterna,no mundo dos espiritos. Q ele encintre o descanso tao merecido,e q Deus na sua infinita bondade e misericordia lhe de o perdao e o entendimento q sua missao foi cumprida. Peço o msm para dona maria onofre q acabou de deixar esse mundo de tanto sofrimento. Assim seja.

    ResponderExcluir
  4. Peço a ajuda de todos que rezem em favor do meu grande amigo Mirko Gabriel de Blasiis que acaba de partir.
    Que os espiritos de luz possam auxilia-lo na libertaçao das dores do corpo e da agonia que sofria em sua vida. e deixe nas maos de Deus o poder de equilibrar as injustiças cometidas a voce em vida.Amem

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!