SUICÍDIO : O PONTO DE PARTIDA É A SOLIDÃO


A dúvida - “Não sei o que leva uma pessoa a fazer isso” – está presente muitas vezes no documentário "A Ponte" -- veja na mensagem "Por quê as pessoas se suicidam?". Se já é difícil aceitar a nossa própria morte que, sabe-se lá quando vem, imagine aceitar a do outro que se desfaz da vida como alguém que joga uma casca de banana no lixo. Certamente, muitos motivos levam uma pessoa a cometer suicídio. Para o psiquiatra Roberto Shinyashiki, existem dois tipos de suicidas em potencial: “Um é o depressivo, que tem falta de enzimas cerebrais e portanto realmente precisa tomar remédio. O outro é o que está passando por uma crise existencial profunda e ele, na verdade, não tem coragem de destruir o mundo que criou e destrói a si próprio”.

O CVV recebe entre 80 e 100 ligações por dia

Para entender melhor esse processo, procuramos Carlos M., voluntário há 10 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV). “Nesses anos, atendi milhares de telefonemas de pessoas desesperadas porque perderam o emprego, descobriram uma gravidez indesejada, foram avisados de uma doença terminal, perderam o emprego, se separaram da pessoa amada... Mas acredito que todas elas tenham um ponto de partida em comum: a solidão", relatou Carlos.

"Nosso foco no CVV é o que o ser humano, do outro lado da linha, está sentindo, não a história em si. Estamos presentes no momento agudo, sem julgamentos”. O CVV não dá conselhos. Apenas pergunta para a pessoa como ela está se sentindo naquela momento. “Essa pergunta mexe na veia e ajuda. Queremos que a pessoa tenha uma visão de si mesma e perceba sua capacidade de aguentar as pressões. Todo mundo é capaz de superar a crise, de se acalmar e refletir”. completa Carlos. Segundo ele, a data em que as pessoas mais procuram o CVV é no Dia dos Namorados.´

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Fiquei triste com o suicidia da atriz: Leila Lopes acho que ela só fez aquilo por falte de um amigo peto que não fosse evangelico, e falasse a ela a verdade ajudando-a a ver a verdade diria a ela: - Você que fazer isto pode fazer mas você vai para o Vale dos Suicidas ,vai ficar longe dos seus amigos que já se foram e se tinha um problema(desfio) vai ganhar 2. obrigada. Cândida petrolina.

    ResponderExcluir
  2. Enfim achei um site que fala exatamente o que estou sentindo. Uma depressão que está acabando comigo!!!Nunca senti tanta trsteza!Porque perdi a vontade de viver, não acho nenhuma graça na vida e com isso acho q não vale a pena viver. Sou casada , tenho parentes,estou morando um pouco longe da minha mãe e irmãos, mas só eu é que sinto saudades e vou vê-los,porque eles nunca vem na minha casa.
    Meu marido não conversa comigo,quando vou tentar contar alguma coisa ele logo muda de assunto e fica vidrado na tv.Não tem sentido.
    Gostaria de saber se tem tratamentos de intrnação para deprimidos,porque se eu não achar nenhuma solução vou antecipar o inevitável.Obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
  3. eu tambem nao vejo sentido na minha vida mais ainda nao tive a coragem de cometer suicidio quem sabe um dia faço isso.Nao tenho o porque viver mais se quem eu amo nunca mim quiz entao a vida nao tem mais graça obrigado por ouvir

    ResponderExcluir
  4. a minha vida foi sempre de fracasso e dor sempre pocurei ser forte busco jesus porem as minhas forças estao fraquejando me sinto num abismo sou viuva e hoje sinto me longe dos meus dois filho tenho medo de fazer o que me martela o cerebro sei que nao devo nao quero deixar este exemplo para MEUS FILHOS QUE AMO DEMAIS MAS AS VEZES ME SINTO FRACA DEMAIS EM SILENCIO

    ResponderExcluir
  5. O suicidio não vai trazer paz... se hoje vc sofre imagina o que está por vir se cometeres Suicidio...é uma dor e angustia sem fim. Vc tbm não terá nenhuma honra ou muito mesmo será tido como heroi, mas sim como derrotado e péssimo exemplo. Mas eu sei a solução (única) para a tua dor e angústia... falo por experiência própria...tbm tive depressão, não sentia prazer em viver, porém nunca pensei em suicidio. E na minha angústia clamei ao Senhor Jesus e ele transformou meu pranto em alegria e no lugar da vergonha e fracasso me colocou em lugar de honra. Deus quer te fazer feliz,mas só fará se vc quiser, pedir e deixar que Ele faça.

    FALE AGORA COM ELE E DIGA DE CORAÇÃO O QUE VC ESTÁ SENTINDO, PEÇA PRA QUE ELE RENOVE SUAS FORÇAS E TE FAÇA ENTENDER QUAL O SENTIDO DE VIVER.

    ELE TE AMA E ESPERA POR VC!

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe nem estava morta e meu irmão colocou uma mulher, que disse ser sua namorada, em casa. Ela nunca trabalhou e é bissexual. Tennho um câncer de pele grave e isso por si já é muito difícil. Minha vida é um inferno. Namorados não arrumo. Só homens para casos. Queria um namorado para me fazer companhia. Já tentei o suicídio umas três ou quatro vezes. Numa delas, Rachei toda a cabeça e parte da testa, pois tomei overdose de soníferos e levantei tonta da cama, caindo. Há um mês levantei surda. Agora estou começando a ouvir depois de tomar antidepressivo. Vou morar sozinha. Já encaminhei os papéis para comprar uma casa, mas a ideia da solidão com uma depressão dessas me assusta. Tenho certeza que não aguentarei e serei bem sucedida me outra tentativa de suicídio.Passei a vida toda cuidando de minha família, trabalhando e sustentando. Não casei em função disso. Agora, tenho opagamento: o desprezo, a ingratidão e o desamparo de meu ïrmão¨. Sem chance de viver assim. Não vou aguentar.

    ResponderExcluir
  7. Minha vida ë uma droga,pra comesa minha mae numca gostou dw min,quando eu era pequeno eu so apanhava dela,ela fala mal de mim pra todo mundo a minha vida na escola sempre foi ruim hoje eu tenho 17 anos e a minha vida comtinua orrivel e eu sei que nao vai melhorar.tudo da errado com amigos com garotas. Meu irmao nao me ajuda em nada. E eu nao sou ruim nem deus me entende eu pergunto todos os dias porque que ele me colocou no mundo??? Eu nao sou bonito ja fui humilhado tantas vezes por isso.as pessoas que sao bonitas humilhao tanto as pessoas que nao sao. Entao eu pergunto pra deus porque isso.se eu estivesse com uma arma ja teria me matado.essa mundo é muito injusto

    ResponderExcluir
  8. O quê eu mais odeio é que tem sempre um para dizer - ( Tem tanta gente com a vida pior que a sua ) Não acho quê a minha situação é a pior do mundo, mais também não é boa. Não é por quê eu sou o penúltimo colocado na tabela quê vou ficar feliz por não ser o último. Bando de Bonecos felizes com suas vidinhas perfeitas. Só me falta é a coragem. Mais adivinha? Nem isso eu tenho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!