PEÇA ESPÍRITA : E A VIDA CONTINUA...

Estará em cartaz até o dia 22 de fevereiro de 2009, no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, Rio de Janeiro, a da peça “E a Vida Continua...”. A produção é resultado da popularização da temática espírita nos palcos, responsável pela atração de cerca de 3,5 milhões de espectadores. A peça é baseada no livro homônimo psicografado por Chico Xavier e publicado pela editora da Federação Espírita Brasileira, que já vendeu mais de 600 mil exemplares. Segundo o ator e produtor Renato Prieto, o projeto de levar a dramaturgia até à teoria kardecista começou há cerca de 20 anos, quando ele recebeu de Augusto César Vanucci, na época um dos diretores da Rede Globo, uma proposta para desenvolver nos palcos uma adaptação das pesquisas desenvolvidas por Chico Xavier.

A idéia se consolidou com a montagem de “Além da Vida”, que ficou nos teatros brasileiros até janeiro do ano passado, e que rendeu mais adiante a peça “Allan Kardec: Um Olhar para a Eternidade” e “Lembranças de Outras Vidas”. “O êxito dos temas espíritas está na identificação da platéia com o que é mostrado em cena. Desde que comecei 'Além da Vida', noto que as pessoas se sensibilizam com determinadas situações como se fizessem parte de sua história. Isso não é proposital. Isso se dá pela universalidade das questões representadas no palco, como perda, família, fraternidade”, explica Prieto. “Estamos iniciando o novo milênio e o homem ainda procura respostas para o mistério da vida e da morte”.

“E a Vida Continua...” conta a história de Evelina Serpa e Ernesto Fantini, personagens que cultivam algo em comum: o fato de padecerem de doenças incuráveis e a consciência de que vão desencarnar, quase simultaneamente. Eles acabam se conhecendo na clínica onde fazem tratamento, e aproveitam para conversar sobre a possibilidade da existência de vida após a morte. Tempos depois, encontram-se num outro hospital e comentam sobre uma sucessão de fatos estranhos. Então vem o inesperado. Eles descobrem que não estão mais no plano terrestre, que estão mortos. “A trajetória dos personagens, tanto no livro de Chico Xavier quanto na adaptação de Cyrano Rosalém agora para o teatro é exemplo significativo das inúmeras responsabilidades que assumimos uns com os outros, vida após vida, encarnação após encarnação. Uma sucessão de reencontros nos dá a oportunidade de consertar velhos erros, evoluir moral e espiritualmente, porque a morte é apenas uma passagem, e a vida continua...”, argumenta Prieto.

A arte vem explorando a relação “vida e morte” com sucesso e repercussão. “Além da Vida”, de Chico Xavier, já está há 20 anos em cartaz; “Laços Eternos”, em exibição em São Paulo, há oito, além de 10 anos de “Lembranças de Outras Vidas” e dois de “O Cândido”. Mas fora dos palcos esta tendência já vinha crescendo, na televisão com a novela “A Viagem”, da Rede Globo, e no cinema, em filmes como “Ghost - Do Outro Lado da Vida”, “Além da Eternidade”, de Spielberg, e “Amor Além da Vida”, estrelado por Robin Willians. Mais recentemente, o espanhol Alejandro Amenábar lançou “Os Outros”, com Nicole Kidman, em exibição nos cinemas de Rio Preto, um dos roteiros mais inteligentes quanto à sua abordagem e posicionamento diante do espiritismo.

Serviço - Elenco: Renato Prieto, Cyrano Rosalém, Priscila Danny, Sylvia de Silva, Patrick Dadalto, Adriana Mattos, Luciano Cazz, Vania Veiga e Alexandre Wacker - Teatro Princesa Isabel – Av. Princesa Isabel, 186 – Copacabana - Rio de Janeiro - Sexta a domingo às 19:30 hs – TEL 2275-3346 - Ingressos: R$ 30,00 - Em cartaz até 22 / 02 / 2009

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Que bom saber que a peça vai ser exibida novamente. Já vi uma vez e adorei. Com certeza irei vê-la novamente.Pena que irá demorar um pouquinho..rss
    Mas vale a pena esperar!
    Obrigada por nos manter sempre a par das novidades.
    Um grande abraço e fique com Deus!
    Serena.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!