CONSOLO ÀQUELES QUE FICARAM

"Diversas pessoas que nos visitavam pela primeira vez haviam perdido entes queridos. Duas senhoras choravam intensamente solicitando algo que as consolasse após a desencarnação de filhos amados. Aberta a reunião, os estudos recaíram no item 21 do capítulo V de O Evangelho Segundo a Espiritismo, cuja leitura e interpretação foram brando consolo em auxílio de nós todos. Ao término das tarefas indicadas para a noite, o nosso Amigo Espiritual de sempre, por nosso intermédio escreveu a mensagem que lhe passo às mãos." Chico Xavier

Na Terra, quando perdemos a companhia de seres amados, ante a morte, sentimo-nos como se nos arrancassem o coração. Ânsia de rever sorrisos que se extinguiram, fome de escutar palavras que emudeceram. E muitas vezes tudo o que nos resta no mundo íntimo é um veio de lágrimas estanques, sem recursos de evasão, pelas fontes dos olhos.

Compreendemos, sim, neste outro lado da vida, o suplício dos que vagueiam entre as paredes do lar ou se imobilizam no espaço exíguo de um túmulo, indagando porquê....

Se a saudade, a distância e o vazio te atormentam o espírito, asserena-te e ora, como saibas e como possas, desejando a paz e a segurança dos entes inesquecíveis com os quais conviveu. Lembra aqueles que não mais te compartilham as experiências, mas não porque a pessoa desapareceu para sempre, e sim porque está ausente.

Os que rumaram para outros caminhos, além das fronteiras que marcam a desencarnação, também lutam e amam, sofrem e se renovam. Enfeita-lhes a memória com as melhores lembranças que consigas enfileirar e busca tranqüilizá-los com o teu amor. Se te deixas vencer pela angústia, ao recordar-lhes a imagem, sempre que se vejam em sintonia mental contigo, hei-los que suportam angústia maior, de vez que passam a carregar as aflições maiores que as tuas.

Chora, quando não possas evitar o pranto. No entanto, converte quanto possível as próprias lágrimas em bênçãos de trabalho e preces de esperança, porquanto Eles todos te ouvem o coração na Vida Superior, sequiosos de se reunirem contigo para o reencontro no trabalho do próprio aperfeiçoamento, à procura do amor sem adeus.

Do livro "Na Era do Espírito". Psicografia de Francisco C. Xavier e Herculano Pires. Espíritos Diversos

Postar um comentário

21 Comentários

  1. texto maravilhoso.. sempre passo por aqui a procura de consolo, isto tudo traz muita paz!!
    obrigada a todos pelas lindas mensagens.

    ResponderExcluir
  2. pra mim as coisas nao esta facil o que me consola sao as mensagens de esperança, agradeço a DEUS por existir essas lindas palavras de consolo......

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe que é minha vida e meu mundo me deixou e meu coração parece que vai explodir de tanta dor e sofrimento. As palavras consolam mas a dor permanece porque é a primeira vez na minha vida que me separei de minha mãezinha e não pela minha vontade ou da dela e sim pela vontade de Deus e a saudade está me consumindo, está doendo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor Deus te de paz. Pois muitos têm as mães do lado e não as valoriza. Fica com Deus.

      Excluir
    2. Meu amor Deus te de paz. Pois muitos têm as mães do lado e não as valoriza. Fica com Deus.

      Excluir
    3. Muita das vezes nossos ente queridos, nos momentos de aflição eles sempre estão conosco e quando se trata de mãe ou pai essa aproximação e mais forte,o qual não vemos, então nos momentos de saudades, pense nas coisas maravilhosas que conviveste com ela,passe a ela essa energia salutar de comunhão entre vocês duas, isso vai acalma-las e trazendo a paz espiritual para ambas.Também a minha já está em outras esferas espirituais, um grande abraço!!

      Excluir
    4. Faco minha suas palavras! Eu perdi minha vida,dia 27 de setembro deste ano. E a dor e insuportável. Nunca pensei na vida em sentir tanta tristeza e dor...

      Excluir
    5. Perdi minha mãe também faz dois anos. Sei como se sente. De fato é uma dor indescritível que só quem passa sabe realmente. Depois de um tempo aprendi que a morte física é simplesmente a morte física, ou seja aquele corpo que abrigava o espírito da pessoa amada chegou ao fim. No entanto a pessoa amada está mais viva do que nunca. Quando na Terra tenho certeza que a conexão entre você e sua mãe era a ponto de uma ler o pensamento da outra certo ❓ com minha mãe também era assim. Isso é um maravilhoso sinal de que o laço de amor que as une não depende do corpo físico. Isso é um contato do espírito de vocês já naquela época. Portanto pode estar certa de que quando pensares nela ela te ouvirá. Então expresse seu amor na forma mais sublime pelas palavras e pelas batidas de seu coração. Sentirás o sorriso e a correspondência desse amor. A cada conquista que alcançares nessa vida compartilhe com ela. Sua mãe vive. E anseia por sua felicidade por muito te amar. Então erga-se pois ela quer te ver bem. Muita paz pra você.

      Excluir
    6. Tbm perdi minha mãe,nunca me imaginei sem ela,cada dia que passa sofro mais,a dor é infinita,dói tanto que parece que ñ vou aguentar.

      Excluir
  4. Perdi meus DOIS filhos recentemente em um acidente de carro e até hoje busco uma resposta para esta perda tão grande.
    Sei que eles não eram nossos, são de Deus. Mas tinham ainda tanto para ensinar e tanto para aprender...
    Nesta situação trágica buscamos nos segurar em Deus, pois do contrário não suportaríamos.
    A família de minha mãe sempre foi de católicos praticantes. Já a família de meu pai de espíritas kardecistas.
    Estou casado a 25 anos e a família de minha esposa é batista. Acompanho ela na igreja e muito aprendi durante este tempo.
    Todos me ensinaram algo bom e, apesar de caminhos diversos, aprendi que as três nos levam a Deus.
    Ultimamente venho me aproximando mais do espiritismo, inclusive fazendo evangelho no lar. Mas dúvidas povoam minha mente em algumas questões, que ainda não li nada sobre elas.

    1 - SE OS ESPÍRITOS ESTÃO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO ATRAVÉS DAS CONSTANTES REENCARNAÇÕES, ERA DE SE ESPERAR QUE O MUNDO MELHORASSE COM O PASSAR DOS SÉCULOS. MAS O QUE CONSTATAMOS É QUE NOSSO PLANETA TERRA VEM SE DEGRADANDO CADA VEZ MAIS E OS VALORES HUMANOS (CRISTÃOS) VEM SENDO CADA VEZ MAIS SENDO ESQUECIDOS EM LUGAR DE UM EGOÍSMO E CONSUMISMO CADA VEZ MAIOR. COMO ENTENDER ESTA EVOLUÇÃO DOS ESPÍRITOS?

    2 - CASO A RESPOSTA SEJA QUE OS ESPÍRITOS EVOLUÍDOS VÃO PARA OUTRAS "TERRAS".... PORQUE ENTÃO CADA VEZ REENCARNAM MAIS ESPÍRITOS "NÃO EVOLUÍDOS" EM NOSSO PLANETA. HÁ 30 ANOS ATRÁS ERAM APENAS 3 BILHÕES, HOJE JÁ DOBROU ESTE NÚMERO. COM TODO O RESPEITO AO CRIADOR EU QUESTIONO SOBRE A NECESSIDADE DE SE GERAR TANTAS "ALMAS PERDIDAS". SENDO DEUS PERFEITO, PORQUE CRIAR TANTOS SERES IMPERFEITOS? COMO JÁ DISSE ALGUÉM: SERIA UMA DIVERSÃO DIVINA CRIAR TANTAS CRIATURAS PARA QUE, NA BASE DO EMPIRISMO, VERIFICAR QUANTAS VENCERIAM?

    Meu maior medo é perder minha fé na existência de Deus e na continuidade da vida, sem saber se meus filhos estão realmente bem. Apesar das imaturidades e das falhas de adolescentes cometidas, eram meninos de corações puros e virtuosos. Nunca os vi metidos em brigas ou confusão. Amados e admirados por todos os amigos e parentes. Cativavam a todos que os conheciam e nos davam a impressão que não pertenciam a este mundo louco em que vivemos.
    Pedrder a fé que tudo foi em vão e que nada valeu à pena é uma condenação à morte para mim.

    AJUDE-ME, POR FAVOR, A ENTENDER TUDO ISTO!

    Um forte abraço!

    CARLOS AUGUSTO FILHO
    Salvador, Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos, eu tbm perdi um filho de 11anos,e como foi difícil só que eu na época estava com a igreja evangélica que me ensinou muito a esperar a resposta de Deus , e é como Vc falou esse mundo está cada vez mais tenebroso, meu filho não queria mais viver com tudo isso,sempre pedia vida eterna em suas orações sei que Deus o ouviu,enquanto tantos tem que voltar e se modificar é por causa da misericórdia de Deus que dura para sempre, esse Deus sabe mesmo amar. E enquanto isso ele prepara o melhor para nós em seu reino.pode acreditar vai chegar o dia em que ele irá nos revelar todo o oculto de sua obra terrestre. Fica com Deus.

      Excluir
    2. A Terra está sim em evolução!Acontece que inda damos mais atenção ao que nos causa dor e sofrimento e deixamos de perceber e sentir as grandezas e maravilhas. Separar o lixo para reciclagem é evolução! Não pisar a grama por consciência é evolução! Conhecimentos de física Quântica é evolução!
      Infelizmente, a dor tb nos ajuda nesse processo de evolução. Uma vez li, e só depois de muitos anos consegui compreender a grandeza dessas palavras, "não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, mas seres espirituais vivendo uma experiência humana".
      Recomendo o filme As mães de Chico. Aprendi muito com ele, principalmente o valor da gratidão. Chico fala para uma mãe: Vc já agradeceu a sua babá? A mãe responde: Eu já a perdoei, mas pq teria que agradecer? Chico responde: O tempo de seu filho estava cumprido e ele deveria cair de seus braços, ela foi um instrumento que te poupou dessa dor.
      Recomendo tb a leitura do livro Violetas na Janela, do espírito Patrícia. Lindo, lindo. Uma narração fantástica da vida após o desencarne. Conta tb a influência dos que ficaram sobre aqueles que já se foram. Recomendo. Tem no Youtube ele em áudio.

      Que possamos todos vibrar no amor!

      Abraços,
      Meire

      Excluir
  5. Infelizmente as pessoas boas partem logo. Deus acabou com os dinossauros, foram extintos há milhoes de anos. Hoje em dia o próprio ser humano esta se auto destruindo. Vivemos num mundo de desgraça. Todos os dias morrem tantas pessoas, por coisas banais, e outras sem sentido. Enfim Deus arrebata aqueles que vao lhe servir, pessoas boas. Tenha fé, pois nesta Vida a qual vivemos nada é por acaso.

    ResponderExcluir
  6. Quando amamos alguen na vida
    E logo logo o perdemos
    A vida muda
    Eu lembro no ano quando perdi a minha maê:
    Tud mudo" mas tud esta em planoo de deus,;"
    pela poca fê quando tenho"
    Deus o promotor de tud.

    ResponderExcluir
  7. faz do meses que minha irmã foi mora com Deus, minha irmã era uma pessoa muito amiga de todos, pena que ele não gostava muito de mim, as vezes fico me perguntando por que ela não gostava de mim, não tivemos a chance de conversa e saber porque ela não gostava de mim.

    ResponderExcluir
  8. Minha sobrinha e afilhada de 18 anos sofreu um acidente em 01/10/2015 as 23:58...morri junto com ela...tenho procurado ler...entro em sites da doutrina espirita...mas não está sendo fácil...acho que vou enlouquecer...olhar para fotos,roupas,tudo tão presente e ela nao esta mais aqui...que sentimento mais torturante.!Olhar para minha irmã e para meu sobrinho e ver a dor e nada poder fazer...desespero e muita dor...

    ResponderExcluir
  9. Meu irmão já questionei muito Deus sobre exatamente a sua questão: Se Deus é perfeito por que não criou tudo perfeito sem sofrimento, né? Mas cheguei a conclusão de somos ainda crianças perante Deus pra entendermos tudo. Mas tb entendo hoje, que talvez Ele tenha nos criado simples e ignorantes pra aprendermos a caminhar com as próprias pernas, errando aqui e acertando ali, e então um dia seremos quase perfeitos.

    ResponderExcluir
  10. Perdi meu primeiro amor.vai fazer dois meses que ele se foi. Estou grávida de nove meses. Ele era tão feliz tão quero por todos e estava tão feliz que ia ser pai. Eu não entendo o porquê de tudo isso. Me dói tanto que as vezes parece que meu coração vai parar.. não imagino uma vida sem ele. Eram tantos planos juntos e agora com a vinda da nossa bebe tantas coisas pra aprendermos juntos. E É uma dor inexplicável que parece que só aumenta a cada dia. Toda dia que acordo de manhã ou de madruga sempre acho que vou ter ele na minha vida . Uma msg ou a certeza que ele está em casa dormindo e quando Caio em mim vejo que ele não esta aqui. É muito difícil de entender tudo isso

    ResponderExcluir
  11. Perdi meu primeiro amor.vai fazer dois meses que ele se foi. Estou grávida de nove meses. Ele era tão feliz tão quero por todos e estava tão feliz que ia ser pai. Eu não entendo o porquê de tudo isso. Me dói tanto que as vezes parece que meu coração vai parar.. não imagino uma vida sem ele. Eram tantos planos juntos e agora com a vinda da nossa bebe tantas coisas pra aprendermos juntos. E É uma dor inexplicável que parece que só aumenta a cada dia. Toda dia que acordo de manhã ou de madruga sempre acho que vou ter ele na minha vida . Uma msg ou a certeza que ele está em casa dormindo e quando Caio em mim vejo que ele não esta aqui. É muito difícil de entender tudo isso

    ResponderExcluir
  12. Faz um ano e quatro meses que perdi minha mãe... Saudade não me deixa. Eh muita saudade... Mergulho em trabalho, mas no final do dia sempre me pego chorando e lembrando das circunstâncias em que tudo aconteceu. Quero que mamãe fique bem... Mas preciso primeiro estar bem . Me ajudem.

    ResponderExcluir
  13. Perdi meu marido a uma semana, estou sem chão e muito triste

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!