SUICÍDIO : É CEGUEIRA ACHAR SUA DOR MAIOR

"Renascer no paraíso fora da Terra". Com esse ideal, os 39 membros da seita Heaven’s Gate (Portão do Paraíso) cometeram o maior suicídio coletivo da história dos Estados. Em 1978, na Guiana, o pastor americano Jim Jones induziu membros da sua igreja a tomarem juntos suco de abacaxi repleto de cianureto e mais de 900 pessoas morreram. Em março de l996, em Venâncio Aires, cidade gaúcha de 55 mil habitantes, ganhou notoriedade por um número assustador. A cidade foi a recordista mundial de suicídios. Em janeiro, na Estância Cerrito, a 65 km de Itaqui, no Rio Grande do Sul, Manoel Antônio Sarmanho Vargas, o último filho vivo do ex-presidente Getúlio Vargas, também resolveu pôr termo à vida exatamente como fez o pai, desferindo um tiro no próprio peito. No ano de l996, Margaux Hemingway, famosa atriz de Hollywood, neta do escritor americano Ernest Hemingway, suicidou-se em sua mansão nos mesmos moldes que o avô.

Pesquisas realizadas em Nova York por especialistas do jornal Washington Post revelaram que morrem no mundo 85 milhões de pessoas por ano, isto é: 7 milhões por mês, 240 mil por dia, 10 mil por hora ou, ainda, 165 por minuto e o índice de morte por suicídio e loucura, nesse contexto, era tão assustador. E são exatamente nos países ricos que o número de óbitos por suicídios é maior. A França enfrentou uma onda assustadora em fevereiro de 2008. Nesse país, o consumo de hipnóticos e tranquilizantes aumentou em mais de 200 % de uma década para cá. Atualmente se ingere por ano mais de 75 comprimidos de bezoadiazepina (sonorífero) por pessoa.

Sob o ponto de vista médico e considerada a doença do século XX, responsável por muitos suicídios, a depressão tem preocupado os especialistas. Os psiquiatras estimam que de cada grupo de 100 pessoas, 15 têm a probabilidade de desenvolver a depressão. Isso corresponde a aproximadamente 700 milhões de deprimidos na Terra. Sob a ótica sociológica, o escritor francês Albert Camus, no seu livro intitulado "O Mito de Sísifo", defende a tese de que só existe um problema filosófico realmente grave: o suicídio.

A questão 949 do Livro dos Espíritos esclarece quando afirma ser o suicídio resultado da ociosidade, da falta de fé, e geralmente da saciedade. Emmanuel ensina que o suicídio é como alguém que pula no escuro sobre um precipício de brasas. É pura cegueira acharmos que a nossa dor seja maior que a do próximo, há pessoas que sofrem situações muito mais cruéis que a nossa. Adiar dívida significa reencontrá-la mais tarde com juros somados com cobrança sem moratória.

Jorge Hessen
A partir de artigo do
Diário da Manhã. Leia texto integral

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.Amanhã faz 1 mes que meu amado irmão partiu...sinto muita saudade dele...tenho a certeza de que ele está bem...mas o buraco que fica dentro da gente é gigantesco. Procuro lidar com isso da melhor maneira possível...rezando...fazendo preçes...pedindo a Deus a força para continuar a viagem...e ele tem me atendido.Obrigada Senhor!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. sou KArim, moro em curiitba, sou psicologa e trabalho com luto. NA minha historia tenho uma perda muito significativa da minha irma há 22 anos atras. Ela tinha 18 anos e teve cancer. E a primeira vez que tenho vontade de saber dela e "coincidentemente" descobri este site...
    quem sabe ne??
    beijo a todos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito emocionada e agradecida com a sua mensagem de consolação, embora enseje a pura verdade, a cruel verdade da separação, não me é possível controlar-me, e eu choro, choro e choro sem parar, esperando que alguem me escute e me ajude a ter notícias da minha filha. Estou muito grata, do fundo do coração, com a sua mensagem, mas se não for pedir muito eu lhe peço a caridade de incluir o meu nome e o da minha filha em suas orações, que certamente serão ouvidas bem melhor do que as minha, que só faço lamentar-me.

    ResponderExcluir
  4. bom...gostaria de pedir para que voce rezasse pelo meu amigo que se foi no dia 25/09/2008 kaue arnoldo fischer e pela sua vó sua mae sua irma amigos e a toda sua familia....se nao for pedir muito..se tiver notícias dele me avisar...gostei muito deste site..ajuda muito a superar os obistáculos da vida...enfim...sei que ele está bem e que um dia encontraremos quem se foi antes da gente...assim eu espero e tenho fé...obrigada e fiquem com Deus!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!