A POSSÍVEL PSICOGRAFIA ENTRE ENCARNADOS

A mensagem acima ressalta a possibilidade do comunicante estar encarnado, evento não tão raro, mas incomum e do qual tivemos notícia da ocorrência apenas em mensagem recebida no início do blog, no ano de 2007. Sabemos que a influência dos espíritos sobre os encarnados é exercida através da sintonia vibratória entre eles. Ligamo-nos aos espíritos por meio da fusão magnética das vibrações, ou seja, pelos pensamentos estabelecemos uma reciprocidade vibratória, atraindo aqueles espíritos que mais se afinem com nosso padrão de pensamento, estabelecendo uma ponte de comunicação que ligará nossa mente à mente daquele que se comunica e vice-versa.

Para que o intercâmbio aconteça é fundamental a sintonia das mentes atuem no mesmo nível vibratório. Portanto, não se descarta a possibilidade de que, reunidas condições favoráveis, pessoa encarnada se comunique através da psicografia. Em palestra realizada em 2004, Carlos de Brito Imbassahy revelou que o fenômeno só é possível quando aquele que se comunica utiliza, ainda que inconscientemente, algum processo de liberação do seu corpo.

Na literatura espírita, Kardec abordou o tema no “Livro dos Médiuns” (Cap. XIX), mas foi Ernesto Bozzano que, resumindo o assunto, relatou uma série de casos para análise, classificando-o em grupos. O mais comum seria justamente das mensagens transmitidas ao médium durante o estado de inconsciência de pessoas durante o sono, em estado de vigília ou bilocação.

Caso famoso, citado por Imbassahy, exemplifica a influência dos guias espirituais na manifestação mediúnica de um encarnado que precisava de ajuda. A narrativa nos dá conta de uma pessoa que, estando muito mal, vítima de um acidente num local sem socorro, libera-se momentaneamente do corpo e é trazida a uma sessão mediúnica para se manifestar por psicofonia, dando o local do acidente e do seu estado de semiconsciência.

Trata-se, em suma, de aspecto ainda controverso, mesmo no meio espírita, mas que a nosso ver importa justamente no que as demais e clássicas psicografias mais importam, o conteúdo. Não teorizo e nem busco polêmica sobre as muitas questões da doutrina, justamente porque julgo uma discussão vazia e desnecessária. Então, como sempre, cuido apenas de abordar este ou aquele tema a título de informação, esta sim valiosa e enriquecedora.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Querido amigo: adoro suas mensagens, elas me dão paz, energia para continuar.beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Meu nome é Edmar da silva,
    Sou representante do grupo NASCER, Nucleo de Apoio Social as Casas Espiritas,
    estou feliz por conhecer o site de vocês!
    é uma pena que nao tenho experiencia nenhuma com infortmatica e, gostaria um dia construir um site para nosso grupo igual a de vcs!
    o nosso blog é http://nascerclubedolivro.blogspot.com/
    se puderem visite-nos !

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!