HALLOWEEN: BRINCADEIRA DA MAÇÃ

A Noite de Todos os Santos é uma época em que se olha para o futuro, e as festividades tradicionais incluem vários rituais de adivinhação. Estes vêm principalmente de tradições folclóricas das Ilhas Britânicas, e muitos têm suas raízes nas antigas festividades do Samhain.

Muitas das adivinhações relacionadas a casamento têm a ver com maçãs. Na tradição Celta, a fruta era associada às deusas que controlavam as formas de amor. Isto pode ter algo a ver com a estrutura interna das maçãs. Quando você corta a maçã em duas, você vê um formato de pentagrama (uma estrela com cinco pontas) em cada metade, ao redor do centro. O pentagrama era uma forma importante para os Celtas antigos, assim como para muitas outras culturas. Entre outras coisas, era um símbolo de Deusa.

Uma das adivinhações mais populares era fazer com que jovens solteiros tentassem morder uma maçã flutuando na água ou pendurada em um fio. Isto é algo como o buquê que ainda hoje é jogado nas festas de casamento - a primeira pessoa a morder a maçã seria a próxima a se casar.

Em uma outra prática, uma jovem acenderia uma vela e descascaria uma maçã em frente ao espelho. Enquanto ela estivesse descascando a maçã, seu futuro marido supostamente apareceria no lugar de seu reflexo. Descascar uma maçã também era uma maneira de prever sua expectativa de vida. Se você conseguisse cortar uma casca longa, teria uma vida longa também. Se cortasse um pedaço de casca pequeno, você morreria jovem.

As maçãs ainda são uma grande parte das celebrações de Halloween. Além da brincadeira da maçã, as pessoas bebem cidra, fazem doces de maçã e entregam maçãs às crianças.

Na próxima seção, veremos algumas outras tradições modernas do Halloween, a maioria delas desenvolvidas nos Estados Unidos.

Postar um comentário

0 Comentários