BH TEM CURSO SOBRE 'CINEMA ESPÍRITA'

Recentemente noticiamos o 'boom' do cinema espírita nacional, que em 2010 prevê o lançamento de cinco filmes, na esteira do sucesso de "Bezerra de Menezes - Médico dos Pobres" e da expectativa da biografia de Chico Xavier, em filme dirigido por Daniel Filho e que comemora o centenário do médium mineiro. Ao mesmo tempo, recebi dias atrás uma dica sobre a criação de um curso de cinema direcionado a espíritas. A idéia nasceu da intenção de divulgar a doutrina e ganhou corpo em Belo Horizonte, através de Thiago Franklin e Henrique Lisboa, que conseguiram reunir pessoas oriundas de diversas áreas profissionais, para um curso sobre o tema, realizado aos domingos na capital mineira.

Com professores conhecidos no cenário de produção cinematográfica, o curso pretende reciclar conhecimentos daqueles que já possuem experiência na área de cinema, e também trazer novas aptidões artístícas para aqueles que são leigos nesta área.

Para Henrique, é importante na atual fase do "cinema espírita" é ressaltar mais seu valor subjetivo e menos a forma. "Penso que a arte espírita ainda anda muito na forma, letras espiritas, termos espiritas, textos espiritas; mas tem andado pouco na essência,: enlevar sentimentos, proporcionar esperança, criar bom ânimo e por ai vai", afirma. E completa: "Na minha opinião, fazer cinema com os recursos do espiritismo não é somente roterizar e filmar um conto de Humberto de Campos ou um livro de André Luis, mas também, fazer com que o produto final seja de boa qualidade, que toque o sentimento contundente, que proporcione esperança, crie bom animo, nos leve para as mais belas expressões do amor e não que sejam devaneios de artistas vaidosos e que querem inventar a arte".

Os interessados em conhecer melhor o trabalho do grupo podem acessar o blog Cinema Espírita.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Quando este curso vem para o Rio de Janeiro ????????????????

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!