COMO LIVRAR-SE DA TRISTEZA ?


Uma das questões que mais suscita ansiedade nos seres humanos é: como livrar-se da tristeza? Este sentimento é, talvez, o mais prontamente rejeitado quando surge no interior de alguém. Entretanto, ele é parte indissociável da vida, tanto quanto a alegria. Aceitar esta verdade reduz, em grande parte, o mal estar que experimentamos quando somos tomados pela tristeza.

Aceitar não significa querer cultivá-la para sempre, nem considerá-la agradável, mas sim reconhecê-la como uma demonstração importante de sensibilidade, qualidade imprescindível à condição humana.

Quanto mais tentamos negar a tristeza ou rejeitar este sentimento, querendo que ele desapareça o mais rápido possível, mais difícil será nos libertamos, pois tudo o que é negado ou reprimido tende a se tornar ainda mais forte e predominante em nós.

Devemos aceitar com tranqüilidade que, em algumas circunstâncias, é impossível e antinatural não sentir tristeza. Porém, não podemos perder de vista, nem mesmo nestes momentos, que a felicidade deve sempre ser a meta principal da vida, por pior que seja a situação que estejamos enfrentando.

Ter em mente que aquela situação é uma realidade momentânea, e não será definitiva, nem a única condição possível para o resto de nossas vidas, ajuda-nos a ter forças para construir uma nova disposição interior.

"Aceite a tristeza como parte da vida - não resista a ela, permita-a, ajude-a. E este é o caminho alquímico para transformar de modo total a natureza da tristeza. A natureza da tristeza torna-se clara. Em pouco tempo não é mais tristeza - ela é transformada em alegria.

Tristeza permanece tristeza se você luta com ela, se você a nega, se você a rejeita.
A tristeza permanece tristeza se você está contra ela - de outra forma, a tristeza é pura energia. Se você a recebe, se você a abraça, se você não tem medo dela, nem raiva dela, você ficará surpreso, imensamente surpreso: você terá mudado totalmente a natureza dela, ela não é mais tristeza. Mesmo as lágrimas começam a se tornar sorrisos, e a tristeza se torna silêncio.

Tudo aquilo que nós conhecemos como negativo pode ser transformado em positivo.
E o segredo é simples: aceitação, total aceitação. Nada tem de ser condenado, de nenhuma maneira. Tudo que vier tem de ser recebido com grande gratidão, como um presente de Deus. E você estará pronto para transformar flores em espinhos e pedras comuns em diamantes. A vida absolutamente ordinária começa a apresentar o sabor do extraordinário.

Então, nada é ordinário, porque tudo começa a se tornar uma excitação. Nada é ordinário - porque você está tão extático a respeito de tudo...

Embora você esteja se movendo no mesmo mundo, com as mesmas pessoas, você pode viver em um mundo totalmente diferente - e não ser parte de nada mais. Um tipo de transcendência acontece. Mesmo a morte é tão profundamente aceita que desaparece todo o medo e mesmo ele se torna uma dança" (OSHO - The Rainbow Bridge).

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá meu nome é Paula, comecei a me interessar pelo espiritismo há pouco tempo, sei muito pouco, mas o suficiente para me interessar pelo assunto de vidas pessadas. estou muito triste porque conheci uma pessoa, fábio, há cinco anos atrás e assim que bati o olho nele, achei que seria o homem da minha vida. há mais ou menos 02 anos ele tem mudado muito parece até que só tem raiva de mim. por isso ás vezes me pergunto se já não nos relacionamos em outras vidas,mas não como namorados. Será que isso é possível? Gostaria de pedir para orarem por mim e tentarem me dar resposta, ou pelo menos conforto, para saber o que posso fazer.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. quero dar o meu depoimento..já tenho um ano mais de 15 anos q eu ando sentindo isso a bendita tristeza aparece do nada,,hoje eu posso ta alegre ai do nada a tristeza começa bater ela demora ir embora de mais ,,toda vez q eu to preocupada com alguma coisa me bati a tristeza profunda e não sei o q fazer mais ,,sera se eu vou morrer e ela não vai me deixar curtir minha vida sem medo de saber se ela ta vindo o não..queria muito q ela fosse embora e nunca mais voltasse.../:

    ResponderExcluir
  3. pessoal a tristeza infelizmente não tem cura mas tem mil e uma maneiras de tornala comun em seu dia a dia um dos principais motivos é voçe que é casado brigar com seu marido(ou esposa) daí voçe fica triste e pensa que ele não gosta de voçe e até pensar que vai morrer mas fique calmo voçe não vai e a tristeza é passageira por mais que ela volte ela vai ter que ir embora(falo isso por experiênçia própria) na minha juventude sofri muito com isso mas fique calmo pois ela vai mas se voçe sentir isso por mais de dois mesea procure um psisicólogo hoje em dia moro em campo grande e sofria com isso um dos prinsipais motivos é trabalho de mais ou de menos se ese conselho funcionou para voçe saiba que estarei muito feliz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!