O QUE PREGA O ESPIRITISMO

Para entender o Espiritismo, é preciso saber que a base de toda a religião está exposta nas cinco obras seminais de Allan Kardec. Desde esse nascimento na França oitocentista, o Espiritismo reivindica não apenas um status de religião, mas também de ciência e de filosofia. Ou seja: é uma fé e uma doutrina cujas manifestações – contato com espíritos, regressões a vidas passadas e textos psicografados – poderiam ser comprovadas através do método dedutivo herdado da ciência.

Segundo o Espiritismo, todo homem é um médium, um canal de comunicação entre os vivos e os espíritos. Por isso, não existe um papa espírita nem qualquer tipo de hierarquia dentro da religião (a ausência de paramentos e cerimoniais também é uma característica “racionalista” dentro da fé espírita). Nos centros espíritas, por exemplo, a função de liderança geralmente está reservada ao médium mais experiente ou ao próprio fundador do centro.

A simplicidade pregada pelo Espiritismo também estaria explicitada pela inexistência de grandes rituais de passagem como casamentos, batismos e enterros. Isso porque os espíritas acreditam ser desnecessário o vínculo com Deus – “a inteligência suprema”, como prega Allan Kardec. Céu, inferno e diabo virtualmente não existem no horizonte espírita. Isso porque o Bem e o Mal podem estar dentro de cada um, sem que haja a necessidade de uma localização para cada um.

Os médiuns comunicam-se com os espíritos das mais diversas maneiras. Houve um tempo em que a comunicação se dava por meio de batidinhas na parede, mas hoje, na maioria dos centros espíritas, as principais formas de comunicação costumam ser a psicografia e a incorporação. Em sessões chamadas de “desobsessão” (quando um espírito cheio de más intenções incomoda uma pessoa), os médiuns incorporam essas entidades chamadas “obsessoras” e procuram convencê-las da falta de sentido em assombrar a vida dos “encarnados”.

O Espiritismo acredita que os espíritos são criados numa espécie de “ponto zero”, onde todos são imperfeitos e devem chegar – ao longo de várias e sucessivas encarnações – à perfeição. A cada encarnação o espírito aprende um pouco mais sobre bondade, tolerância e caridade. Claro que nem todos são “santos”: o livre-arbítrio (a capacidade de cada um escolher o seu destino) é um elemento importante da religião. Por isso, haveria espíritos deliberadamente “maléficos” fadados a intermináveis (e sofridas) encarnações na Terra. Os espíritos só se tornarão mais iluminados e superiores na medida em que forem eliminando seus maus hábitos, os aspectos ruins do seu caráter e passarem a praticar o bem.

Um fato curioso é a crença dos espíritas na vida em outros planetas. “Os espíritos são intergalácticos”, afirma Durval Ciamponi, da Federação Espírita de São Paulo. Isso não significa, necessariamente, a existência de ETs pilotando discos voadores pelo espaço sideral: mas formas de vida – inclusive minerais – que são habitadas por espíritos em diferentes estágios de evolução em lugares tão inóspitos quanto Saturno ou Plutão. Essa crença numa força divina interplanetária fez do Espiritismo, desde a década de 1960, um dos elementos que ajudaram a compor as religiões new age. “O Espiritismo antecipa toda essa onda de religiões e doutrinas da Nova Era”, afirma Marcelo Camurça, da UFJF.

Kardec fatiou o homem em três porções básicas: espírito (“essência imortal”), corpo (“invólucro material”) e perispírito (“corpo” que reveste o espírito). Quando uma pessoa morre, sua alma e seu perispírito libertam-se do corpo e passam a seguir um trajeto rumo à reencarnação. Um espírito irá encarnar tantas vezes quantas forem necessárias para atingir a perfeição. O mundo material, portanto, seria uma espécie de universidade onde os espíritos aprendem com as provações.

É nesse mundo que nos coube viver que cada ação seria avaliada como mais um aspecto da evolução pessoal. O velho adágio “aqui se faz, aqui se paga” recebe, no Espiritismo, uma validade bastante concreta. E são essas “dívidas”que explicariam, por exemplo, o nascimento de uma criança sem cérebro ou a paralisia de um adulto: tragédias pessoais que, do ponto de vista da doutrina, seriam necessárias para que o espírito refletisse e compreendesse que todos os reveses acontecem para seu benefício durante a evolução.

Temas incandescentes como aborto, eutanásia e suicídio são condenados – como na maior parte das religiões –, mas sua possibilidade existe porque cada um conta com o livre-arbítrio.

O percurso evolutivo de cada um explica as diferenças sociais, de saúde ou de capacidade intelectual. As benesses ou tragédias de cada um fazem parte do carma – que pode ser revertido graças a ações meritórias. Pois fazer o bem para os outros, no Espiritismo, é fazer o bem para si mesmo. Por isso a caridade é um dos elementos mais importantes da religião: ela serve para amenizar o sofrimento alheio e “conta pontos” na evolução de quem a pratica.

“Fora da caridade não há salvação”, prega a mais famosa frase de Allan Kardec. Pode-se discordar ou mesmo refutar desdenhosamente os princípios do Espiritismo. Porém, é virtualmente impossível fazer troça ou ignorar o legado de respeito ao próximo difundido por essa religião. Um princípio que, tranqüilamente, pode ser seguido por qualquer um que habite o nosso planeta. Acredite em Deus ou não.

Revista Super. Leia no original

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Por que os espíritas levaram tantos anos para aparecerem...aonde andavam...por que o século 19 foi farto de crenças, seitas, religiões...todos convencendo a todos que a minha é a certa...POR QUE AS RELIGIÕES ESTÃO CADA VEZ MAIS CONFORTÁVEIS...A ignorância religiosa leva multidões a falência e a mais profunda desgraça......................DEUS ontem hoje e sempre.Abraço

    ResponderExcluir
  2. Deus não nos separa mas as religiões nos separa,Deus existe acreditem ou não, eu crio não em religiões pois é criação do homem creio na bíblia que é a palavra do senhor creio no testamento do pai que deixou de herança para nós que somos filhos dele.

    ResponderExcluir
  3. Sou Espírita e respeito a todas as outras religiões. Por que sou espírita? Por que essa religião é a que tem os mandamentos corretos? Sou Espírita, porque percebí que essa religião é a que leva mais a sério, mais a fundo aquela singela e resumida pregação de Jesus: "amai a Deus sobre todas as coisas e A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO". Eis aí: o amor ao próximo! Amor ao próximo, nesse contexto, se traduz por CARIDADE. Caridade, aí posto, significa SOLIDARIEDADE, TOLERÂNCIA, COMPREENSÃO, PERDÃO. E isso é exatamente do que precisa nosso atribulado mundo, prá se ter uma convivência de paz e entendimento fraterno. Mas não é o que ocorre, infelizmente... mormente quando se trata de religiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creêm em Jesus ? Ok , uma simples e conhecida citação dele e que apenas temos uma vida , aquela que vivemos, nada do tipo de reencarnaçao de espiríto ou coisa do tipo a biblia prega. Sabe oque mais a bíblia prega ? Que a nelhor cura para a nossa alma é a oração e comunhão com Deus, e que nossa alma não fica vagando em meios planetários, agora ele fica onde é o seu pré-destino.

      Excluir
  4. Só acho estranho no espiritismo não adorar à Deus, não amar à Deus sobre todas as coisas, sobre a caridade está corretíssimo, é o único jeito de evoluir nosso espirito. Mas e Deus, Ele é o poder maior, à Ele se deve minha crença, meu amor, minha fé, a Ele devo adorar, amar, e assim faço. Obrigado Pai, te amo, te sirvo, para todo sempre. Amem.

    ResponderExcluir
  5. Quem dera que a nossa salvação dependesse somente de caridade! Aquele que não possui o espírito de Deus, não será salvo. E para ter o espírito de Deus é necessário conhecê-lo e entender de que forma podemos recebê-lo. E pasmem ou não, o passo a passo está nos textos sagrados da bíblia. Um pessoa para fazer verdadeiramente a vontade de Deus deve seguir os seus ensinamentos. O problema é que as pessoas tiram somente da bíblia o que é favorável para sí e não o que devem fazer verdadeiramente. Eu, particularmente, acho uma hipocrisia uma pessoa dizer que ama a Deus, mas que não faz a sua vontade.
    Todos tem seu livre arbítrio para tomar suas escolhas, porém faço um apelo para as pessoas que dizem amar a Deus, que "leiam" os textos sagrados e peçam inspiração para o Espirito Santo, pois Ele mostrará a verdade!

    ResponderExcluir
  6. Espírita não segue a Bíbliae muito menos Cristo, então como vc justifica sua crença, com base na Bíblia?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!