'EFEITO PLACEBO' SERIA RESPONSÁVEL POR 'CURAS ESPIRITUAIS'

Existem dois tipos de cirurgias espirituais: com incisão no paciente ou por meio de passes. É corriqueiro encontrar alguém que se submeteu a uma delas e se curou. Seria obra de um espírito que efetua tratamentos espirituais ou da energia transmitida por meio do ritual envolvido? Para o neurologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Sabbatini, nenhum dos dois. “A cada dia que passa a ciência explica fenômenos que, antes, eram tidos como milagres. Por isso que, na Idade Média, existiam mais ‘milagres’ do que atualmente”, conta.



Uma das explicações é o efeito placebo – uma substância ou procedimento inofensivo que possui efeitos terapêuticos. “Nas tribos indígenas dos Estados Unidos, os xamãs acreditavam que a doença era causada por maus espíritos. Quando alguém ficava doente, eles faziam um pequeno corte e jogavam um pedaço da pele e da gordura em uma fogueira”, conta Sabbatini. “Em outros casos, só fingiam realizar um corte e cuspiam na fogueira uma mistura de areia, musgo e sangue do próprio Xamã – a gengiva sangrava ao mastigar a mistura”, completa. Em ambos os casos, o doente se recuperava.


Para se ter uma ideia da potência do método, o efeito placebo de antidepressivos e de remédios como Viagra é de 40%. Os medicamentos, respectivamente, funcionam efetivamente em 65% e 50% dos pesquisados. “Até ratos em laboratório apresentam esse efeito. O cérebro já está condicionado, sabe que se tomar remédio haverá uma melhora”, conta o médico. Além disso, também foi comprovado com estudos científicos que as pessoas que têm fé possuem um sistema imune mais fortalecido. “A pessoa se ajuda quando decide se curar”, diz.



Gravura mostra xamã tratando um doente em uma tribo nos Estados
Unidos: na verdade, a pessoa se cura sozinha (Foto: Getty Images)




Outro detalhe é que muitas doenças são curadas espontaneamente. “Diariamente, o corpo sofre cerca de 20 mutações celulares, que podem gerar um tumor”, conta Sabbatini. O câncer só se instala quando o corpo não reconhece aquela mutação como perigosa e não a combate. “Além disso, muitas outras doenças – com exceção das congênitas ou genéticas – podem se curar sozinhas, como inflamações e até diabetes do tipo dois”, explica. O sistema imunológico cuida, principalmente, das doenças psicossomáticas -- quando o estado mental causa sintomas físicos. “Sem contar que, muitas vezes, a pessoa procura várias alternativas para melhorar. Passa a se alimentar melhor, pratica atividades físicas, toma remédio e recorre à fé”, completa.


Supernatural hoje, científico amanhã

“Hoje, fenômenos que em algum momento foram vistos como supernaturais, uma vez explicado pela ciência, são esquecidos como fenômenos espíritas e entendidos como científicos”, afirma o físico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Henrique Lins de Barros. Um exemplo é o fogo-fátuo. “Trata-se de uma chama rápida produzida por emanação de gás resultante da decomposição de matéria orgânica – como o corpo humano”, explica o também físico do CBPF, Sebastião Alves Dias. “Como o fogo-fátuo aparece em cemitérios, as pessoas achavam que ele era a alma do falecido pegando fogo”, diz Barros.




Fogo fátuo: de almas penadas a simples emanações de gases (Foto: Getty Images)


“Logo após a fotografia ser inventada, em alguns casos, pessoas apareciam nas fotos, como se fossem fantasmas”, conta Barros. “Mas, depois, descobriu-se que, na verdade, tratava-se de duas fotos sobrepostas”, explica. Se o efeito foi feito de maneira proposital, ou não, os charlatões foram desmascarados. “A verdade é que os fenômenos ditos como espirituais são inexplicáveis do ponto de vista da física, porque não conseguimos repeti-los várias vezes com o mesmo resultado”, explica Dias. 

Postar um comentário

0 Comentários