NOSSOS FILHOS, EM OUTRA VIDA, CONTINUAM AO NOSSO LADO


No vídeo acima, mais um trecho da novela "Escrito nas Estrelas", de Elizabeth Jhin (Rede Globo), e que curiosamente ilustra a realidade de muitas pessoas que nos escrevem (principalmente mães), desesperadas por uma comunicação. Já falamos aqui, de maneira até aborrecida, sobre o mecanismo das psicografias e sobre a ilusão que se cria sobre sua imprescindibilidade para a continuidade da vida daqueles que ficam. É evidente que todos gostaríamos de ter uma linha direta com as pessoas que amamos e que se foram, mas a vida não é assim e a lição que temos que assimilar é justamente a da superação desse momento de dor.

E a cena da novela ilustra bem uma preocupação quase que egoística com aqueles que partiram. Precisamos saber (e crer) que nossos entes queridos estão ao nosso lado e que, se verdadeiramente nos importamos com eles, somente poderemos ajudá-los nesta nova fase de suas vidas se buscarmos nos recuperar e substituir a dor pelo trabalho caridoso. Apenas estaremos atingindo-os com energia e luz se pensarmos neles sem dor, remorso ou raiva. 

Não pretendo me alongar sobre o assunto, mas pense nisso com carinho e faça a si mesmo uma pergunta simples: Será que estou preocupado com aquele que partiu ou preocupado com a minha dor? Em vida, não impedimos um filho de namorar, casar, mudar de cidade, de aproveitar uma oportunidade, mesmo que muito longe de nós. E na morte, que verdadeiramente é uma continuação da vida, o mesmo acontece. Não podemos querer prendê-lo a nós e impedir seu crescimento e, tampouco, o nosso próprio desenvolvimento que ocorre pela distância e pela ausência. 

Então, entenda que a morte não significa distanciamento ou perda em seu sentido mais amplo. Mas sim, e sobretudo, aprendizado. E quem nos importa realmente sempre estará ao nosso lado, para nos guiar e velar por nós. Façamos, então, nossa parte e tentemos ajudar quem está do outro lado com uma simples prece, que lhe aliviará o novo caminho e, de quebra, iluminará nossa própria alma.

Postar um comentário

0 Comentários