OS PRIMEIROS SINAIS DA MEDIUNIDADE


"Há anos atrás eu sonhava quase todos os dias com espíritos. Eu sentia muito medo e acordava assustada no meio da noite. Agora os sonhos melhoraram e muito, mas continuo sonhando com espíritos, mas com os bons. Sonhei que conversava com minha tia-avó e sonhei com minha vizinha que faleceu há uns 2 anos atras -- ela estava alegre e abraçada com seu marido que também já morreu. Minha avó faleceu ontem de madrugada, mas antes de falecer eu sonhei duas vezes com ela. Ainda tenho um pouco de medo disso". (Lola)


Navegando para efetuar uma pesquisa sobre mediunidade, encontrei esta explicação bastante pertinente no site Yahoo Respostas. Decidi reproduzi-la aqui pois frequentemente recebemos mensagens de leitores com dúvidas semelhantes, todas relacionadas à mediunidade que aflora, muitas vezes de forma assustadora. Procuramos auxiliar aqueles que nos procuram, como já fizemos em algumas postagens anteriores  e por e-mail, mas me pareceu bem ponderada a resposta, não por acaso escolhida como a melhor por votação dos próprios usuários do serviço. Confira.

* * * 

O dicionário Aurélio define "mediunidade" como a condição de médium; e "médium" como o intermediário entre os vivos e as almas dos mortos. Potencialmente, todos somos médiuns. Ou seja, a mediunidade é condição natural do ser humano, pois se trata de uma faculdade inerente ao espírito. Neste sentido, a mediunidade faz parte da natureza do homem e, portanto, não há nada de sobrenatural. Em verdade, a mediunidade é um tipo de transe que pode ser provocado de forma mediúnica por espíritos bons ou maus e pela indução hipnótica. Alguns a possuem em estado bastante aflorado; são pessoas muitos sensíveis, pois receberam uma preparação em seu corpo espiritual (perispírito) antes de reencarnar para exercerem sua mediunidade; outras, a possuem em estado latente e, portanto, precisam desenvolvê-la.

Não obstante, a ciência médica e a psicológica ainda associam as manifestações mediúnicas a distúrbios psiquiátricos. Desta forma, os médiuns que incorporam seres "invisíveis" e/ou ouvem suas vozes, são diagnosticados como esquizofrênicos.

No entanto, nas últimas décadas, muitos pesquisadores têm demonstrado que vivências mediúnicas não estão necessariamente associadas a quadros patológicos. O Dr. Mauro Kwitko, psiquiatra de Porto Alegre e também colaborador do Site Somos Todos Um, é autor do livro "Doutor, Eu Ouço Vozes!" Neste livro, Kwitko busca fazer um diagnóstico diferencial entre distúrbios psiquiátricos e mediunidade.

Um outro médico psiquiatra, o Dr. Alexandre Moreira de Almeida, defendeu a tese: "Fenomenologia de Médiuns Espíritas" no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. Almeida traçou o perfil de saúde mental de 115 médiuns. No final do trabalho, o psiquiatra concluiu que todos apresentavam uma boa saúde mental, apesar de terem visões e ouvirem vozes alheias aos seus pensamentos. A banca à qual o psiquiatra defendeu sua tese foi composta por pesquisadores destacados e de renome internacional que fizeram elogios e críticas ao seu trabalho. Sua tese foi aprovada pela banca.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ola boa noite meu nome é S A C , moro em Santos ,a mais de dois meses tenho tido pesadelos iguais todas as noites , nao vejo quem é so escuto a voz de um homem que me diz que vou morrer , outra vez diz que ja estou morta , outra vez diz que se eu não morrer pessoas que amo vao pagar , perdi uma cunhada a um mes e no dia de seu falecimento a voz no sonho me disse que era eu que tinha que ter morrido e que ela quiz morrer no meu lugar ,mas que a proxima pessoa a morrer sera eu , a ultima vez que sonhei a voz me deu uma data que nao me lembro so lembro do dia trinta e um , e me disse que ta me avisando a algum tempo e eu fico levando como pesadelo , conversei com uma amiga e disse que nao lembrava a data , no outro dia sonhei com a voz me dizendo apenas uma palavra ,(julho) acordo assustada com taquicardia , agora tomo remedio pra dormir todas as noites , quando tomo remedio não sonho , pelo menos não me recordo ,gostaria que me dissessem algo que me ajudasse a entender esses pesadelos que estao me deixando assustada ... aguardo resposta eobrigada ...

    ResponderExcluir
  2. boa noite, desde criança sinto que sou mais sensível que algumas pessoas, na época enxergava pessoas, tinha sonhos, com o tempo isso foi se manifestando de forma mais amena, enxergava pouco e apenas vultos, tive sonhos que se concretizaram, e sai do corpo por duas vezes, onde eu me enxergava deitada e as coisas acontecendo ao meu redor, tive muito medo, rezei muito pra que isso nao acontecesse mais, porem, como sou de família católica, não obtive uma resposta sobre isso. Não tive uma relação boa com meu pai, e depois que ele faleceu, ainda havia muita mágoa, até eu sonhar com ele entrando comigo no dia do meu casamento, todo cheio de feridas, e conforme ia entrando , eu estava muito feliz por ele estar ali e o apresentava pros convidados, ao chegar no altar, ele estava totalmente remoçado e sem feridas , ali senti uma alivio de perdão. Porém, hoje em dia, passo muita dificuldade no meu casamento, marido tem surtos de ciumes, e eu queria muito saber como lidar com isso, saber o motivo pelo qual estou passando esse tormento e aceitar com serenidade a minha vida. Por favor, me ajudem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!