A VIDA CONTINUA... E A MORTE É UMA VIAGEM

Esta é a íntegra da mensagem final da novela "A Viagem", apresentada pela Rede Globo. Possuímos três versões do texto, com vídeo ou apenas áudio, para eventual envio aos interessados. Basta nos escrever por e-mail. Se quiser copiar o vídeo abaixo, acesse este link (na página de compartilhamento, acesse "Arquivo" e, em seguida, "Fazer download").


"Hoje, de algum lugar longe dessas terras
Há um doce olhar só pra você
Um olhar especial
De alguém especial, de distantes origens
Um olhar de um justo coração que pulsa só a vida
Que sorri porque ama plenamente
Sem julgamentos, preconceitos nem prisões

Hoje, como ontem, longe desses céus
Há um encantado olhar só pra você
Nesse olhar vai para você a magia da luz
A simplicidade do perdão
A força para comungar com a vida
A esperança de dias mais radiantes de paz

Hoje, de algum lugar dentro de você,
Alguém que já o amou muito e ainda o ama
Diz para você que valeu a pena ter estado nessas terras...
Sob estes céus...
Falando de união, paz, amor e perdão
Poder sentir a força que faz você sorrir
E continuar o caminho
Que um dia aquele doce olhar iniciou pra você
Tudo isso, só para você saber que
A VIDA CONTINUA...
E A MORTE É UMA VIAGEM!"

* * *

A VIAGEM

Autoria: Ivani Ribeiro
Colaboração: Solange Castro Neves
Direção: Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias
Direção geral: Wolf Maya
Período de exibição: 11/04/1994 – 22/10/1994
Horário: 19h
Nº de capítulos: 160

Trama/ Personagens:

- Remake da novela homônima exibida pela TV Tupi, em 1975, inspirada na filosofia de Alan Kardec. O enredo central de A Viagem fala sobre a vida após a morte. O personagem que conduz as tramas da história é Alexandre (Guilherme Fontes), um rapaz rico e desajustado que tenta roubar o cofre do escritório onde trabalha para quitar uma dívida.

- Pego em flagrante, Alexandre se desespera e acaba matando o tesoureiro da empresa. Seu irmão, Raul (Miguel Falabella), e o cunhado, Theo (Maurício Mattar), com quem ele não mantém boa relação, o entregam à polícia. Porém, Dinah (Christiane Torloni), sua irmã mais velha, decide protegê-lo e, para isso, recorre aos melhores profissionais para defendê-lo. Sua mãe, dona Maroca (Yara Cortes), também fica ao lado do filho caçula, mas sofre muito com seu triste destino. Sua namorada Lisa (Andréa Beltrão), no entanto, cansada do conturbado e inconstante romance, decide abandoná-lo.

- Ciente da gravidade do caso de Alexandre, Dinah implora ao conceituado criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes) que cuide do caso, mas, amigo do tesoureiro morto, Otávio se recusa a defender o rapaz. Seu maior objetivo, inclusive, é colocá-lo na cadeia, custe o que custar. Alexandre é condenado e, sem esperança, acaba por se matar na cadeia.

- Alexandre chega ao plano espiritual, no chamado Vale dos Suicidas. Lá, cheio de ódio, ele passa a se dedicar a infernizar a vida de Raul, Theo e Otávio, que, segundo ele, são responsáveis por seus infortúnios. Sua revolta aumenta quando vê que a irmã Dinah está apaixonada por Otávio. Inicialmente, Dinah culpa o advogado pela morte do irmão, mas, com o passar do tempo, começa a se envolver com ele, acreditando que poderá ter uma vida tranqüila ao seu lado. Antes de se apaixonar por Otávio, Dinah vivia uma relação frágil e conturbada com o marido Theo, anos mais novo que ela, marcada pela insegurança e pelo ciúme.

- Alexandre quer se vingar de todos que o fizeram sofrer e passa a interferir no destino de vários personagens. Theo, por exemplo, transforma-se num homem violento e temperamental quando começa a se envolver com Lisa, ex-namorada de Alexandre. Tato (Felipe Martins), filho mais velho de Otávio, passa a se desinteressar pelos estudos e torna-se um jovem delinqüente, preocupando todos ao seu redor. Adepto do espiritismo e amigo da família, o médico Alberto (Cláudio Cavalcanti) começa a perceber que todos esses conflitos estão sendo causados por influência do espírito de Alexandre e resolve ajudar a família de dona Maroca. Dr. Alberto é apaixonado por Estela (Lucinha Lins), a outra irmã de Alexandre, uma mulher sofrida que foi abandonada pelo marido e criou sozinha a filha Bia (Fernanda Rodrigues). Com o apoio dela, de Dinah e de dona Maroca, o médico, através de reuniões mediúnicas, tenta livrar o espírito de Alexandre do mal que causa a todos.

- A trama ganha um novo rumo com a morte de Otávio. Dinah e ele passam a viver um amor transcendental que supera todas as barreiras. Distante, ele manda sinais à amada na Terra. Ela acaba adoecendo, morre e parte ao seu encontro. Finalmente, juntos em outro plano, num lugar denominado Nosso Lar, os dois fazem de tudo para neutralizar a má influência de Alexandre sobre os vivos.

- Em determinado momento, a história ganha um misterioso personagem. Trata-se do mascarado Adonay (Breno Moroni), um homem que esconde seu passado atrás de fantasias de pierrô. Sem nunca mostrar o rosto, ele cativa a todos com suas mágicas e performances, ajudando os moradores de uma vila, um dos principais cenários de A viagem. Adonay tem uma forte relação com Tibério (Ary Fontoura), um homem solitário, apaixonado por Estela, que se torna seu amigo e confidente. Outra curiosidade sobre Tibério é que ele tem a todo instante a companhia de um espírito amigo, com quem vive conversando. Ao longo da trama, descobre-se que Adonay usa máscara, pois tem vergonha do rosto desfigurado, conseqüência de um grave acidente que sofreu anos atrás. No passado, viveu um lindo romance com Carmem (Suzy Rêgo), também moradora da vila. Ele tenta se reaproximar da jovem, mas, depois de revelar sua identidade, decide ir embora, sozinho.

- A trama também conta com um núcleo jovem, no qual se destaca a história de Bia. Abandonada pelo pai quando criança, sempre foi muito amiga e companheira de sua mãe, Estela. Em determinado momento da história, Ismael (Jonas Bloch), seu pai, reaparece, para desespero de Estela. Ismael é um sujeito mau-caráter que não tem o menor apego pela filha, mas posa de bom pai para conquistá-la. Bia fica encantada com o pai e não entende a raiva que sua mãe sente dele. Cada vez mais seduzida e influenciada por Ismael, a adolescente passa a ter um comportamento agressivo e debochado, enfrentando a mãe. Estela sofre muito com as mudanças de Bia, mas conta com o apoio de Alberto e a proteção da irmã, Dinah.

- Com as reuniões do Dr. Alberto, o espírito atormentado de Alexandre começa a se enfraquecer. Aliado a isso, Dinah, no Céu, recrimina duramente o irmão por suas maldades. Nos capítulos finais da história, Alexandre diz à irmã que não tem mais forças para odiar e decide se desculpar com o homem que matou. Depois, pede a seu mentor, André (Lafayette Galvão), para reencarnar no filho de Lisa e Theo. André diz que será uma conquista difícil, mas que Alexandre terá ajuda celeste para realizar seu desejo. Nas últimas cenas da novela, Dinah recebe Maroca no Céu, e, em seguida, ela e Otávio se unem numa única energia .

Produção:

- A equipe de cenografia produziu 50 cenários e mais de 200 ambientes especialmente para a novela, ambientada no Rio de Janeiro. Todo o aparato era montado e desmontado nos estúdios da Herbert Richers, no bairro carioca da Tijuca. Além disso, também foi construída uma cidade cenográfica em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Para fugir das imagens estereotipadas de representação do Céu, a produção decidiu filmar as cenas em um campo de golfe em Nogueira, distrito de Petrópolis (RJ). O Vale dos Suicidas, para onde Alexandre segue após sua morte, era uma pedreira desativada em Niterói (RJ).

Curiosidades:

- O sucesso da novela fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas. Por outro lado, a trama provocou protestos de movimentos negros, reclamando que não havia negros nas cenas que retratavam o céu.

- A Viagem foi reapresentada duas vezes em Vale a Pena Ver de Novo. A primeira, entre 28/04 e 12/09/1997 e a segunda, a partir de 13/12/2006.

- A Viagem foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Trilha sonora:

- Merecem destaque as músicas Beijo Partido, de Milton Nascimento, e Esqueça (Forget Him), sucesso da Jovem Guarda, interpretada por Fábio Jr.

- A trilha internacional de A Viagem foi um sucesso e vendeu mais de 600 mil cópias, graças ao seu repertório que reuniu grandes nomes como de Julio Iglesias, Elton John, Paul Young, Pretenders, Toni Braxton, entre outros.

- Durante a segunda reprise da novela, em 2006, a Som Livre lançou novamente a trilha sonora internacional de A Viagem.


[Fontes: Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Andréa Beltrão (31/03/2006), Antonio Fagundes (06/03/2002), Cláudio Cavalcanti (16/01/2006) e Wolf Maya (12/12/2005); Boletim de programação da Rede Globo, número 1109; FINOTTI, Ivan. “A Viagem detona explosão espírita” In: Folha de S.Paulo, 18/09/1994; MAGALHÃES, Simone. “Louco de ciúmes, Otávio volta à Terra” In: O Globo, 04/09/1994; MIGLIACCIO, Marcelo. “Democracia racial chega ao céu de A Viagem” In: Folha de S.Paulo, 16/10/1994; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; TAVARES, Helena. “Novela entre o céu e o inferno” In: Jornal do Brasil, 13/08/1994; www.teledramaturgia.com, acessado em 05/2006; http://viaglobal/cedoc (intranet), acessado em 06/2006.]

Postar um comentário

11 Comentários

  1. lindo, lindo, tive a felicidade de assistir na integra, adorei até chorei de emoção. è um grande ensinamento.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que algo está para acontecer, recebo uma mensagem do além, isso quer dizer que tenho predisposição para mediunidade.minha irmá faleceu a um mês, e 3 dias antes sonhei com um amigo que não via há tempo, com a noticia, sendo ele.MAIS QUANDO RECEBI, FOI MINHA IRMÃ. ESTAVA EM CASA DEITADA E UM VASO VOOU DO ANDAR DE BAIXO DO RACK, NÃO CAIU, E SIM VOOU PARA BAIXO.ESTAVA NO BANCO DA praça sentada pensando sobre familia que ainda não tenho, veio uma cristã de lá e mim fez uma revelação de tudo que estava pensando. e leu o vesiculo eclesio 03 que diz que tudo tem seu tempo.,mi. explique.por favor.....e-mail neidelima.0405@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. MEU MARIDO FALECEU NO DIA 18 DE OUTUBRO DE 2011 NACIDO NODIA 16 DE DEZEMBRO DE 1948, AINDA SINTO TANTO, INFARTO FULMINANTE, TINHA PERFEITA SAUDE, GOSTARIA TANTO DE SABER ALGO PARA ME ACALMAR, SEI QUE ÃO DEVO FICAR ASSIM , POIS POSSO ATRAPALHAR A ELE , E POR ISSO ESTOU PROCURANDO DE TODAS AS FORMAS SÓ FICAR EM ORAÇÃO ,MAS ESTÁ DIFICIL, A SAUDADE É GRANDE, AGRADEÇO SE PUDER ME AJUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, penso que está no caminho certo, ou seja, orando. Nós que ficamos, não devemos nos entregar e devemos prosseguir vivendo o melhor é mais produtivamente possível, através de realizações que possam ajudar a outros. Sei que é, muitas vezes, difícil demais fazer isto; a dor que sentimos é muito forte e nos enfraquece, mas ore e peça forças ao nosso Deus. Leia sempre a mensagem final da novela A Viagem. Fique com Deus.

      Excluir
  4. ERREI NA DATA NÃO FOI DIA 16 E SIM 14 DE DEZEMBRO DE 1948 O NASCIMENTO DE MEU MARIDO E SUA MORTE 18 DE OUTUBRO DE 2011 OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. oi tenho 32 anos e quando tinha 18 anos sonhei e tinha a nítida impressao d q iria morrer,nao sei pq!Quando tinha 19 anos minha mae faleceu e aí ví q era ela e nao eu e que começaria alí a minha missao... ela deixou 3 crianças bem pequenas,meus irmaos o menor tinha 7 anos,o maior 11 anos..cuidei deles com todo o carinho e muita dedicaçao..tenho muitas saudades dela.. mas tenho a certeza q um dia vamos nos reencontrar novamente... a saudade é grande!!! MARIA DO CARMO DE SOUZA:FALECEU 1 DE DEZEMBRO DE 1999.

    ResponderExcluir
  6. sinto muita saudades do meu pai,que faleceu de repente e quando leio a oração de santo agostinho sempre choro,17 de junho de 2008 foi o dia mais triste da minha vida,LUIZ ARAUJO TEIXEIRA esse nome mora no meu coração

    ResponderExcluir
  7. la em cima existem grandes amigos ,parentes que fazem de tudo pelos entes aqui deixados ,ha um lugar dentro colonias onde enviam recados psicografados ,ou entram em sonhos , tem lindos jardins , sempre descalços e de branco , veem as vezes aqui em missoes imensas , sao lindos , doadores de um amor eterno amor ,ja tive a grata alegria de estar com essas criaturas admiraveis ,me sinto privilegiada por ter sido escolhida pelo senhor e admirada pelo intenso raio luz chamados por la de equipes de acordo com a missao teem um nome , lindo inesplicavelmente maravilhoso,

    ResponderExcluir
  8. Fã do Alexandre Escreveu: Adorava a rebeldia do Alexandre e o jeito dele, eu não acredito em vidas passadas nem em futuras. As vezes ate pns q pd ter Vida Eterna junto de Deus, dos Santos e tal, pra quem era bom. pq as Almas dos Justos estão na mão de Deus e nenhum tormento lhes atingirá. Eu sou pagã, mas confio em Deus, já sonhei com amigos meus que morreram inclusive ele tava do lado de Nsa Sra e senti até o perfume do outro rapaz que se foi em um acidente de moto. O Alexandre me faz lembrar dele um pouco, meu amigo não era tão rebelde, nem se matou, mas gostava de motos e andava de jaqueta preta de coro e a mãe dele precintia que ele ia morrer, pq cada vez que ele ia sai de moto ela dizia "meu filho te cuida esses motocross é mt perigoso", ele era viciado em motocross, mas mas morreu na faixa, BR- 158 entre Cruz Alta e Ijuí, ele tava voltando dum motocross em Ijuí pra Cruz Alta e um cadette cortou a frente dele, ficou no hospital mas ele abriu o peito, e sangrava deu hemorragia mas n eterna externa msm. Custuraram ele pro velório. não so de nhm religião, Mas eu não pns pra onde vai dp de morto, só acredito que vai pro caxão, por min, so pagã msm, mas em Deus eu confio, onde ELE me ponhar tá certo. Mas no caso do Alexandre (c fosse verdade), ele errou, ok, quem não erra ou não peca? Pecamos tds os dias até c/ um simples pensamento, pra min ali a única vitima foi ele. Ele tnh motivo de sobra pra te ódio, se fosse comigo pq eu marco as pessoas que me fazem mau, não por vingança, mas pq eu so assim desde criança, ia arrastando corrente e quebrando tds prato e copo das casa dos que judiaro dele. Tive um camarada que mataro ele com um tiro a queima ropa, pls costa só pq robô uma jaqueta preta da adidas, era um guri ainda nem sei se tnh 20 ano feito.... A Adidas é Maçonica. eu morro de medo de maçônico aqui em Cruz Alta- RS onde infelizmente eu moro é intupido deles, são + d mil....Satisfação... Guilherme Fortes abraço, arraso de Alexandre.... Dava medo, pena, tristeza, e eu torcia pra ele ir pro céu e se libertar daquele lugar horrível.

    ResponderExcluir
  9. Eu disse isso: Eu gostava de A viagem só por causa do Alexandre. Ele era demais, rebelde, tinha amor mas ao mesmo tempo tinha ódio, era desamparado mas ao msm tempo recusava amparo, adorava o jeito dele de revoltado, playboyzinho motoqueiro de jaqueta de coro, era mt tri. Só um baita ator como Guilherme Fontes pra conseguir fazer um papel tão difícil e tão complicado pra expor os sentimentos mais fortes e transparecer toda a ira e a raiva do Alexandre e os dois lados do personagem, sim, ele não era ruim, só tinha sentimentos ruins. Acho que foi a melhor atuação do Guilherme Fontes em novelas. Saudações....

    ResponderExcluir
  10. Gosto e gosto e tem para todos os tipos, para gostar do comportamento de um suicida é assustador mas fazer o que?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!