A MORTE DE UM FILHO É GRAVIDEZ AO CONTRÁRIO

Bruno e o filho Gabriel
A morte de um filho
é uma gravidez às avessas
volta pra dentro da gente
para uma gestação eterna

aninha-se aos poucos
buscando um espaço
por isso dói o corpo
por isso, o cansaço

E como numa gestação ao contrário
a dor do parto é a da partida
de volta ao corpo pra acolhida
reviravolta na sua vida

E já começa te chutando, tirando o sono
mexendo os órgãos, lembrando ao dono
que está presente, te bagunçando o pensamento
te vazando de lágrimas e disparando o coração,

A morte de um filho é essa gravidez ao contrário
mas com o tempo, vai desinchando
até se transformar numa semente de amor
e que nunca mais sairá de dentro de ti.

* * *

Este texto foi lido por Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquini Cavadão, na missa de sétimo dia realizada no dia 24/06/2011, na "Igreja Nossa Senhora da Paz", no Rio de Janeiro. Nesta igreja, duas semanas antes, o cantor esteve com o filho Gabriel Kfuri, morto em um acidente de helicóptero, juntamente com sua mãe, Fernanda Kfuri. Bruno, então, lhe apresentava a “casa do papai do céu”. "Eu lhe expliquei que o papai do céu tinha muitas casas como esta para convidar todos a visitar e ver como o céu é bonito, já que a gente não consegue ir lá. Ele me disse que não queria ir pro céu. Então eu ri e lhe disse que um dia Ele nos chamaria, mas que ainda não era hora disso acontecer", disse.

Bruno Gouveia ainda relatou seu estado de espírito, antes de ler o poema acima. "Estranha paz esta que me invade. Muitos pais vêm chorar comigo, pois sentem a dor daquilo que mais temem. A perda de um filho. Eu lhes digo. Espero que nunca saibam e sintam o que eu, Dario e Zé Luca estamos vivendo. Esta semana, em meio a uma tarde triste em que o vazio me abateu por não ter mais quem buscar na creche, escrevi este texto. Algo que me doeu botar para fora, ou para dentro de mim, mas que sintetiza tudo que sinto e renova minha esperança por dias melhores".

Veja mais no blog que Bruno fez para seu filho: Entre Mim e Você

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Que Deus misericordioso que És, acentue a espirtualidade desse pai, dê conforto e sabedoria para lidar com essa separação temporária de planos. Que Ele acolha e ampare a chegada dos pequenos e seus familiares, bem como da babá, que desencarnaram tão abruptamente nesta tragédia.

    Afinal, a morte não existe. Assim seja.

    ResponderExcluir
  2. Em poucas palavras, ele relatou de forma clara e objetiva o sentimento que todos os pais carregam dentro de si, após perder um filho.

    ResponderExcluir
  3. deus misericordioso???!! Ah tenha a snata paciencia, este deus de voces não existe e se existisse sería o ser mais repugnante que já habitou a terra. Querer o mal do filho, só um desgraçado!!! e voces não são filhos desta coisa que chamam de deus?

    ResponderExcluir
  4. SABIAS PALAVRAS, SÓ DEUS PARA CONFORTAR UM CORAÇÃO EM PEDAÇOS!
    QUE DEUS TE DÊ FORÇAS PARA CONTINUAR SUA CAMINHADA. FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso poema, nao há dor maior que a dor de perder um filho, somente quem já passou por esta experiência para transmitir de forma tão profunda este sentimento. Ainda bem que temos os ensinmantos da doutrina espírita que nos fortalece e ensina que somos todos temporários.....Que Deus abençoe a todos...
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo o que você narrou de usa história de vida, estamos passando pela mesma situação, meu sobrinho neto,( meu filho do coração) perdeu sua esposa e a filha com apenas três anos de idade no dia 16|04|14 em um acidente aqui no Sul, estamos sofrendo imensamente, pior que ele diz que não tem mais fé em nada e isso me dá um desalento, como fazer com pai sem fé? eu rezo e converso com elas todas as noites, mas sei que elas devem sofrer pelos pensamentos negativos dele, perante Deus, sei e tento acreditar que nada é por acaso. Eu sei que a dor dele é imensa, mas convence-lo que Deus existe é impossível. O que fazer? por favor uma luz para poder ajudá-lo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!